09 Dez

Três meses se passaram desde que Davi voltou para o Brasil e ele já está começando a sentir saudades da Holanda, especialmente do carinho e conforto que ele recebeu da familia Pirson, e de todos os seus amigos em Genhout, seu trabalho em Leaven e o time de futebol GSV28. Davi confirmou que o Brasil é seu país de origem mas ele adoraria voltar e visitar a família que o recebeu e seus amigos em um futuro próximo. Seus irmãos estão bem e felizes em ter o seu irmão de volta. Eles estavam preocupados que Davi, seu irmão modelo a seguir, não voltasse para o Brasil. Eles se sentem mais tranquilos com a presença dele. Além das visitas semanais, Davi também se encontra com eles em eventos e datas especiais. Por exemplo, Davi compareceu a uma peça em que Luciano se apresentou recentemente.

Davi at Caminhos Language Centre

Morando com Rui

Davi tem ficado na casa de Rui desde que voltou ao Brasil. Rui é um amigo do Davi e um ex-voluntário do orfanato Casa do Caminho. Ser recebido por um amigo tão bom foi um apoio muito bom para Davi. Rui tem um apartamento muito agradável no Recreio, onde Davi tem acesso a várias comodidades, como a piscina do condomínio. Rui ofereceu sua casa para o Davi ficar – totalmente de graça – até o fim do ano. Valeu, Rui!

Processo de Adoção

Davi tem feito tudo o que ele pode para começar o processo de adoção. A carta que ele mandou há alguns meses da Holanda teve um impacto tão bom, que conseguiu impedir a adoção de seus irmãos Tiago e Luciana por uma família desconhecida. Mas mesmo assim, depois do seu retorno, ainda está difícil marcar uma reunião com o juiz. Em várias ocasiões Davi tentou encontrar o juiz, com horas de viagem até sua localidade, e não teve sorte. São em momentos como esses que Davi mostra sua força e perseverança característica.

No meio tempo, Davi também teve que ajudar a sua mãe, que está passando por alguns problemas de saúde. Davi e seus irmão mais velho Charles alugaram um quarto para que sua mãe possa ficar bem e segura. Inicialmente, Davi queria ter sua mãe cuidando dos seus irmãos enquanto ele está estudando na universidade, mas com sua saúde em um estado tão precário, ele percebeu que essa não vai ser uma opção. Davi está cogitando pedir que sua irmã Angélica cuide de seus irmãos. Finalmente há cinco semanas atrás, Davi conseguiu se encontrar com a juíza e discutir a sua situação. A juíza deu três meses ao Davi para encontrar um lugar adequado para morar e poder começar o processo de reintegração familiar. Se ele conseguir isso, seus irmãos vão começar a visitá-lo nos finais de semana, com a supervisão de uma assistente social. Se tudo der certo e o feedback seja positivo, Davi vai poder ficar com a custódia de Tiago e Luciana. E essas seriam ótimas notícias a se escutar. Já com os seus irmãos adolescentes, Vitor e Luciano: Vitor vai fazer 18 anos em breve, e Luciano vai fazer 16. Quando Vitor fizer 18, ele pode decidir onde ele vai morar. Davi acredita que ele vá se mudar para ficar com sua mãe. Isso vai dar ao Vitor tanto um bom lugar para ficar e ainda poderá cuidar de sua mãe. Luciano vai permanecer no orfanato por enquanto, porque Davi acha que ele está bem por lá. Ele também acha que é melhor reunir sua família aos poucos.

Davi, Maurice, Frans Nederstigt, Bart Bijen

E ainda, Maurice Wiericks de Beek, na Holanda visitou o Davi no Brasil e o apresentou a Frans Nederstigt, um advogado holandês que mora no Rio há bastante tempo. Ele é especializado em casos como esse da família do Davi e sabe como ajudar o Davi durante esse processo. Frans prometeu ao Davi que vai ajudá-lo com consultas legais caso ele enfrente obstáculos no processo de adoção.

Davi foi aceito na Universidade, uma conquista incrível!

university, Davi

Davi fez o ENEM há algumas semanas atrás. O ENEM é um exame nacional que serve para o acesso de alunos às universidades públicas no Brasil. O exame é feito por cerca de cinco milhões de brasileiros, e em média, um em cinco alunos são aceitos em universidades. Davi vai receber seus resultados em fevereiro, mas as chances que ele consiga uma vaga em uma universidade pública é pequena. A alternativa é o Davi estudar em uma universidade particular, pela qual é preciso pagar. O antigo patrão do Davi em Xerém tem contatos dentro da UNISUAM, uma universidade bem prestigiada no Rio, que dá bolsas de estudo para casos especiais. Sem que ninguém pedisse Davi foi conversar algumas vezes com o coordenador da universidade, e nos deixou informados sobre o assunto. Ele teria que fazer uma prova, na qual ele passou e nessa

semana Davi recebeu uma bolsa integral, que vai cobrir todos os gastos de mensalidades na universidade. Não existem palavras para escrever essa conquista. E para um garoto que não tinha ido à escola antes dos 10 anos, e 10 anos depois ele é aceito na universidade com uma bolsa, fala 3 línguas e tem mais noticias boas…………..

