07 Jan

Se existe algo pelo qual os brasileiros são absolutamente apaixonados além de samba, futebol e cerveja, com certeza são as novelas. Não importa seu sexo, idade ou status social. Todo mundo no Brasil já foi viciado em assistir a novelas brasileiras em algum momento de suas vidas. Celebridades brasileiras que fazem novelas também alcançam fama muito mais rapidamente do que qualquer outro artista no Brasil. Esse é o poder das novelas no Brasil.

Algumas novelas foram tão populares no Brasil que alguns de seus melhores episódios impactaram até mesmo comportamentos sociais. Por exemplo, quando o último episódio de Avenida Brasil foi ao ar, o Rio de Janeiro sofreu um grande impacto no trânsito. A maioria das pessoas voltou para casa mais cedo para assistir à novela, e ruas e avenidas que geralmente são super movimentadas ficaram vazias.

As novelas brasileiras também são famosas em todo o mundo. Na Europa, América Latina e África, elas também fazem parte do dia a dia da população geral.

Se você gosta de filmes brasileiros, talvez goste de novelas brasileiras também. Confira algumas das novelas brasileiras mais populares de todos os tempos:

Anjo Mau

anjo mau brazilian soap operas

Esta novela de 1976 acompanha a vida de uma jovem ambiciosa e insatisfeita com sua vida de baixa renda. Ela consegue um emprego como babá de uma família rica e seduz o irmão de seu patrão para se tornar dona da mansão. Ninguém percebe seu plano maligno, pois ela finge ser uma menina doce e inocente.

Com um total de 175 episódios, Anjo Mau foi ao ar entre fevereiro e agosto de 1976, ainda em preto e branco. Mais de 20 países compraram os direitos da novela, incluindo França, Nicarágua e Rússia. Uma fonte não oficial afirma que o último episódio atingiu 90% da audiência total no horário de exibição.

Avenida Brasil

avenida brasil novelas brasileiras

Entre outros enredos, esta novela brasileira conta a história de uma mulher que teve sua vida arruinada quando criança por sua ambiciosa madrasta. Assim, ela retorna já adulta sob nova identidade em busca de vingança. Sua madrasta é casada com um ex-astro do futebol, que também lida com problemas em sua família.

Avenida Brasil é uma das novelas brasileiras mais populares dos últimos anos. Produzida originalmente em 2012, a reprise de 2020 também alcançou números surpreendentes de audiência para a emissora. Avenida Brasil rapidamente se tornou assunto popular nas redes sociais e um dos tópicos favoritos de conversa entre grupos de amigos.

Seu episódio final alcançou a posição número 1 nos trending topics mundial do Twitter. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, 80 milhões de pessoas assistiram a final.

Avenida Brasil se tornou a novela da Rede Globo mais exportada de todos os tempos. Foi vendida para 140 países e dublada em 19 idiomas.

Caminhos das Índias

caminho das indias Telenovelas brasileñas

Esta novela brasileira conta a história de famílias indianas e suas vidas divididas entre valores ocidentais e orientais. Também retrata o sistema de castas da Índia e o preconceito com as pessoas pertencentes à casta mais baixa, os dalits. Alguns dos enredos principais desta novela incluem amor proibido, valores morais, tradições, a diferença entre culturas e muito mais.

Brasil e Índia foram os principais locais de gravação da novela, que também teve algumas cenas em Dubai.

Caminhos das Índias está entre as novelas de maior sucesso do Brasil, com audiência média dos episódios chegando a 61%. Caminho das Índias venceu como Melhor Telenovela no Emmy Internacional de 2009.

O Clone

o clone novelas brasileiras

Produzida em 2001, o enredo principal de O Clone gira em torno de um geneticista que secretamente cria um clone humano de seu afilhado. O clone e o homem eventualmente se encontram, criando um triângulo amoroso e levantando questões morais e éticas. A novela também explora o mundo muçulmano em torno da protagonista principal. No entanto, o retrato das culturas árabe-muçulmanas foi alvo de críticas vindas de diferentes fontes em todo o mundo.

O Clone alcançou sucesso internacional, sendo vendida para mais de 90 países. No Brasil, registrou audiência média de 47 pontos. O episódio em que o protagonista e seu clone se encontram pela primeira vez registrou 73% de audiência.

Roque Santeiro

roque santeiro brazilian soap operas

Roque Santeiro foi tão popular no Brasil que permaneceu em produção por 8 meses. Além disso, atingiu uma audiência de 60 milhões de telespectadores. Produzido em 1985, continua sendo o programa mais assistido na história da televisão brasileira até os dias de hoje. A cena principal do último episódio da novela atingiu 100 pontos de audiência, índice histórico no Brasil.

Sátira política, crítica social e misticismo religioso são os principais enredos desta novela, que também é muito cômica. O autor faz um ótimo trabalho ao escrever sobre pequenas cidades do Nordeste do Brasil, seus costumes, autoridades locais e modo de vida.

Senhora do Destino

senhora do destino Telenovelas brasileñas

Em primeiro lugar, precisamos dizer que Senhora do Destino presenteou o mundo com um dos melhores memes que a internet já viu: o meme da mulher confusa. Essa mulher é Nazaré, a principal vilã da novela e uma das personagens mais engraçadas da televisão brasileira.

Dito isso, o enredo desta novela gira em torno da vida de uma mulher pobre, mãe de cinco filhos, que tem sua filha recém-nascida sequestrada. Com o passar do tempo, ela consegue melhorar de vida enquanto ainda procura sua filha desaparecida.

A novela atingiu sua maior audiência no penúltimo episódio: 65 pontos. Senhora do Destino tornou-se um grande sucesso entre os telespectadores, sendo tema de discussão em muitos encontros sociais. Os brasileiros desenvolveram uma relação de amor e ódio com a principal antagonista, sendo uma das personagens mais famosas da TV de todos os tempos.

 

Estude português no Brasil na Caminhos Language Centre e aprenda mais sobre a cultura brasileira. Também podemos ajudá-lo com Visto de Estudante para o Brasil. Entre em contato para mais informações.



Leave a Comment