Nicky é um aluno da Caminhos Language Centre. Em uma série de posts ele vai descrever sua experiência em suas 16 semanas de curso de Português. Nick é um falante nativo de Inglês, e nunca estudou outra língua antes. Ele vai ficar no Brasil por 6 meses, no Rio de Janeiro principalmente. Acompanhe as aventuras do Nick a cada semana com sua experiência de aprendizado, as atividades da escola, e avida no Rio pela visão de um recém chegado.

O verão mais quente já visto no Rio

  • No apartamento. Ar condicionado ligado. Sem suar.
  • Sair do apartamento. Começa a suar.
  • Chegar no Metrô. Ar condicionado ligado. Para de suar.
  • Sair do Metrô. Volta a suar.
  • Caminhando para a Caminhos. Suando muito.
  • Entra na Caminhos. Ar condicionado ligado. Para de suar de novo.
  • “Vocês terão um teste de português na sexta”. Volta a suar. E muito.

É verão, e nós estamos bem cientes disso! Cada ida à rua é como se estivéssemos entrando em um forno a céu aberto. A brisa vinda da praia traz um certo conforto, mas não pense em ir andar na areia, pois é como derreter até virar vidro. Sim, de acordo com as notícias do jornal O Globo, esse está sendo o verão mais quente já visto. Eu dei uma olhada no meu telefone na semana passada (que estava quase derretendo no meu bolso) e a previsão do tempo mostra exatamente isso…

Imagem feita do meu iPhone: só um pouquinho mais quente que na Irlanda.

climate rio de janeiro at caminhos

Conversando em Português

Contrastando com o calor que não para de crescer, o ritmo da turma acabou diminuindo, ou então nós entra mos na fase final do curso, é difícil dizer. Essa semana tudo o que fizemos foi para consolidar o que aprendemos nas últimas semanas. As aulas tem sido focadas em conversas sobre os mais diferentes tópicos, como sobre o que fizemos no dia anterior, ou o que faremos no Carnaval, se concordamos ou não com o que o autor de algum artigo quis dizer, etc. Tem sido uma semana difícil, mas de um jeito bom: isso é português de verdade e natural.

Um dos principais aprendizados para mim tem sido perceber que para se comunicar nós precisamos usar as palavras que temos disponíveis para isso, e não tentar formar uma frase exatamente como iríamos falar em inglês. No final das contas, muitas vezes a conversa parece um pouco elaborada demais e um pouco desajeitada, mas e daí, tanto que a outra pessoa entenda o que você está tentando falar já é um sucesso atingido.

Feira

Continuando no assunto, Karen nos levou à feira da praça General Osório para que pudéssemos testar nosso português com vendedores desconhecidos. A feira é um verdadeiro banquete de frutas exóticas, legumes e verduras e outros alimentos do estado do Rio de Janeiro e redondezas. Os vendedores são muito acolhedores e nos ofereceram uma prova de todos os seus produtos à venda. E essa não foi somente uma aula prática de português, foi também uma imersão na melhor prática de venda que eu já vi em anos! Nós saimos de lá com os estômagos cheios, com mais confiança no nosso português e com mais algumas sacolas de frutas para serem devoradas em casa.

pimenta market general osorio

Você gosta de pimenta? (Quem disse que brasileiros não gostam de comida apimentada?)

fish market

Se nada, eles têm: “Nemo, é você?”

Programação para o Carnaval 

Assim como a temperatura não para de subir, o clima do carnaval já está no ar. Sim, ainda falta um mês, mas os blocos já estão promovendo festas, divulgando as novidades do carnaval, e mais importante, as escolas de samba já estão ensaiando para o desfile.

Quando um amigo brasileiro me chamou para visitar a escola dela, Mocidade, eu agarrei essa chance. A ida até o complexo da Cidade do Samba (uma conjunto de galpões onde as escolas do grupo principal usam para ensaiar e construir os seus carros-alegóricos) é uma passagem pela precariedade do não tão glamuroso bairro do Centro. Bem diferente do esplendor de Ipanema, o Centro é a parte menos desenvolvida dessa cidade grande.

As escolas são como um formigueiro, cheios de movimentação e tinha uma eletricidade no ar, com as pessoas querendo se inscrever para o grande desfile. Depois de esperar por mais de uma hora, eu consegui me inscrever para a lista de espera. Se um número suficiente de pessoas desistirem ou não aparecerem nos ensaios, então eu terei uma chance de desfilar no carnaval desse ano.

É melhor cuidar do seu lugar.

1mmocidade_bandeira

A bandeira da escola de samba Mocidade.