05 Fev

Tudo começou em fevereiro de 2019, quando Malika e eu decidimos ajudar crianças carentes do Rio de Janeiro. Assim que voltamos para a Suíça, começamos a procurar um programa legal e encontramos o Mais Caminhos.

A impressão que tivemos do programa Mais Caminhos foi boa, achamos que era bem organizada (os suíços adoram organização) e pensamos que havia um sentido por trás de tudo isso. Nós nos inscrevemos e fomos selecionadas para fazer parte das quatro semanas do programa de verão.

O primeiro encontro que tivemos com a equipe Mais Caminhos e os outros voluntários foi descontraído e acolhedor. Sentamos ao ar livre e conversamos sobre regras, sobre como nos comportar quando algo acontece, como conversar com as crianças e sobre nos divertir durante esse tempo com elas. Tudo ficou claro e estávamos prontas para começar nossa jornada!

Agora vamos conversar de verdade. Estávamos empolgadas, mas também um pouco assustadas com a responsabilidade que tínhamos pelas crianças. Não conhecíamos o histórico familiar dela e não sabíamos como lidar com determinadas situações. Especialmente porque não sabemos falar português fluentemente. Mas sempre tivemos a ajuda dos outros voluntários e, claro, da equipe Mais Caminhos.

O grande dia chegou e estávamos nervosas, mas felizes por ter essa experiência. No começo, tudo estava um pouco confuso — não sabíamos o que tínhamos que deixar preparado para o almoço, quando a comida era entregue e quando as crianças chegavam. Havia essa insegurança, mas no final de tudo conseguimos lidar muito bem com a tarefa de cuidar do almoço das crianças. Depois de alguns dias, já sabíamos o que fazer, então tudo ficou muito mais fácil e começamos a aproveitar nosso tempo com as crianças.

As crianças foram bem legais conosco e também entenderam nossa limitação com o idioma. Tivemos que aprender a perguntar se elas podiam explicar as coisas de uma maneira diferente. Na maioria das vezes, elas conseguiam se comunicar conosco e sentiam-se muito orgulhosas por isso. Tivemos situações em que as crianças não respeitavam as regras, mas a equipe Mais Caminhos sempre agia da maneira adequada.

Relembrando todo programa de verão, nos divertimos muito com as crianças, os voluntários e a equipe Mais Caminhos. Recomendamos o projeto a todos que amam crianças, gostam de brincar com elas e também àqueles que já falam bem português. É uma ótima experiência e uma boa conexão para praticar e aprender novos costumes.

Gostaríamos de agradecer à equipe Mais Caminhos por nos dar essa oportunidade e nos ajudar com paciência. Um agradecimento especial também vai para as crianças. Elas nos trataram com respeito e bondade e foi um prazer passar um tempo com eles. Elas sempre terão um lugar especial em nossos corações.

Malika & Elisa

 

Descubra mais sobre o Mais Caminhos e como ser voluntário no Rio de Janeiro.



Leave a Comment