30 Set

Desde sempre, trabalho voluntário é tema de discussão, tanto no passado quanto no presente. O fato de ser um trabalho que não inclui benefícios monetários é um assunto polêmico por si só. Por que alguém em sã consciência iria querer trabalhar de graça?

Eu trabalhei, assim como muitas outras pessoas.

Mesmo que trabalho dos voluntários seja elogiado em todo o mundo, ainda há certa negatividade que o rodeia. O retrato que a mídia pinta sobre trabalho voluntário muitas vezes o descreve como “exploração”, “uma perda de tempo” e “volunturismo”. Isso torna difícil para qualquer um de nós pensar em todos os atributos positivos que ele pode trazer. No entanto, depois de participar pessoalmente de um impressionante programa de voluntariado que a Caminhos Language Centre oferece, tenho percebido o importante papel que o trabalho voluntário desempenha para mim e para a sociedade.

learn-portuguese-in-rio-de-janeiro-blog1

Estas são as minhas cinco razões pelas quais você deve ser voluntário em alguma fase da sua vida.

1. Trabalho voluntário é definitivamente menos estressante do que um trabalho “normal”

Tenho certeza que você pode pensar nas inúmeras vezes que perdeu horas de sono por causa do stress trazido pelo seu “trabalho normal”. Pode ser porque disse algo errada ao seu chefe. Ou porque deixou uma tarefa para o último minuto. Às vezes parece que, mesmo que você esteja recebendo pagamento no final do mês, não tem descanso. Deixe-me dizer por experiência própria que trabalho voluntário não carrega nem a metade do stress do dia-a-dia que um trabalho regular. Na carga horária tradicional, de nove às cinco, a pressão para produzir é uma preocupação constante na mente dos trabalhadores. Isso, na maioria das vezes, afeta a qualidade do trabalho. Como voluntário, você está abrindo mão do seu tempo livre para trabalhar por uma causa pela qual é apaixonado. Ou está lá simplesmente ganhando uma nova experiência. Mais frequentemente, nem sequer parece que está trabalhando, porque a combinação de um ambiente solidário, educacional com uma base comunitária permite que você faça o seu trabalho com o melhor de sua capacidade, sem stress.

2. Seu CV vai brilhar

Vivendo em um mundo atual em que diplomas universitários estão mais acessíveis, nunca é suficiente ter uma ou duas formações. Os empregadores estão reconhecendo esta tendência e buscando pessoas especiais. Isso significa que os candidatos precisam constantemente superar os outros a fim de conseguir o emprego.

Posso dizer-lhe agora que um trabalho voluntário é um bilhete só de ida para conseguir aquele emprego que sempre sonhou. Ter experiência de voluntariado mostra ao empregador que você é um indivíduo independente. Além de dar a entender que é um trabalhador que está disposto a fazer sacrifícios a fim de aprender mais. Dito isso, embarque a bordo do expresso voluntariado e dê ao seu currículo um brilho a mais.

3. As oportunidades de contato vão abrir muitas portas

É um fato indiscutível que trabalho voluntário proporciona a incrível oportunidade de expandir seus horizontes de contatos. Novas oportunidades e caminhos certamente virão a seguir.

Não é de se estranhar que, depois de ter feito trabalho voluntário, sua rede profissional e social expanda enormemente. Atualmente não consigo expressar o tamanho da importância de uma rede de contatos. Como resultado da nossa sociedade em constante mutação, é fato que agora não é sobre o que você sabe, mas quem você conhece.

Além disso, criar esta rede de contatos não é uma atividade tão mentalmente e socialmente árdua como se poderia pensar (na verdade é muito sociável e divertida). Pode ser tão simples como beber caipirinhas depois do trabalho na sexta-feira à noite. O fato é, que, depois de se voluntariar, você nunca saberá quais portas irão se abrir bem na sua frente.

4. Você está adicionando um propósito a sua vida

Há muito crescimento pessoal e ganho de experiência trabalhando como voluntário. Você não somente fará algo significativo para a sociedade e ganhará mais experiência. Ao mesmo tempo, agregará valor à sua vida. Todos os feriados e tempo livre que você escolheu gastar ganhando esta experiência valiosa, vai te trazer lucros no fina. Você vai começar a sentir-se como um ser humano mais completo.

Você vai começar a perceber o importante papel que o trabalho voluntário desempenha dentro da sociedade e vai começar a ver os seus efeitos positivos na comunidade, como em escolas comunitárias, museus e igrejas. Esses locais dependem principalmente de voluntários ao invés de trabalhadores assalariados. O mais valioso é que você vai começar a sentir como se sua vida não girasse apenas em volta de lucrar com o pagamento mensal vindo do seu trabalho regular e vai começar a ver além, ver como é uma comunidade que funciona e é feliz.

5. Oportunidade de explorar novos horizontes

Você não somente adicionará propósito a sua vida ao se voluntariar, mas também abrirá os olhos para um mundo que nunca pensou que pudesse existir. Você pode nunca ter se imaginado ensinando Inglês para crianças carentes em uma favela do Rio. Nem mesmo sendo o tipo de pessoa que cozinharia refeições saudáveis para desabrigados e necessitados. A beleza do voluntariado é que muitas vezes você faz coisas que se estendem para fora da sua zona de conforto, o que permite crescimento pessoal. Você vai, sem dúvida, olhar para seu tempo como voluntário com carinho, uma vez que isso fará uma enorme parte da pessoa maravilhosa que você é hoje.

Então, o que você está esperando? Se você tem paixão em fazer uma mudança em sua vida ou na vida de outra pessoa, vai lá e faça! Você nunca sabe o que pode estar esperando por você ao virar da esquina.

A Caminhos Language Centre oferece programas de voluntariado de longo e curto prazos através do projeto social Mais Caminhos. São muitas oportunidades, dede videografia a ensino de Inglês para crianças carentes brasileiras. Se você está interessado na possibilidade de desafiar a si mesmo intelectual e socialmente, conheça o programa de trabalho voluntário da Caminhos Language Centre em nosso site.