28 Dez

Estamos muito felizes e orgulhosos de informar a vocês algumas novidades que nós temos feito recentemente. Living Your Dream começou a dar aulas para as crianças que viviam no orfanato. Como informamos anteriormente, infelizmente o orfanato em Xerém fechou em março do ano passado. Apesar dessa notícia muito desagradável, nós continuamos a ajudar os sonhos de nossos alunos. Nós vamos mostrar a vocês um pouco do progresso de nossas crianças com vocês nessa newsletter.

Após o orfanato em Xerém fechar, nós sentimos que precisávamos de uma nova parceria para continuar ajudando as crianças que precisam de educação de qualidade. Nós tinhamos vontade de ajudar as crianças do Pavãozinho e Cantagalo, duas favelas próximas à Caminhos Language Centre, onde encontramos algumas crianças que precisavam desse apoio. Living Your Dream depende principalmente da ajuda da escola, então ficou óbvio que seria a melhor escolha usar a escola para apoiar e oferecer nossos serviços para essas crianças necessitadas da área, já que é um ambiente bem estruturado e um prédio bem localizado e de fácil acesso aos nossos mais dedicados voluntários. A partir de agora, o projeto Living Your Dream faz parte da Caminhos Language Centre. Mais Caminhos é uma parceira da escola para apoiar as crianças que precisam. Em outubro, Mais Caminhos começou a organizar um projeto educacional em sua sede para crianças da favela do Pavãozinho, que vai oferecer educação, interação social e acesso às emoções através de várias atividades inovadoras e criativas. Toda criança necessitada é bem vinda, se se sentir motivada a se juntar a nós.

cantagalo

Nessa newsletter nós estamos apresentando vocês à Mais Caminhos e sua logo. Você pode saber de todo o progresso das nossas crianças e seus incríveis resultados enquanto formos informando.

Muito obrigado por toda a ajuda e apoio, graças a vocês nós pudemos dar um passo mais em direção da realização dos sonhos de nossas crianças. http://caminhoslanguages.com/

Davi de volta ao Brasil

Davi and dutch hostfamily

No dia 10 de agosto Davi voltou ao Rio de Janeiro depois de seu vôo de 12 horas vindo de Amsterdam. Ele foi muito bem recebido por sua irmã, dois de seus irmãos e por seus priminhos. Todos estavam muito felizes e animados para vê-lo de novo após um longo tempo longe. Sua despedida da Holanda e da família que o recebeu foi muito emocionante e difícil, tanto para Davi quanto para a família Pirson. Davi embarcou com seus sentimentos um pouco confusos. Ele estava muito feliz por estar voltando para casa e ver sua família e amigos novamente, mas ao mesmo tempo foi muito complicado dar adeus a Carla e Dany (seus pais postiços na Holanda), e a Nancy, sua irmã holandesa. Pela primeira vez em sua vida, Davi conheceu o que é viver com uma família ‘normal’. Para
a maioria de nós, é muito fácil não dar muito valor pra convivência diária familiar, mas para Davi, tudo o que ele experimentou com a família Pirson era totalmente novo. Ele percebeu que viver com a família Pirson era uma experiência única. Viver como parte de uma família, seus pais pensando nele e discutindo o seu futuro e suas opções, ter seu próprio quarto.. E não podemos esquecer o intensivo de holandês, um professor particular para ensinar Holandês para o Davi, um professor particular para os estudos escolares, e mais um monte de coisas. E ele fez tudo isso. Você pergunta, como ele foi capaz? Ele aproveitou tudo o que podia, levando sua viagem à Holanda a um outro nível. Nem sempre foi fácil para Davi, principalmente quando o orfanato em Xerém fechou, e
ele ficou ainda mais preocupado com sua família. Ele manteve contato com eles e fez o possível para ajudar e apoiar seus irmãos e irmã nessa hora muito difícil. E ainda assim, o Davi é o Davi, o que significa que ele se manteve firme no seu objetivo enquanto enfrentava as dificuldades. Esse ano deixou uma marca motivacional em Davi. Ele voltou ao Brasil confiante de que iria resolver seus problemas. Ele amadureceu durante seu tempo na Holanda, ao trabalhar em uma empresa holandesa, aperfeiçoando seu holandês e inglês, viajando pela Europa e fazendo muitos novos amigos.

