27 Dez

“É a melhor época do ano. É a temporada mais feliz de todas.”

É Natal e a Caminhos Language Centre não poderia deixar de celebrar esta época do ano com todas as festividades que ela merece, afinal, muitos dos nossos alunos estão longe de casa e não poderão celebrar as festas de fim de ano com seus familiares. Aqui na Caminhos gostamos de pensar que somos uma grande família – alunos, funcionários e professores de português – então esta é uma ótima oportunidade para juntar todo mundo e aproveitar o espírito natalino.

Nossa celebração começou no dia 17 de dezembro, quando tivemos uma festa na escola de línguas recheada de comida, bebida e diversão. Era um sábado e estava chovendo, mas mais de 30 pessoas vieram passar um tempinho conosco. Na Sala 1, tínhamos ao nosso dispor um delicioso banquete de comida e bebida e pudemos sentar para comer e conversar na sala de espera enquanto escutávamos músicas natalinas em português.

Depois disso, as crianças do nosso programa social, Mais Caminhos, apresentaram para nós uma peça de teatro na qual elas ensaiaram por semanas. A peça se chamava Guilhermina – era a história de uma menina que teve uma queda e perdeu a memória, e como ela conseguiu se recuperar completamente com a ajuda e carinho de deus amigos. As crianças do Mais Caminhos fizeram um trabalho excelente e todo mundo ficou muito contente com a atuação delas.

Então, juntamos todas as pessoas em uma sala com uma árvore de Natal, comemos uma comida deliciosa e assistimos a uma peça infantil coma mensagem emocionante. O que mais falta para termos um Natal completo? Presentes! A escola fez questão de presentear a todos com uma lembrancinha para representar o Natal, mas primeiro precisamos participar de uma brincadeira para encontrar os presentes. As pessoas foram divididas em três grupos e um envelope foi dado a eles contendo a primeira pista de onde os presentes estavam. A partir daí, estávamos imersos em um jogo de caça ao tesouro, procurando por mais pistas até que apenas um grupo encontrasse todos os presentes escondidos na sala do diretor da Caminhos. Foi tão divertido procurar as pistas e decifrá-las que no final não importava mais qual grupo tinha ganhado ou perdido – a coisa mais importante foi rir e aproveitar o dia.

Nossa segunda celebração aconteceu no dia 23 de dezembro, depois das aulas. Os professores prepararam um dia da cultura em que explicavam aos alunos como o Natal é celebrado no Brasil. Tivemos uma sala cheia de comidas típicas do Natal brasileiro e pudemos provar arroz com passas, tender, farofa e panetone. Tivemos também uma atividade em que decoramos enfeites de Natal com nossas palavras favoritas em português. No final, alunos e funcionários brincaram de Amigo Oculto e trocaram lembrancinhas e cartões de Natal.

Atividades como esta na escola não apenas ajudam com que os alunos aprendam português em um ambiente divertido, mas também permite com que eles façam novas amizades e entendam a lida e cultura do Rio de Janeiro como um verdadeiro brasileiro.

A Caminhos Language Centre gostaria de desejar a todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo. Nos vemos no ano que vem e esperamos dar as boas-vindas a ainda mais gringos que queiram estudar português no Brasil conosco!



Leave a Comment