26 Mai

Nessa postagem você vai poder ler tudo sobre a evolução dos programas do Mais Caminhos. Mais Caminhos tem 3 programas em desenvolvimento: Programa Educacional (fora da escola); Bolsas de Estudo e Intercâmbio Mais Caminhos; e Mais Caminhos Família. Oferecemos programas educacionais e culturais para motivar crianças e jovens carentes brasileiros para incentivá-los a viver os seus SONHOS.

Saiba tudo sobre o progresso de nossas crianças: eles têm atingido resultados incríveis.

Obrigado por toda a sua ajuda e apoio – graças a vocês que temos sido capazes de dar um passo a mais pra fazer com que os sonhos de nossas crianças se tornem realidade. http://caminhoslanguages.com/

Programa Educacional Mais Caminhos

Nós promovemos aulas após a escola durante quatro dias na semana para crianças com idades entre oito e doze anos das favelas do Cantagalo e Pavãozinho. As aulas acontecem na Caminhos Language Centre em Ipanema e são diferentes a cada dia, oferecendo uma gama de atividades que se encaixam dentro da estrutura reforçada que nós criamos para as crianças.

Por quatro vezes por semana os voluntários do Mais Caminhos buscam as crianças em um local pré-estabelecido no Pavãozinho. Nós vamos com eles para a escola em Ipanema andando, durante esse pequeno passeio, nós temos uma conversa bem informal com eles, contamos os números em inglês, e criamos uma energia positiva no caminho para a escola. Assim que chegamos na escola, nós nos sentamos com as crianças em dois lindos bancos na frente da escola, onde refletimos sobre a caminhada para a escola, discutindo como foi e fazendo com que as crianças repassem com a gente pelas diretrizes Mais Caminhos que nós ensinamos. Na escola as crianças bebem água, lavam as mãos e sentam-se juntos em um círculo. Antes de começarmos qualquer atividade, nós decidimos o que vamos fazer e separamos as tarefas de forma democrática. Nesse momento, as crianças estão quase prontas para o dia que vem pela frente, que irá lhes proporcionar novos aprendizados e algumas atividades. Para deixar as crianças em um bom estado de espírito para aprenderem, nós sentamos e deixamos que eles falem sobre como eles estão se sentindo e os motivos, e falamos de assuntos em geral e finalizamos a conversa com um exercício de alongamento.

Inglês

Três vezes por semana eles se divertem aprendendo inglês. Eles sempre começam com atividades orais de alta velocidade; uma vez que as crianças tenham compreendido a pronuncia eles fazem alguns exercícios de alfabetização, escrita e desenhos. Encerramos as atividades de inglês com um jogo interativo em que as crianças recebem perguntas em inglês e tem que responder. As crianças tem diferentes níveis de escrita e compreensão de leitura e percebemos que muitos deles se sentem desconfortáveis com exercícios de leitura e escrita. Depois de uma pesquisa com uma pedagoga especialista em crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, percebemos que devido ao constante contato com a violência e situações perigosas nós precisaríamos usar o método UERÊ-MELLO Pedagógico que nós adotamos em nosso Programa Educacional Mais Caminhos.

Aprendizado Sócio-Emocional

Dreams we hold blogEsses são os sonhos que temos para nossas crianças.

Nós adotamos a Disciplina Positiva como nossa metodologia para apoiar as crianças em seu desenvolvimento. Com esse método, nós ensinamos às crianças a serem membros responsáveis, respeitosos e de úteis no nosso programa e em suas próprias comunidades. Uma vez por semana nós fazemos uma aula sobre isso. Nessas aulas as crianças e os voluntários são incentivados a trazer histórias sobre coisas que sempre os incomodaram ou que aconteceram durante essa semana, e são encorajados a pensar sobre isso e achar soluções para esse problema. Nós conversamos sobre viagens que eles querem fazer, e fazemos planos sobre como poderíamos realizar essas viagens. Em outros dias, nós praticamos vários outros exercícios sócio-emocionais como aprender a escutar melhor aos outros, resolver problemas e achar soluções. As crianças continuam a evoluir a cada dia e nós podemos muito orgulhosamente dizer que temos visto todo tipo de pequenas e grandes mudanças dentro das nossas crianças do projeto Mais Caminhos. Nós estamos muito orgulhosos deles.

