05 Ago

Davi foi uma fonte de inspiração do Dia da Holanda, na Escola Municipal Holanda, na Ilha do Governador no Rio de Janeiro.

Esse dia é uma colaboração da Prefeitura, do Cônsul holandês do Rio de Janeiro, da Escola Municipal Holanda e do Mais Caminhos. A Escola Municipal Holanda é uma escola pública na Ilha do Governador, que fica na periferia do Rio de Janeiro. Ela está em uma favela local. Ela recebeu o nome Holanda em uma época em que era normal escolher um nome de país para uma escola. Desde então, a escola tem aproveitado bastante um bom relacionamento com o Cônsul holandês no Rio de Janeiro.

A escola queria um dia muito especial para comemorar o tema “Holanda” com todos. Inicialmente, estava planejado para junho, mas devido aos problemas recorrentes entre a polícia e a favela local, a Prefeitura decidiu adiar o evento por motivos de segurança. Todas as crianças da escola estavam muito ansiosas para esse dia especial em junho, então ficaram muito desapontados com essa novidade. Por sorte, nós tivemos uma nova oportunidade para celebrar no dia 3 de julho, assim as crianças não tiveram que esperar por muito tempo!

School children waitingO dia começou cheio de energia. Todos os alunos estavam esperando na praça pelos convidados. Para os pequeninos foi um tempo um pouco longo pra ficar esperando. Eles fizeram bonito. Logo ao chegar, os convidados fizeram discursos para as crianças: Sra. Jurema Holperin, Subsecretário de Educação; Sr. Laudemar Aguiar, Coordenador de Relações Internacionais do Governo do Rio de Janeiro; e Sr. Arjen Uijterlinde, o Cônsul Holandês. Todos os alunos cantaram o hino nacional do Brasil com amor e dedicação. Que foi seguido pelo hino nacional da Holanda, o Wilhelmus, que foi cantado impressionantemente pelos alunos da 5ª e 6ª série. Foi muito bom escutá-los cantar o Wilhelmus. Encerrando com o hino do Rio de Janeiro.

EMHOLANDA_062715_53

Davi foi o herói do dia! Há apenas um ano atrás, quando
estava na Holanda, ele falou sobre a sua vida no Brasil, suas experiências e suas histórias sobre sua vida no orfanato e sobre seus estudos. As crianças da 5ª e 6ª séries ficaram bastante interessados sobre a sua vida na Holanda. Davi contou para eles que, pensando bem, ele estava bem feliz morando na pequena cidade holandesa chamada Beek. Eles quiseram saber a família que cuidou dele, Dani e Carla Pirsons e sua filha Nancy. Ele contou uma história engraçada sobre como ele sempre se perdia mas sempre tinha alguém para ajudá-lo a encontrar o caminho de volta. As crianças ficaram impressionadas com o jeito que o Davi conseguiu fazer tudo: estudar no ROC em Heerlen, trabalhar na Laeven Installation, como ele e as pessoas que ele conheceu faziam pra se comunicar apesar da diferença de línguas, e acima de tudo como ele aprendeu e como ele conseguiu a guarda dos seus irmãos, Luciana e Tiago, quando voltou para o Rio.

A parte mais empolgante para as crianças foi a sua “carreira” no futebol: isso sim criou um tumulto! As perguntas deles eram basicamente “Em que posição você jogava?”, “Até onde você foi?” e “Qual a diferença para o futebol deles?”.

Davi inspirou as crianças com seu sorriso e charme natural, falando que eles precisam estudar bastante, trabalhar duro, e acreditarem neles mesmos e em tudo o que eles quiserem fazer. Ele também falou que é muito importante se manterem humildes sempre e mostrar respeito aos outros e a eles mesmos.

EMHOLANDA_062715_101Assim como a energia positiva gerada pela calorosa e honesta atenção dada pelo Davi, a parte mais benéfica do encorajamento que ele deu, e a mais valiosa para essas crianças foi como ele enfatizou a conexão entre educação e estar inspirado por estudar. Todos ficaram muito
impressionados.

Os discursos inspirantes e motivacionais provocou o início de uma conexão envolvente com todas as crianças. Eles fizeram vários desenhos de buquês de tulipas para mostrar o seu amor pela Holanda.

Várias fotos foram tiradas nesse dia, e Davi foi certamente o centro das atenções e uma das pessoas favoritas para tirar foto.

EMHOLANDA_062715_113

Os sorrisos e abraços das crianças eram uma delícia. Foi um dia muito importante para esses jovens com a presença do Davi e sua brilhante apresentação fez do dia um grande sucesso.

Aqui o link do site do Consulado Holandês.

Evenement bij Escola Municipal Holanda

Curta a nossa página no facebook:

Mais Caminhos