E não foi só o Davi que foi marcado por essa experiência: ele também deixou um pouco de si para todos que o conheceram. Ele virou literalmente um herói, na pequena vila onde morou e foi muito bem cuidado. Para mais informações sobre isso, leia nossa última newsletter sobre o progresso do Davi.

Escarlett, uma de nossas alunas e antiga moradora do orfanado, voluntariando na Espanha

Nova Imagem

Depois de seis meses fazendo trabalho voluntário na Espanha, Escarlett voltou no dia 30 de outubro com uma bagagem incrível, cheia de novas experiências para o Brasil. Escarlett voluntariou em Vivares, uma vila fundada em 1967 e situada nas altas planícies do Rio Guardiana, no meio da Região da Extremadura, na cidade de Don Benito. A vila de Vivares tem cerca de 800 habitantes.

Escarlett foi escolhida pois ela se saiu muito bem em nosso programa e tem experiência com animação socio-cultural, lazer, artes, agricultura e cuidados rurais, meio ambiente e ecologia.

Ela voluntariou em um programa da Home Care para adultos que precisam de apoio e cuidava das atividades para as crianças no centro social. Ela ajudou as crianças a aprender a mexer no computador, ensinou vários jogos e atividades (workshops, teatro, trabalhos manuais, atividades ambientais, ajuda com estudos escolares, canto e outras atividades musicais, colônia de férias, etc). Além dessas atividades, Escarlett também se divertiu e foi conhecer diferentes cidades na Espanha, como Málaga.

Escarlett 3

Escarlett teve um professor de espanhol e agora ela fala a língua fluentemente. Nós estamos muito orgulhosos dela. O professor da Escarlett foi também seu supervisor no trabalho voluntário. Eles tinham encontros mensalmente para verificar o bem estar da Escarlett durante esse processo, já que ela estava muito longe de casa por um longo período e por estar fora do país pela primeira vez na vida. E nós só recebemos notícias positivas. Essa foi uma ótima oportunidade para Escarlett e para nós também foi muito bom ver o quão dedicada ela foi. Nós esperamos que Escarlett continue sua jornada de sucesso. Nós gostaríamos de agradecer nosso principal apoiador, Caminhos Language Centre por fazer com que tudo isso seja possível.

Brave Kids – As 5 crianças e Nicia tiveram uma experiência maravilhosa na Polônia.

Carlos, Evelin, Lamon, Larson e Mike, sob os cuidados de Nicia Agnelo, participaram de um programa cultural de intercâmbio na Polônia. Por mais de 30 anos, Nicia Agnelo foi uma das diretoras do orfanato. Ela é uma pessoa muito leal e confiável, que cuidou do projeto Living Your Dream desde o começo. Todas essas crianças são bem humildes.

brave kids 3 2014

Brave Kids é um projeto anual da Polônia. Em 2009 o projeto foi lançado com apenas 5 participantes. Esse ano eles receberam 125 crianças de 25 países participantes. Esse é um projeto educacional cujo objetivo é ajudar às crianças em necessidade em várias formas. Esse foi o primeiro ano em que crianças brasileiras participaram no Brave Kids. Vivendo em um ambiente totalmente, nunca conhecido por três semanas que significa que tudo era diferente, sem dizer o idioma. Comida, banhos (quentes), a forma de se organizar os passeios, clima diferente (eles tinham que vestir toucas, luvas, etc), uma fogueira, modo
de vida da família polonesa, conhecer pessoas de todo o mundo, estar em um grande palco e apresentarem a sua performance em frente a todos os locais. Eles também ensinaram para as outras crianças o que eles sabiam. Eles puderam desenvolver sua veia artística e outras habilidades em criativas e modificantes atividades durante essas três semanas. Depois dessas semanas totalmente intensas eles voltaram para casa muito cansados, mas felizes e animados ao mesmo tempo, com um as lembrança dessa incrível experiência de vida, para sempre lembrar enquanto continuam a crescer.

