21 Jan

O carnaval é a festa mais famosa do Brasil. Algumas pessoas também dizem que é a maior festa da Terra. Porém, o  governo cancelou o carnaval do Rio de Janeiro em 2021. O QUÊ?

Devido à pandemia do novo coronavírus e as mais de 200.000 mortes no Brasil, o governo decidiu que não seria seguro realizar carnaval no Brasil este ano. Aglomerar não é uma boa ideia por enquanto. E não há possibilidade de se realizar um carnaval sem gente amontoada nas ruas do Rio de Janeiro.

O mais seguro é cancelar o carnaval de 2021. E é isso que estamos fazendo.

O carnaval já foi adiado antes

O carnaval nunca havia sido cancelado no Rio de Janeiro antes. No entanto, o governo já adiou a festa por duas vezes na história.

Nas outras vezes em que isso aconteceu, a população não aceitou as mudanças e celebrou duas vezes. As pessoas festejaram na data oficial do carnaval e de novo na nova data marcada.

O primeiro adiamento foi em 1892. Um ministro decidiu mudar a data do carnaval devido ao lixo gerado pelo evento. Ele disse que seria mais propício realizar o carnaval em junho do que em fevereiro. Pois é, isso não faz muito sentido.

Em 1912, o Ministro das Relações Exteriores morreu uma semana antes do carnaval. Ele era considerado um herói nacional, então o governo decretou que o carnaval só deveria acontecer em abril por respeito a ele.

No entanto, esta é a primeira vez que o carnaval é cancelado. Como você acha que as pessoas vão reagir?

Carnaval no Rio de Janeiro em 2021

Carnaval Rio de Janeiro 2021

Inicialmente, o carnaval oficial do Rio de Janeiro em 2021 estava previsto para ser celebrado em meados de julho. As principais escolas de samba, chamadas de grupo especial, iriam desfilar no sambódromo nos dias 11 e 12 de julho. 

No entanto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, divulgou uma nota ontem, 21 de janeiro, afirmando que não é possível a prefeitura organizar tal festa em meio à pandemia. “Me parece sem qualquer sentido imaginar, a essa altura, que teremos condições de realizar o carnaval em julho. Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval em 2021″, disse Paes no Twitter.

«Certamente em 2022 poderemos celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos,» continuou.

É importante notar que o Rio acaba de iniciar a vacinação contra o COVID-19. Portanto, parece improvável que grande parte da população já esteja imune em julho.

Ainda assim, o feriado será mantido em fevereiro. Isso significa que provavelmente teremos algumas festas clandestinas pela cidade. No entanto, absolutamente condenamos tais atividades. Estamos passando por um momento difícil em todo o mundo e todos devemos fazer a nossa parte para conter a propagação desta doença.

Você é muito bem-vindo para visitar o Rio de Janeiro. No entanto, não seja pego de surpresa se preparando para uma festa que não vai acontecer em 2021.

Nos vemos no Carnaval de 2022!

 

Aprenda português no Rio de Janeiro na Caminhos Language Center. Estude o idioma enquanto explora o Rio de Janeiro. Oferecemos atividades gratuitas depois das aulas todos os dias.



Leave a Comment