26 jul

O quê? Existe um outro Carnaval no Brasil durante o inverno? Alguns dizem que os brasileiros não gostam de esperar um ano inteiro até o Carnaval chegar, tanto que criaram um outro… mas a Festa Junina está ligada a uma festa católica em homenagem a São João – e remonta ao colonialismo Português.

Festa Junina significa “Festival de junho” e é uma celebração da colheita de inverno e, portanto, a vestimenta é característica de países ocidentais, tais como com camisas xadrez, botas, tranças e rostos pintados com sardas… eles ainda têm a quadrilha, uma dança típica.

Eu queria aprender Português no Rio de Janeiro e descobri tudo isso em um curso que eu estava fazendo na Caminhos Language Centre, vi como uma grande oportunidade para ir além da sala de aula e aprender em uma situação festiva da vida real.

Eles incorporaram costumes tradicionais com comida e dança, que estimularam totalmente a capacidade de aprender Português no Rio de Janeiro e vivenciar a língua com uma forte dose de cultura brasileira.

A vestimenta rural chamada de “Caipira” envolve o chapéu de palha e a camisa xadrez, que são obrigatórios, enquanto o rosto pintado com sardas é opcional. Os professores da Caminhos foram todos estabelecendo um grande exemplo de como vivenciar essa experiência, que era impossível para não se entregar totalmente para a atmosfera da Festa Junina, ao mesmo tempo de aprender português no Rio de Janeiro.

Caminhos Language Centre foi transformada em cada sala de aula, cada sala era um tema diferente… a primeira era sobre a história da festa e seus rituais, tais como a fogueira para simbolizar o inverno, a comida e jogos típicos que são aguardados para esse momento específico do ano.

Festa Junina...Another Rio Carnival

Professora Sonia e professor Fernando

A segunda sala de aula tinha uma variedade de alimentos juninos tradicionais, tais como o Bolo de Milho e Paçoca de amendoim.

Havia um mostruário de músicas típicas – que é muito diferente da música brasileira normal e só toca nesta época do ano. Quando as pessoas ouviram, todos começaram uma dança sincronizada … como de repente eles sabem cada passo do nada?

Por exemplo, quadrilha é um estilo específico de dança que aprendemos junto com a outra dança tradicional, o Forró, que é dançada durante todo o ano, que também é uma maneira de aprender português no Rio de Janeiro.

Festa Junina também tem jogos, como a pesca de peixes de papel com os nossos professores que nos deram dicas sobre como falar como uma pessoal local … foi uma ótima maneira de aprender Português no Rio de Janeiro e rir com os novos amigos com a nossa aula de português.

Agora eu sei tudo sobre o “Carnaval de Inverno” e estou ansiosa para me juntar a eles novamente na quadrilha.