Atividades Físicas

Uma vez por semana as crianças vão à praia onde eles podem nadar e brincar. Eles amam ir à praia, pois eles podem ter um grande dia de diversão e adoram quando os nossos voluntários entram na água e nadam com eles. O clima no Rio anda bem instável, já que estamos passando do outono para o “inverno” e nós dependemos muito do clima para realizar essas atividades. Se não pudermos ir à praia, uma ótima opção é ir participar da aula de capoeira do Davi. Uma outra opção que as crianças gostam muito é ir ao parquinho perto daqui. É delicioso ver como as crianças do Mais Caminhos estão se desenvolvendo nessas atividades. Com o tempo nós estamos vendo a sua evolução: e como eles mudaram (e continuam a mudar), e suas habilidades de colaboração, cooperação e organização.

IMG_0162

Aulas de Teatro

Toda semana Créo Kallab, um ator brasileiro e professor de teatro, conhecido pelo filme ‘Assalto ao Banco Central’ (2011) e algumas novelas no Brasil, vem à Caminhos Language Centre onde ele dá aulas de teatro para as crianças. A aula de teatro é uma das partes favoritas da semana para elas. Eles amam ser expostos a todos os tipos de atividades criativas e performáticas como dança, mímica, criando suas próprias coreografias com músicas escolhidas por eles mesmos e mais. Eles também criam e apresentam várias pequenas peças.

Nós queremos oferecer um programa bom e bem balanceado em que o foco principal é o desenvolvimento sócio-emocional das crianças juntamente com o crescimento educacional, criativo e atividades físicas. Nós acreditamos que esse desenvolvimento social e emocional, combinados com educação é a chave para um futuro promissor. Nós temos agora sete crianças e preparamos um ótimo projeto para se encaixar nas necessidades deles com o nosso Programa Educacional Mais Caminhos. Os resultados já são bem visíveis. Um dos nossos alunos, Gabriel tirou nota 10 na sua prova de Inglês e sua mãe nos disse que o seu comportamento em casa melhorou incrivelmente. Acompanhe o progresso do Mais Caminhos no blog em http://caminhoslanguages.com/

Intercâmbio & Bolsas de Estudo Mais Caminhos

Lucas Souza (16anos) é um ex-morador do Orfanato Casa do Caminho e agora mora no Renascer, um abrigo do governo em Duque de Caxias. Lucas é um dos nossos alunos do Programa de Bolsas de Estudo. Nós oferecemos a ele aulas de inglês na Caminhos, o que faz com que ele tenha que vir para a cidade do Rio regularmente. A primeira vez foi um grande desafio, mas agora ele já está bem acostumado e já consegue planejar tudo certinho. Ele não faltou nem chegou atrasado a nenhuma das aulas. Sua professora, Steph Kempker, é norte-americana e está muito orgulhosa dele. Lucas tem demonstrado grande interesse e aprende tudo bem rápido. Ele ainda tem mostrado grande responsabilidade ao organizar, se comunicar e fazer o trabalho de casa. Nós esperamos que você continue assim, Lucas! Estamos muito orgulhosos.

Outro aluno no Programa de Bolsas de Estudo é o Luciano Porfirio (15 anos), irmão do Davi. Luciano mora no mesmo abrigo do governo que o Lucas. Luciano está estudando em uma escola particular, SESI, desde o ano passado. Nós somos muito sortudos ao encontrar um patrocinador particular para os estudos do Luciano, que aceitou cobrir os custos do primeiro ano do Ensino Médio no SESI. O SESI é uma escola muito bem reconhecida no Brasil que foi desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria. Luciano começou a estudar no SESI em fevereiro e apesar de algumas dificuldades no começo, nós estamos felizes em informar que depois de algumas intervenções e assistência nós chegamos a uma evolução muito grande. Luciano tem recebido muitos elogios na escola.

