11 Mar

Se você vem ao Brasil e está planejando sua visita ao Rio de Janeiro, provavelmente já adicionou o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor e a Praia de Copacabana à sua lista de coisas para fazer no Rio. No entanto, se você tiver alguns dias livres e estiver procurando por experiências diferentes e novos lugares para visitar, saiba que existem incríveis cidades menores próximas do Rio que valem a pena conhecer.

Niterói é uma pequena cidade do outro lado da Baía de Guanabara, a 15km do Rio. Com belas praias, mirantes incríveis e um clima informal, há muito o que fazer em Niterói, no Rio de Janeiro.

Niterói, Rio de Janeiro

Apesar de Niterói ser uma cidade bem menor do que o Rio, ainda é uma cidade grande. Niterói tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes em 129,38 km² de área. É a quinta cidade mais populosa do estado.

Fazendo parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, grande parte da população de Niterói viaja diariamente para o Rio para estudar ou trabalhar. Durante os horários de pico, a ponte Rio-Niterói fica muito congestionada.

Como você já deve ter lido em nosso artigo 15 fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro, a terra onde hoje fica Niterói foi dada à tribo indígena Temiminós como um agradecimento da coroa portuguesa pela ajuda na derrota à invasão francesa no Rio de Janeiro em meados do século XVII.

Os moradores de Niterói a chamam de Nikity. A cidade também é apelidada de Cidade do Sorriso.

O que fazer em Niterói, Rio de Janeiro

1. Parque da Cidade

o que fazer em niteroi rio de janeiro

O Parque da Cidade é um parque público rodeado pela natureza, a 270 metros acima do nível do mar. Lá, existem duas rampas de onde se pratica parapente e asa delta. Há também uma lanchonete, onde você pode desfrutar de um café da manhã especial ou lanche da tarde enquanto aprecia a vista.

O Parque da Cidade tem definitivamente uma das vistas mais bonitas do Rio. Você consegue enxergar a maioria dos pontos turísticos da cidade maravilhosa do topo do parque.

Tente visitar o Parque da Cidade pela tarde e fique lá para assistir ao pôr do sol. Você não vai se arrepender.

2. Fortaleza de Santa Cruz

niteroi fortress

Se você se interessa por história e cultura brasileira, vale a pena conhecer a Fortaleza de Santa Cruz.

Uma visita guiada é oferecida e você aprenderá sobre a Invasão Francesa no Rio de Janeiro durante o século XVII, a era colonial e diferentes histórias sobre a Baía de Guanabara. Infelizmente, a visita guiada está disponível apenas em português.

O local também oferece uma vista espetacular do Rio de Janeiro, incluindo o Pão de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor.

Dica: A fortaleza de Santa Cruz está localizada no bairro de Jurujuba, um dos melhores lugares para comer frutos do mar em Niterói. Visite a fortaleza pela manhã e depois pare para um bom almoço em um dos restaurantes da vila de pescadores.

3. Praia de Itacoatiara

what to do in rio de janeiro

A Praia de Itacoatiara é com certeza a praia mais bonita de Niterói. É o local ideal para surfistas, jovens e esportistas.

O bairro em que a praia está localizada também é protegido pelo governo, portanto não há prédios altos e nem muito trânsito por lá. A natureza impera e a praia está rodeada de montanhas e floresta.

A principal montanha ao lado da praia, o Costão de Itacoatiara, é um ótimo local para fazer trilhas no Rio de Janeiro. Se você está procurando o que fazer em Niterói, não hesite em visitar a Praia de Itacoatiara.

4. Museu de Arte Contemporânea

Qué hacer en Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é o ponto turístico mais conhecido da cidade. Foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer em 1996.

O museu guarda um acervo permanente de 1.217 obras do colecionador João Sattamini. Verdade seja dita, as exposições do museu não são tão populares entre os turistas. As pessoas costumam visitá-lo por causa de sua arquitetura, localização e paisagem. O museu está instalado em um mirante, com vista para a Praia de Icaraí e o litoral do Rio de Janeiro.

Há um bistrô sofisticado embaixo do museu, caso você queira passar bons momentos apreciando a vista enquanto saboreia comida de qualidade.

5. Mercado de Peixe

fish market niteroi rio de janeiro

O Rio de Janeiro é uma grande cidade litorânea, mas o engraçado é que não há mercados de peixe no Rio. O melhor mercado de peixe da região é o Mercado São Pedro, localizado na região do centro da cidade de Niterói. É o melhor lugar para comprar peixes frescos e frutos do mar, como lagosta, ostra, camarão e caranguejo.

Construído no século XIX, o Mercado São Pedro é referência turística e gastronômica em Niterói. É o maior mercado de peixe de todo Estado do Rio de Janeiro.

O mercado também tem alguns restaurantes excelentes no segundo andar, onde você pode levar o peixe de sua escolha para que eles o preparem para você.

6. Passeio de barca

ferry boat rio de janeiro niteroi

Sim, existe uma ponte ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Porém, essa ponte só foi construída em 1985. Antes, a forma mais fácil de atravessar a Baía de Guanabara era de balsa. Até hoje, a barca é a forma mais popular de deslocamento de trabalhadores, estudantes e turistas entre as duas cidades.

É um passeio agradável para aproveitar a brisa enquanto curte a viagem.

As barcas trafegam entre a Praça XV no Rio e Niterói. As saídas são frequentes durante a semana e a cada 30 minutos ou uma hora nos fins de semana.

7. Praia de Icaraí

Qué hacer en Niterói Río de Janeiro

Icaraí é provavelmente o bairro mais popular de Niterói. Pode ser comparado a Copacabana no Rio de Janeiro: sem casas, apenas prédios altos, muitos moradores, muito comércio, bares, restaurantes, parques e um calçadão animado. Mesmo assim, é muito mais tranquilo do que a vida agitada de Copacabana.

Apesar de a Praia de Icaraí não ser adequada para banho devido à poluição da Baía de Guanabara, ainda é um local agradável para caminhadas. Caminhar pelo calçadão oferece ao visitante belas paisagens enquanto se desfruta do clima informal e tranquilo de Niterói.

É um ótimo lugar para aproveitar a tarde bebendo água de coco, jogando futebol de areia, vôlei ou andando de bicicleta.

Como chegar em Niterói, Rio de Janeiro

Vindo do Rio de Janeiro, existem algumas opções para chegar a Niterói. No entanto, estas são as duas maneiras mais fáceis de visitar a cidade do outro lado da Baía de Guanabara:

Barca

Como já mencionamos, a barca é um meio de transporte popular para se chegar em Niterói. A linha da barca liga o centro do Rio ao centro da cidade de Niterói. São 15 minutos de viagem em que você também consegue apreciar a vista da baía, da ponte Rio-Niterói e do litoral. A passagem custa R$6,50 em março de 2021.

Ônibus

O ônibus 740 liga Ipanema a Charitas, um bairro de Niterói. É uma ótima opção se você deseja experimentar a travessia da ponte Rio-Niterói, a segunda maior ponte da América Latina e a 48ª mais longa do mundo.

O ônibus sai da Praça General Osório em Ipanema e passa pelos bairros de Copacabana, pelo Aeroporto Santos Dumont, pelo Centro do Rio, Centro da cidade de Niterói, e pelos bairros Icaraí, São Francisco e Charitas. Custa R$8,65 e funciona das 5h às 21h.

 

Aprenda português brasileiro com a Caminhos Language Centre e conheça o Brasil. Caminhos é a maior e mais animada escola de português para estrangeiros no Rio de Janeiro.



Leave a Comment