04 Jun

De 19 de junho a 13 de julho, seis crianças da Mais Caminhos vão participar do programa internacional de intercâmbio Brave Kids na Polônia. A missão do Brave Kids é apoiar jovens carentes de todo o mundo através de experiências artísticas. Eles serão inspirados a imaginar um futuro melhor para si e para as suas comunidades e ganhar ferramentas para ajudar a realizar seus sonhos.

Mais Caminhos tem uma parceria com o Brave Kids desde 2014. Este ano nós selecionamos um grupo de seis jovens carentes da favela do Cantagalo/Pavãozinho, perto daqui e estamos preparando-os com uma performance para apresentar no evento do Brave Kids.

Conheça as nossas crianças:

Brave Kids 2015Pedro: 10 anos, o menino de camiseta azul vem de uma família muito pobre, sem um pai. Ele vive na área mais pobre do Pavãozinho. Ele é o mais novo da família e tem duas irmãs e um irmão mais velhos. Ele é muito inteligente, associa as coisas muito rápido e tem facilidade em aprender inglês. Também é um bom  dançarino e aprendeu capoeira recentemente. Ele tem muita energia e isso acaba criando alguns problemas.

Nicolli:10 anos, a mãe da Nicolli trabalha no Solar Meninos de Luz. Ela é filha única e só tem meio-irmãos. Ela adora se divertir, muito expressiva e sempre está disposta a participar de tudo. Ela sempre quis muito estar nesse grupo.

Clara Débora: 11 anos, ela vem de uma família que tem condições um pouco melhores. seus pais trabalham e ela tem um irmão. Ela gosta de falar e é bem alta para sua idade. Ela está muito ansiosa para ir para a Polônia.

Erik: 11 anos, a família de Erik também é bem pobre. Sua mãe está doente e perdeu a visão e seu pai trabalha como porteiro. Ele é filho único. Erik é um jovem muito responsável e cuida muito bem da sua mãe. Ele é muito inteligente e dedicado. Desde o início ele foi uma das crianças que mais se esforçou nos desafios que demos.

Paola Christina: 12 anos, ela vem de uma família bem pobre e sem pai. Sua mãe trabalha em uma creche. Ela é a mais velha da família e tem dois irmãos mais  ovos, um deles de apenas 6 meses de idade. Ela é uma menina carinhosa, simpática e feliz.

Rebeca: 13 anos, os pais da Rebeca trabalham, mas lutam pra sobreviver também. Sua mãe trabalha como faxineira e seu pai como porteiro. Ela é a filha mais nova e tem um irmão mais velho e dois meio-irmãos. Ela adora falar muito e se comporta como uma adolescente de verdade. Ela é uma ótima dançarina e assume a liderança sempre que começam a dançar.

Nossa equipe de suporte artístico:

A Mais Caminhos tem muita sorte em contar com a colaboração de um grupo de profissionais brasileiros: Créo Kellab, Virginia Martins, Dani Marie Uhebe Misailidis e Deborah Amaral Monteiro.

 

Creo and DaniCréo Kellab é o nosso professor de teatro na Mais Caminhos e ele é um ator conhecido pela novela Três Irmãs (2008) e pelos filmes VIPs (2010), Assalto ao Banco Central (2011) e Victoria (2015).

Virginia Martins está ajudando o Créo com os ensaios. Ela é uma atriz e professora de teatro, conhecida por O Mural (2006), Sitiados (2010) e Avenida Brasil (2012).

Dani Marie Uhebe Misailidis é a coreógrafa da performance junto com o Créo. Ela é dançarina de balé, coreógrafa da Beija-Flor (uma escola de samba famosa no Rio de Janeiro) e diretora do Ballet Misailidis.

Deborah Amaral Monteiro organizou e forneceu as roupas que as crianças vão utilizar na apresentação na Polônia. Deborah é dona rede de lojas Zimpy no Rio de Janeiro.

Estamos muito felizes e orgulhosos pela sua ajuda.

A apresentação

Após conversar com as crianças sobre o que eles acham como melhor expressar a cultura brasileira e a equipe artística criou uma performance dividida em quatro partes:

  • a primeira parte começa com uma ligação com o futebol;
  • a segunda parte vai homenagear o samba, como uma dança bem importante no Brasil;
  • seguido de capoeira;
  • e fechando com passinho.

Tenha uma idéia de como ficará a performance em nossa página do Facebook.

A cada dia as crianças estão ficando mais animadas e quanto mais próximo fica, percebemos que precisamos ensaiar mais.

Nas últimas duas semanas teremos mais ensaios. Vamos organizar uma apresentação na escola (ainda vamos decidir quando), uma performance de rua e esperamos compartilhar também com todos os alunos do Solar Meninos de Luz, que é o nosso parceiro e que tem 5 dos seus alunos participando desse projeto.

Saber mais sobre a Polônia foi bem interessante para as crianças. Urszula, uma de nossas voluntárias, é polonesa e dividiu com as crianças tudo sobre a cultura, comida, roupas e o clima polonês.

Na Polônia:

Nas duas primeiras semanas do projeto, cinco cidades vão receber diferentes grupos de crianças de todo o mundo! As cidades são: Wroclaw, Warsaw, Puszczykowo, Walbrzych e Przemmysl.

Wroclaw  vai sediar o evento do Brave Kids do Mais Caminhos e também receberão crianças de Buryatia, na Russia e Lviv na Ucrânia e da Eslováquia.

Em cada uma dessas cidades, um grande grupo de equipes de Brave Kids como voluntários, funcionários e as famílias que vão abrigar os participantes vão receber a todos de coração aberto! Eles estão recebendo-os em suas cidades, em suas casas e em suas vidas, na esperança de que cada um deles fique com belas lembranças desse grande evento.

Aqui você pode ver todas as cidades no mapa da Polônia no site do Brave Kids: http://www.bravekids.eu/pl/editions/2015/cities

Durante a última semana do Brave Kids, todos os grupos vão se reunir em uma cidade: Zagórze Slask!

16 países, 20 grupos, 119 crianças!

Com certeza será uma experiência muito emocionante e nós esperamos que eles possam aproveitar muito essas atividades maravilhosas, evolução e um FUTURO MELHOR!

Gostaria de ajudar esse projeto?

Ainda estamos precisando de mais doações para a última passagem aérea.

Nós precisamos de UMA passagem para o Pedro (aquele lindo menino de camisa azul) #DeixemAsCriançasVoarem

Nós só temos mais 14 dias para levantar o dinheiro para a última passagem aérea! Veja como você pode ajudar:

1. Doações financeiras; ou

2. Doação de milhas aéreas.

Espalhe a Notícia – Obrigado

Você pode nos encontrar em todas as redes sociais e nós ficaríamos muito felizes que vocês nos ajudassem a nos divulgar! Curta a nossa página no Facebook, nos dê 5 estrelas no Google +nos mencione no Twitter, começe uma conversa no LinkedIn ou entre em contato através da nossa Webpage: estamos sempre à sua disposição! Quer ser voluntário? Quer ser nosso parceiro? Tem ideias para novos projetos e campanhas de arrecadação? Não espere e entre em contato. Você estará nos ajudando a dar um passo a mais para realizar os sonhos de nossas crianças.

Nós gostaríamos de agradecer a todos os nossos doadores e apoiadores. Um especial agradecimento ao nosso parceiro e principal apoiador, Caminhos Language Centre, uma escola de português para estrangeiros no Rio de Janeiro. A ajuda deles já fez possível muitos sonhos.