Brave Kids 2015

brave kids newsletter 4‘Brave Kids’ é um projeto anual na Polônia. Em 2009 o projeto foi lançado com somente 15 participantes. Nesse ano de 2015 teremos cerca de 125 crianças representando 25 países diferentes. É um projeto educacional, com a prioridade de dar suporte a jovens e pessoas vulneráveis nas mais diferentes formas possíveis. Esse ano vai ser a segunda vez que crianças brasileiras vão participar do projeto. Viver em um ambiente nunca imaginado por três semanas, tudo vai ser diferente – não só a língua: comida, banho (quente), como a viagem é organizada, clima diferente, famílias polonesas, conhecer pessoas de todo o mundo, subir em um palco e se apresentar na frente dos moradores da cidade. Nesse ano, seis crianças da favela Pavãozinho vão participar nesse projeto intercultural na Polônia. Nós selecionamos crianças do nosso Programa Educacional, e juntamente com crianças do Solar Meninos de Luz, nós fechamos um grupo de crianças com idades entre 10 e 14 anos. No momento eles estão sob o cuidado do ator brasileiro Créo Kellab, trabalhando na performance que eles vão apresentar no palco na Polônia. Eles vão para a Polônia no dia 18 de junho e voltarão ao Rio no dia 13 de julho.

Para mais informações, visite o nosso site: http://caminhoslanguages.com/

Família Mais Caminhos

Nosso Programa Família tem o foco em encontrar crianças e jovens bem motivados entre os jovens do Programa Mais Caminhos que estejam em uma situação precária em casa. Nós analisamos a situação em cada uma das casas que nós ajudamos e oferecemos ajuda onde eles precisam.

Um exemplo é a família Porfirio, que inclue quatro crianças. Davi, o filho mais velho, cresceu no Orfanato da Casa do Caminho e agora é um funcionário respeitável da Caminhos Language Centre. Seu sonho era reunir a sua família e se tornar um engenheiro. Mais Caminhos decidiu apoiar a família financeiramente, oferecendo ajuda e orientação sempre que possível. Davi é uma pessoa muito consciente e entusiasmada, e ao encarar a luta de sua família contra as adversidades, ele se dedicou ao seu sonho, superando todos os tipos de obstáculos. Atualmente ele está estudando para se formar em Engenharia Elétrica em uma universidade no Rio de Janeiro. Além do mais, desde fevereiro Davi tem morado em sua própria casa e o juiz autorizou que seus irmãos o visitem regularmente. A adoção de Thiago e Luciano já está em processo, e eles já estão morando com Davi desde 5 de maio.

Nós também gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro e principal patrocinador Caminhos Language Centre que nos ajuda em todos esses programas e faz tudo isso possível. Por favor visite a página no facebook da Caminhos Language Centre para mais informações sobre a escola (https://www.facebook.com/caminhos.language.centre/) que faz tudo isso possível.

Nós organizamos um sistema de doações no PayPal na nossa página onde você pode nos ajudar (fique à vontade para doar quanto você quiser) e você pode especificar para qual projeto você está doando.

Nós precisamos de sua ajuda para apoiar as crianças

Espalhe a Notícia – Obrigado

Você pode nos encontrar em todas as redes sociais e nós ficaríamos muito felizes que vocês nos ajudassem a nos divulgar! Curta a nossa página no Facebook, nos dê 5 estrelas no Google +, nos mencione no Twitter, começe uma conversa no LinkedIn ou entre em contato através da nossa Webpage: estamos sempre à sua disposição! Quer ser voluntário? Quer ser nosso parceiro? Tem ideias para novos projetos e campanhas de arrecadação? Não espere e entre em contato. Você estará nos ajudando a dar um passo a mais para realizar os sonhos de nossas crianças.

Nós gostaríamos de agradecer a todos os nossos doadores e apoiadores. Um especial agradecimento ao nosso parceiro e principal apoiador, Caminhos Language Centre, uma escola de português para estrangeiros no Rio de Janeiro. A ajuda deles já fez possível muitos sonhos.