Todos os familiares foram ao aeroporto para receber as crianças, a emoção dos pais enquanto aguardavam por seus filhos era contagiante. Quando eles viram seus rostos sorridentes e toda a sua animação de seus filhos, eles  souberam que estavam certos em confiar no processo e sendo confiantes que eles iriam ficar bem. Agumas pessoas em Xerém estavam em dúvidas em relação à segurança das crianças. Quando voltaram da Polônia, as crianças não conseguiam se conter para contar suas aventuras para seus pais e amigos. Cada um tinha um álbum de fotografias para mostrar tudo o que fizeram, como foram recebidos e o carinho que foi dado, todas as atividades que eles participaram, a cultura polonesa e muito mais.

Essa jornada, que foi muito desafiadora em termos de preparação e toda a burocracia que eles tiveram que superar, acabaram sendo bem revigorantes para as crianças, que agora voltaram pra casa e estão mais ativos em relação à antigamente que eram meros participantes de sua comunidade. Como jovens artistas,
eles agora estão sendo vistos como exemplo para todos em Xerém. Com novas experiências de vida recém adquiridas que agora estão sendo colocadas em prática e eles sabem que tudo na vida depende das decisões e determinação deles mesmos. E agora eles estão mais preparados para lidar com todas as circunstâncias que aparecerem, com todos os obstáculos. Relações para uma vida inteira foram criadas durante esse processo de três semanas e passo a passo na luta contra a pobreza e a discriminação social nós podemos causar uma consciência e fazer a diferença nas vidas dessas crianças que precisam, como também na vida de outros.

Our Brave Kids in the final Performance. Such a Brave Kids

Nós gostaríamos de agradecer o nosso principal patrocinador, Caminhos Language Centre por fazer tudo isso possível. Caminhos Language Centre apóia esse projeto.

Luciano passou de ano!

Luciano passed his year!

Graças ao apoio de nossos patrocinadores e doadores, Luciano começou a estudar na Escola SESI em fevereiro de 2014. O primeiro semestre foi de grandes mudanças para ele, já que ele tinha que se esforçar ainda mais para acompanhar o nível dos outros alunos. No segundo semestre, Luciano começou a trabalhar em uma farmácia no tempo que não estava estudando, o que é uma grande responsabilidade para um adolescente. Ele sempre quis trabalhar e ter o seu próprio sustento e nós admiramos o seu esforço e sua coragem para tomar essa iniciativa. Infelizmente, essa decisão teve um impacto muito grande no desenvolvimento dele na escola. Após algumas conversas com Luciano, decidimos que ele iria focar somente nos estudos. Então ele decidiu que iria parar de trabalhar para garantir que passasse de ano. Nós estamos muito confiantes de que ele iria fazer o seu melhor. E ele fez. Passou de ano. Parabéns Luciano, pelo seu resultado.

Vitor

Antes de nos comprometermos com o curso preparatório para o Vitor, nós tivemos uma conversa intensa com ele sobre as responsabilidades que o esperavam e fizemos um acordo com ele. Ele ganhou essa oportunidade baseado em seu comportamento no programa Living Your Dream. Nós sempre monitoramos o comportamento de nossas crianças bem de perto, especialmente quando eles recebem uma boa oportunidade. Por um tempo, foi muito difícil para o Vitor se adequar às especificações do programa. E além disso, ele ganhou uma bolsa do SENAI, onde ele pode começar a fazer um curso técnico de elétrica. Ele decidiu que preferia esse curso do SENAI ao curso que seria oferecido pelo Living Your Dream. Ambos concordamos  com isso, e não iremos mais mandá-lo para o curso preparatório.

Mais Caminhos

New social face of Caminhos Language Centre. Mais Caminhos

Mais Caminhos começou com um projeto educacional, na sede da escola. Esse projeto compreende aulas extra-curriculares por quatro vezes na semana para crianças, e adolescentes também no futuro, das favelas do Cantagalo e Pavãozinho. As aulas do Mais Caminhos são feitas na Caminhos Language Centre em Ipanema e são diferentes dependendo do nosso time de voluntários na época, e suas especialidades.

Quatro tardes por semana são ministradas para crianças idades entre oito e doze anos. As aulas duram três horas e são divididas em Inglês, Aprendizado Social e Emocional e ainda um esporte ou atividade física e de criação.

