04 Nov

Desde o mês de outubro, Caminhos Language Centre está recebendo???????????????????????????????????? cinco estudantes refugiados da República Democrática do Congo com bolsas de estudo para aprenderem português.  Por causa da situação política complicada, os congoleses vieram para o Brasil, mas encontraram dificuldade para arrumar emprego já que só falam francês.

O que está acontecendo no Congo?

A República Democrática do Congo é um país que há décadas se vê envolvido em guerras civis e conflitos entre população e o governo. Apesar de se declarar uma nação democrática, governantes vêm aplicando regimes ditatoriais, proibindo manifestações políticas e matando rebeldes. Por causa disso, durante anos, várias guerrilhas e grupos armados têm tomado conta das ruas do país, desafiando o governo e tentando enfraquecer sua força. Por causa dos conflitos, a República Democrática do Congo é diariamente palco de notícias sobre mortes, sequestros e chacinas. Com 20 anos de conflitos, a guerra civil no país já é a maior e mais sangrenta guerra do mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

????????????????????????????????????No último sábado, dia 29 de outubro, reunimos funcionários e voluntários para reformar nossa escola e os refugiados prontamente se candidataram para ajudar-nos com a pintura do nosso prédio. Neste momento, pudemos sentar para almoçarmos juntos e conhecer um pouco mais da cultura congolesa, como a música e alegria de viver deste divertido povo. Os congoleses ainda estão com o português bem iniciante, mas a barreira da linguagem não os impede de empregar toda sua simpatia conosco, eles tentam ao máximo perguntar sobre cada um e mostram muito interesse em fazer amizades. 

Conheça os refugiados

Os cinco refugiados, todos da mesma família – irmãos e primos – eram estudantes em seu país e, por terem parentes no Brasil que poderiam ajudá-los, resolveram se mudar em busca de melhor qualidade d????????????????????????????????????e vida e oportunidades de emprego em uma nova nação.  Eles já estão por aqui há dois meses e vão se adaptando muito bem, afinal, como francês é uma língua derivada do latim, aprender português não é um desafio tão grande assim. Segundo eles, o choque cultural também não foi um problema, já que o Congo também é um país tropical e bem grande e tem uma população amigável e extrovertida como a nossa.

Congo vs. Brasil

Apesar das similaridades, os congoleses apontam que a organização e infraestrutura do Brasil são muito melhores do que em seu país de origem, afinal, eles vivem no meio deste caos político e econômico que já se estende por décadas.

A Caminhos Language Centre recebe os congoleses de braços abertos e torce verdadeiramente que, ao aprenderem português, consigam melhorar de vida, abrir espaço para oportunidades de emprego e que consigam montar suas vidas aqui no Brasil e serem felizes em nossas terras.

????????????????????????????????????Além de uma escola de Português, a Caminhos Language Centre sempre se preocupou em ajudar crianças e jovens em situação vulnerável. Para saber um pouco mais sobre nossos programas sociais e como ajudar, acesse: http://caminhoslanguages.com/br/index.php/voluntariado