16 Set

Muitos estrangeiros podem se perguntar qual é a diferença entre pizza americana ou italiana e a pizza brasileira. Então, embora pizza seja um prato famoso em todo o planeta, a forma de preparo e os ingredientes utilizados no Brasil são bastante diferentes de outros países.

História e Tipos de Pizza no Brasil

A pizza chegou ao Brasil com os imigrantes italianos que vieram para cá massivamente entre 1880 e 1930. Até 1950, a pizza só era popular entre a comunidade italiana e seus descendentes. Porém, com o passar do tempo o amor pela pizza se espalhou pelo país. Hoje, são mais de 40 mil pizzarias por aqui, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil.

Claro que hoje em dia você pode facilmente encontrar qualquer tipo de pizza pelo Brasil. Pizza fina ou massa grossa, borda recheada, sabores diversos, até pizza sem queijo… Mas, em geral, a pizza brasileira costuma ter uma massa fina e crocante, pouca quantidade de molho de tomate e muito queijo.

Além disso, também é comum que as pizzarias do Brasil ofereçam pizzas meio a meio. As pessoas podem escolher diferentes ingredientes para cada metade da pizza, aumentando as possibilidades de sabor.

Pizza Brasileira: Sabores Comuns

Os tipos mais comuns de pizza brasileira são provavelmente muçarela, calabresa, frango com catupiry e portuguesa. Conheça os sabores de pizza mais populares no Brasil:

  • Muçarela: molho de tomate e queijo muçarela.
  • Calabresa: molho de tomate, queijo muçarela e linguiça calabresa.
  • Frango com Catupiry: molho de tomate, queijo muçarela, frango desfiado e queijo Catupiry.
  • Portuguesa: molho de tomate, queijo muçarela, tomate, pimentão, cebola, linguiça calabresa, presunto, ovo cozido e azeitona. Alguns lugares também adicionam milho, ervilha e/ou bacon.
  • Quatro Queijos: molho de tomate e quatro tipos de queijo — geralmente muçarela, parmesão, gorgonzola e queijo Catupiry.
  • Margherita: molho de tomate, queijo muçarela, tomates e manjericão. Pizzarias mais famosas costumam usar muçarela de búfala também.
  • Presunto: molho de tomate, queijo muçarela e presunto.
  • Carne Seca: molho de tomate, queijo muçarela e carne seca.
  • Alho: molho de tomate, queijo muçarela e alho frito.
  • Camarão: molho de tomate, queijo muçarela e camarão.
  • Palmito: molho de tomate, queijo muçarela e palmito.
  • Tomate Seco com Rúcula: molho de tomate, queijo muçarela, tomate seco e rúcula.

Vale ressaltar que a maioria das pizzarias do Brasil adiciona orégano em todas as suas pizzas. Então avise a eles para não colocarem na sua pizza caso você não goste.

Sabores Estranhos

Algumas pizzarias começaram a abusar da criatividade e adicionaram ingredientes como batata frita, strogonoff, carne de hambúrguer, churrasco e pão de alho às suas pizzas. No entanto, isso não virou sucesso em todo o Brasil. Mesmo assim, você ainda pode encontrar sabores estranhos de pizza em algumas pizzarias pelo país.

pizzas brasileñas

Pizza Doce

Pizza doce é algo popular em todo o Brasil. Também é comum que as pessoas peçam pizza metade salgada e metade doce. Confira os sabores mais comuns de pizza doce no Brasil:

  • Banana: banana, muçarela, açúcar e canela.
  • Chocolate: chocolate puro ou chocolate com castanhas, morangos e confeitos.
  • Romeu e Julieta: muçarela e goiabada.
  • Beijinho: leite condensado e coco ralado.

Ainda assim, há lugares em que o cardápio de pizzas doces é tão extenso quanto o de pizza normal. Você pode encontrar facilmente pizzas de Nutella, paçoca e doce de leite na maioria das pizzarias do Brasil.

Rodízio de Pizza

pizzas brasileiras

Rodízios são muito comuns no Brasil. De churrasco a petiscos e sushi, estes restaurantes que oferecem comida à vontade são famosos em todo o país.

Rodízios de pizza são muito populares e a maioria das pizzarias oferece esta modalidade de serviço. Você paga um preço fixo e pode comer quantas fatias de pizza quiser. Os rodízios de pizza costumam custar em torno de R$30 a R$80 dependendo da cidade e da variedade e qualidade das pizzas. Os garçons costumam vir a sua mesa com diferentes sabores de pizza regularmente e você pode pedir uma fatia ou esperar o próximo sabor.

Comer Pizza com Garfo e Faca

Os brasileiros geralmente não usam as mãos para comer. Seja pizza, hambúrguer ou petiscos, eles usam guardanapo para segurar os alimentos ou garfo e faca para comer. Dito isso, a forma mais comum de comer pizza no Brasil é usando garfo e faca após colocar sua fatia de pizza em um prato.

Ketchup na Pizza?

Esse é um assunto de debate até mesmo entre os brasileiros. Em algumas cidades do Brasil, é comum as pessoas adicionarem ketchup, maionese e mostarda às pizzas.

Por exemplo, os cariocas colocam ketchup na pizza frequentemente e as pizzarias já costumam deixar embalagens de ketchup nas mesas.

No entanto, esta ainda é uma opção rejeitada por muitos outros brasileiros. Os paulistas, por exemplo, acham uma loucura absoluta colocar ketchup na pizza.

Você já experimentou adicionar ketchup a sua pizza? O que você acha deste costume? Você colocaria ketchup na sua pizza brasileira?

Explore a cultura brasileira com a Caminhos Language Centre. Aprenda Português no Brasil enquanto se diverte no Rio de Janeiro. Oferecemos atividades gratuitas todos os dias para que você pratique português enquanto explora a cidade.



Leave a Comment