07 Abr

Casa do Caminho Language Centre (CDC) foi fundada em 2009 por Bart Bijen, na época diretor responsável pelo Orfanato Casa do Caminho, em Xerém. Bart fundou e financiou a CDC, entidade separada e independente da Casa do Caminho em Xerém, com o objetivo de gerar fundos para arcar com as despesas no orfanato.

 Desde seu início, o centro de línguas tem experimentado um invejado sucesso. O conceito inovador de oferecer cursos de alta qualidade a preços acessíveis, em uma ótima localização e por uma causa nobre, tem atraído centenas de estudantes de todo o mundo. A experiência e a qualidade nossos professores nativos, o vasto número de atividades gratuitas e nossa atmosfera internacional têm feito da CDC o lugar para se aprender português no Rio de Janeiro.


Graças ao apoio da CDC, o orfanato Casa do Caminho transformou-se em uma reconhecida ONG em Xerém. O orfanato teve, entre outras, três creches, um centro cultural e um projeto de agricultura biológica. Foi uma organização em expansão pronta para se tornar um paradigma para outras filantropias.

Em 2012, o presidente do orfanato e Bart Bijen dividiram-se profissionalmente devido às diferentes visões em relação à organização. Eventualmente, Bart decidiu deixar a organização em respeito ao presidente, que era um dos membros fundadores da Casa do Caminho.

Apesar da partida de Bart, a CDC continuou seu apoio financeiro ao orfanato em Xerém, enviando todo mês exatamente a mesma quantia de antes. Infelizmente, a organização em Xerém foi paralisada devido à má administração, influencia governamental e má sorte. As consequências desse caos estão resumidas abaixo:

  •  2012 O centro cultural da Casa do Caminho fechou as portas (aproximadamente 150 crianças ficaram sem atividades como percussão, aulas de teatro e balé).
  • 2013 Duas casas para adolescentes da Casa do Caminho tiveram que fechar (os adolescentes foram transferidos para diferentes orfanatos e famílias. Alguns acabaram ficando em boas casas, enquanto outros não foram tão afortunados).
  •  2014 O lugar para as crianças mais novas da Casa do Caminho foi fechado.

Jascha Lewkowitz, que se tornou o diretor principal da escola de línguas em 2010, tem tentado, inúmeras vezes, melhorar a situação do orfanato, oferecendo ajuda e até mesmo dispondo-se a desempenhar um papel ativo em Xerém. Apesar dos vastos esforços, o conselho administrativo da Casa do Caminho não está planejando mudança alguma razoável.
Por não haver mais nenhuma criança na Casa do Caminho em Xerém, como resultado da deficiente administração, CDC sente-se cética em relação à possibilidade de sucesso dos novos projetos planejados em Xerém. Baseado nos fatos mencionados anteriormente,a diretoria da CDC decidiu interromper seu eficaz apoio mensal à Casa do Caminho em Xerém no mês de maio de 2014. A CDC vai continuar a monitorar os desenvolvimentos e, se necessário e solicitado, iremos apoiar, com prazer, um projeto bem planejado, organizado e transparente que promova a educação, a cultura ou o esporte para as crianças em Xerém. Este suporte, contudo, será realizado apenas com a condição de que a Casa do Caminho em Xerém reconquiste nossa confiança. Desejamos a todas as pessoas envolvidas lá em Xerém sucesso, força e sabedoria, e esperamos que a organização seja bem-sucedida com a retomada de sua missão original, ajudando os menos favorecidos.

Living Your Dream (Vivendo seu Sonho)

Um ano atrás, quando os problemas internos se instalaram no orfanato Casa do Caminho, a CDC passou a apoiar as crianças do orfanato de forma direta.

Davi, um ex-residente do orfanato, foi escolhido para participar por um ano de um programa de intercâmbio no exterior, com todas as despesas pagas pela CDC. Davi aprendeu inglês, habilidades motoras e sociais, e foi preparado pelos voluntários no Brasil. Na Holanda, Bart organizou um programa completo para Davi, incluindo: uma família anfitriã, materiais de estudo, professores de inglês e holandês e, obviamente, uma vaga no time de futebol local. Davi tem morado na Holanda por 7 meses e conseguido tamanho sucesso a ponto de ter sido destaque em um documentário na televisão nacional holandesa:

Quando Diana Martinez, uma voluntária na Casa do Caminho em Xerém, ofereceu sua ajuda para ensinar inglês ao Davi, mais crianças ficaram ansiosas para juntar-se às aulas de inglês. Elas viram a incrível oportunidade recebida por Davi devido à sua grande personalidade e motivação. Assim foi como o “Living Your Dream” nasceu. Hoje, 18 meses após o início do projeto, o mesmo tem melhorado a vida de muitas crianças. O projeto é atualmente coordenado no Brasil por Diana Nijboer e tem, aproximadamente, 15 estudantes de inglês. Com trabalho árduo, o apoio do centro de línguas, as doações individuais e a ajuda de outras organizações, o “Living Your Dream” não é só uma organização que ensina a língua inglesa, mas que também possui:

  • Duas crianças participando do Arte Transforma http://www.artetransforma.org/
  • Escola particular para Luciano, incluindo teatro (Luciano sonha tornar-se um artista);
  • Curso preparatório para Vitor (Vitor sonha tornar-se um Doutor);
  • Escarlet ficará em um programa de intercâmbio na Espanha por 6 meses ( Escarlet sonha tornar-se uma arquiteta);
  • Aproximadamente seis crianças de 14 anos viajarão em 2014 para a Polônia, para um encontro cultural em participação com o Brave Kids.

* Todos os participantes são (antigos) resdentes do orfanato Casa do Caminho ou crianças carentes da comunidade.

Futuro

Os objetivos da CDC permanecem inalterados: ajudar as crianças e os adolescentes carentes do Brasil. Ela busca um papel ativo quanto a eles. Alguns planos da CDC para os próximos meses são:

  •  Centro cultural e escola no Rio de Janeiro – Queremos oferecer um número de atividades educacionais, culturais e sociais para crianças e adolescentes no Rio;
  • Vila ecológica na periferia do Rio de Janeiro;
  • Alguns irmãos e uma irmã que viviam na Casa do Caminho foram transferidos para diferentes orfanatos, alguns com condições precárias. Agora nós estamos atrás de uma opção para reunir a família e garantir que essas talentosas crianças fiquem aptas a ir para a escola, prestar cursos e uma universidade.

Neste meio tempo, continuamos com as aulas de inglês em Xerém com ex-moradores do orfanato e, provavelmente, começaremos a oferecer em breve atividades educacionais, culturais e sociais para crianças e adolescente em nosso centro de línguas, nos momentos em que houver espaço disponível (finais de semana e à noite). Isso será feito em nome do Living Your Dream.

 Obrigado a todos os voluntários que criaram a escola de idiomas

 

Com esse boletim informativo, nós gostaríamos de dar uma atenção extra a todos os voluntários que têm trabalhado conosco nos últimos 6 anos.

Estamos conscientes de que sem a ajuda de todos os voluntários nós nunca teríamos conseguido:

  • Manter o apoio financeiro ao orfanato Casa do Caminho;
  • Criar quantidades enormes de momentos especiais para as crianças em Xerém;
  • Uma escola de idiomas muito bem-sucedida;
  • Um centro cultural
  • Living Your Dream

Você pode acompanhar nossos passos navegando pelo nosso site e nossa página no Facebook. Em nosso próximo boletim, esperamos passar uma visão e um plano claros sobre a direção que temos decidido seguir.

Agradecemos a você por continuar a dividir essa jornada conosco.

Obrigado.
Jascha and Bart