28 sep

Nossa escola, Caminhos Language Centre, fica localizada em um dos bairros mais tradicionais da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro: Ipanema. Além de ser uma das vizinhanças mais conhecidas do Rio, ainda é vizinha de outros bairros tão ilustres e interessantes, como Leblon, Lagoa e Copacabana.

Ipanema Beach in Rio de JaneiroClaro que Ipanema é conhecida no mundo inteiro, se não pela sua praia, pela música Garota de Ipanema, com versões cantadas por diversos cantores do mundo, até mesmo em inglês. Mas se você quer conhecer um pouco mais da história deste nobre bairro carioca, venha com a gente!

Durante a colonização do Brasil, Ipanema nada mais era do que um paraíso costeiro frequentado por índios que ali viviam. José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema, era dono de uma chácara na região e, em 1894, fundou a Villa Ipanema, que viria a ser loteada e virar oficialmente bairro da cidade. Para vender os lotes de terra, o Conde construiu ruas e praças, atraindo a população para esta parte do Rio.

No início do século XX, quando o desenvolvimento da cidade do learn-portuguese-in-rio-de-janeiro-2Rio de Janeiro foi saindo do centro e migrando para o sul, bairros como Flamengo, Copacabana e a nossa Ipanema começaram a ser mais ocupados. Em 1902, a primeira linha de bonde chegava à Ipanema, facilitando sua urbanização e, a partir daí, o crescimento do bairro não parou.

Nos anos 60, com o crescimento da densidade do bairro, as casas começaram a ser substituídas por prédios e foi então que Ipanema começou a configurar-se como um dos endereços mais nobres e caros para se viver no Rio de Janeiro.

Hoje, Ipanema tem uma população de mais de 40 mil habitantes e mais de 20 mil domicílios espalhados por sua área de 308 hectares. Sua praia tem 2,6 quilômetros de extensão que é ligada em uma ponta pela Praia do Arpoador até chegar à Praia do Leblon.

learn-portuguese-in-rio-de-janeiro-3A praia de Ipanema é ponto de encontro de diversos grupos, que escolhem determinadas partes da praia como seu principal ponto de encontro. Nas areias brancas de Ipanema você encontra a galera do esporte jogando vôlei e futevôlei, o público gay que se encontra nas bandeiras de arco-íris fincadas pela orla, os surfistas que preferem a ponta do Arpoador, as celebridades no Posto 9, entre muitos outros espalhados pelas areias.

Era nesta praia que encontravam-se os grandes nomes da música brasileira na década de 60, como Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que, juntos, escreveram Garota de Ipanema. Inspirados por Helô Pinheiro, moradora de Ipanema que sempre passava por eles de biquíni na orla da praia, Tom e Vinícius compuseram a famosa música em 1962, quando Helô tinha apenas 17 anos.

Os pontos turísticos de Ipanema são um charme à parte. A praia do Arpoador serve o público com o pôr do sol maislearn-portuguese-in-rio-de-janeiro-4 bonito do Rio de Janeiro; o Parque Garota de Ipanema faz a divisa do bairro com Copacabana, oferece espaço para prática de esportes e playground e muitas árvores para uma merecida sombra em dias de sol; a Igreja de Nossa Senhora da Paz, recém reformada, com toda riqueza da época colonial; e é claro, a vista para o Morro dos Irmãos, um dos cartões postais da cidade do Rio.

Hoje, Ipanema é um bairro de classe alta carioca, está cercado de teatros, restaurantes, bares e hotéis por ser escolha certa dos turistas que querem conhecer o Rio de Janeiro. Sua praia fica lotada nos fins de semana de sol e seu calçadão é um ótimo lugar para caminhar à noite, conhecer pessoas novas, fazer amigos e se divertir como um verdadeiro carioca.

Ipanema é a casa do Caminhos Language Centre desde 2009. Somos abençoados por estarmos localizados no meio de tanta coisa boa. Venha fazer parte da nossa família, aprender português como um verdadeiro carioca e aproveitar de toda beleza do bairro de Ipanema. Conheça nossos cursos e atividades em: caminhoslanguages.com.