Nós queremos oferecer um bom programa, balanceado com foco no desenvolvimento educacional das crianças do Mais Caminhos combinada com atívidades físicas e criativas. Nós acreditamos que educação é a base de um futuro promissor. No momento temos um grupo pequeno de crianças pois estamos testando o programa. Os resultados preliminares já estão sendo positivos. Um de nossos alunos, Gabriel, tirou 10 em sua prova de inglês e sua mãe nos disse que seu comportamento mudou drasticamente. Isso é um sinal muito positivo que recebemos. Acompanhe o progresso do nosso programa aqui nesse blog  e em nossa página do facebook.

 Relatório Financeiro 2014

Recebimentos      
Patrocinador Projeto Euros Real (R$)
Escola Casa do Caminho Language Davi (Holanda) € 12,289.52 R$ 39,818.04
Festa Beneficente, Jan Bijen, Clube Lions, doadores mensais Davi e sua família no Brasil € 10,616.22 R$ 34,396.55
Doações para os projetos em geral, direcionados ao Vitor e Luciano Vitor & Luciano € 202.00 R$ 654.48
Escola Casa do Caminho Language Brave Kids € 1,598.61 R$ 5,179.49
Doações para os projetos em geral Escarlett € 259.85 R$ 841.91
Diana Martinez Tiago & Luciana € 141.89 R$ 459.72
Total de recebimentos   € 24,966.20 R$ 80,890.49
       
Despesas      
Motivo Projeto Euros Real (R$)
Davi e o intercâmbio na Holanda, por um ano Davi (Holanda) € 11,989.52 R$ 38,846.04
Luciano no SESI (escola) Luciano € 2,559.26 R$ 8,292.00
Vitor preparation course* Vitor € 731.48 R$ 2,370.00
Programa de intercâmbio da Escarlett Escarlett € 1,290.51 R$ 1,102.00
Brave Kids (5 crianças na Polônia) Brave Kids € 1,598.61 R$ 5,179.49
Custos gerais e de transportes dos voluntários Despesas com voluntários € 4,846.00 R$ 3,560.10
Diana Martinez Tiago & Luciana € 0.00 R$ 0.00
Total de despesas   € 23,015.38 R$ 59,349.64
       
Ainda disponível para projetos futuros   € 1,950.82 R$ 21,540.85
       
* a escola se responsabilizou por todas as despesas de Vitor e Luciano.   
       
Despesas esperadas para 2015      
Motivo Projeto Euros Real (R$)
Despesas do Davi no Brasil (Aluguel de casa, móveis, custos de estudo) Davi e sua família no Brasil € 6,000.00 R$ 19,440.00
Escola Especializada/Ensino Médio Técnico Luciano € 4,720.00 R$ 15,280.00
Curso de Inglês Lucas € 465.00 R$ 1,500.00
Curso especial para crianças das favelas do Cantagalo e Pavãozinho On site Education € 5,864.00 R$ 19,000.00
Brave Kids Projeto Cultural € 1,550.00 R$ 5,000.00
Custos gerais e de transportes dos voluntários Despesas com Voluntários € 3,960.00 R$ 6,207.00
 total   € 22,559.00 R$ 66,427.00

Nós preparamos um sistema de doações pelo PayPal em nossa página onde você pode fazer a sua colaboração (e é você que decide quanto quer doar) e ainda pode decidir para qual projeto você quer apoiar. Quer ajudar as crianças?

Divulgue-nos – Obrigado

Você pode nos encontrar em todas as redes sociais e nós ficaríamos muito felizes que vocês nos ajudassem a nos divulgar!Curta a nossa página no Facebook, nos dê 5 estrelas no Google+, nos mencione no Twitter, começe uma conversa no LinkedIn ou entre em contato através de nosso site: estamos sempre disponíveis! Quer er voluntário? Quer ser nosso parceiro? Tem ideias para novos projetos e campanhas de arrecadação? Não espere e entre em contato. Você estará nos ajudando a dar um passo a mais para realizar os sonhos de nossas crianças.

Nós gostaríamos de agradecer a todos os nossos doadores e patrocinadores. Um especial agradecimento ao nosso parceiro e principal patrocinador, Caminhos Language Centre, uma escola de português para estrangeiros no Rio de Janeiro. A ajuda deles já fez possível muitos sonhos.