Trabalho como guia turístico na Caminhos Language Centre

IMGL5196 pequeno

É importante deixar claro que Davi não é contratado para trabalhar na Caminhos Language Centre para ayudar lo. Ao contrario. Nosso Centro de línguas precisava de uma pessoa confiável, que trabalhe duro, e que fale inglês, além de ser bem divertido, para ser um guia turístico e receber os estudantes da escola. E quem melhor que Davi para ser o responsável pelo trabalho! Seu trabalho consiste em organizar a maior parte das atividades extras que a escola oferece aos seus estudantes, incluindo: volei de praia de segunda-feira, o tour na favela e a partida de futebol na noite de quinta-feira (o favorito de Davi!), e o “Shitty Tour” de sexta-feira. O “Shitty Tour” é diferente a cada semana: desde escalar os morros pelo Rio para que os estudantes tenham uma vista maravilhosa da cidade, a visitar a estátua do Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar, ou então fazer um tour de bicicleta pela Lagoa, entre outras atividades. Todos os estudantes, professores e colegas  amam o Davi. Quando Davi tem que fazer um novo tour que ele nunca fez antes, ele faz sozinho todo o tour no dia anterior para aprender todos os caminhos de chegadas e saídas. Um estudante da escola recentemente comentou que o “Davi tekm o jeito brasileiro com a mentalidade européia”.

Além dos tours, Davi também ajuda na recepção na Caminhos Language Centre, também cuida de pequenas manutenções na escola quando e onde é preciso. Ele tem um  salário razoavel e se trabalhar direito pode ganhar alguns bonus. Ele é o Número Um quando se fala em ganhar bonus na escola até agora. Davi está muito orgulhoso de seu trabalho. Quando Davi começar a estudar de noite, será possível que o Davi trabalhe com horas mais flexíveis, e – se ele preferir – ele vai poder trabalhar em outro lugar. Mas Davi ama o seu trabalho, então as chances (nossa sorte), é que ele ficará.

Os Próximos Passos

Davi tem alguns meses muito importantes vindo aí. Tudoparece estar se encaminhando, mas ele ainda tem alguns desafios grandes a frente. Davi tem que encontrar um lugar para morar perto da sua universidade, pois a juíza deu um prazo até janeiro para que ele encontre esse lugar. A localização de sua casa é muito importante: ele deve escolher com muito cuidado para que não seja afetado pelo trânsito caótico do Rio e também pelos problemas do sistema de transportes, já que se escolher errado, Davi pode perder horas muito importantes todo dia. A melhor forma de transporte para ele seria o Metrô, então alugar um lugar próximo do metrô seria uma escolha perfeita, já que a escola fica a 5 minutos do metrô. Claro que não é preciso comentar que o lugar que ele alugar precisa estar dentro de sua renda, e ainda ser segura e grande o suficiente para toda a sua família. Então nós poderemos usar o que foi arrecadado para ajudá-lo para mobiliar a casa e então ele estará pronto para começar a receber as visitas de seus irmãos.

Graças ao Rui e à Caminhos Language Centre, Davi recebeu boas vindas calorosas! Nós vamos continuar postando e emitindo novas newsletters sobre o progresso do Davi nos próximos meses.

Visão geral das finanças para o Davi

Já que o Davi recebeu ajuda de muitas pessoas, nós queremos deixar transparente e compartilhar os custos e a situação financeira no momento.

Custos do Davi no Brasil

Até agora Davi não usou nada das doações, já que sua estadia é gratuita e seus estudos ainda não começaram 0 Euros

Doações disponíveis para Davi

7.626,00 Euros
Total 7.626,00 Euros

Nós juntamos um buffer de suporte financeiro para o Davi. Nos próximos meses Davi vai alugar um lugar para morar e precisará mobiliar sua casa. Na próxima newsletter sobre Davi vamos apresentar os gastos.

Até o momento, um grupo de doadores já acumulou o valor de 550 Euros por mês para os próximos 6 anos. Essas doações, mais o salário do Davi devem cobrir grande parte dos gastos da sua família e os seus estudos. Mesmo assim, Davi vai viver com uma renda bem apertada. Se você quiser ajudar o Davi e sua família a realizar os sonhos deles, nós ainda queremos muito atingir os valor de 750 euros por mês para garantir o futuro do Davi e de sua família. Você pode doar atráves da nossa conta no PayPal.

Essa história mostra que enquanto você estuda na Caminhos Language Centre você ajuda indiretamente a familias carentes a realizar seus sonhos: caminhoslanguages.com

Davi e sua família tambem são ajudados por um grupo de 80 doadores através da fundação SAEB.