13 Mai

Embora o Brasil seja altamente afetado por enchentes, incêndios, deslizamentos de terra e alguns outros desastres naturais, nenhum incidente significativo como terremotos, vulcões, ciclones, furacões e tsunamis ocorre no país. Isso tudo se deve às placas tectônicas e à localização do Brasil na Terra.

Terremotos no Brasil

As placas tectônicas são blocos gigantes da crosta terrestre que flutuam sobre o manto superior da Terra. As placas se movem constantemente, aproximando-se ou distanciando-se uma das outras.

Terremotos acontecem devido ao movimento dessas placas tectônicas. No entanto, também podem acontecer por causa de atividades vulcânicas e do colapso de estruturas internas da Terra. Os movimentos das placas fazem com que uma grande quantidade de energia se acumule na superfície da Terra, fazendo-a tremer.

O Brasil, entretanto, não está localizado na borda de nenhuma placa tectônica. Na verdade, o país encontra-se localizado no meio da placa sul-americana. Como terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, é por isso que não ocorrem terremotos significativos no Brasil.

Mas isso não significa que a terra não treme no Brasil. Na verdade, os choques sísmicos observados no país são leves e não causam grandes danos ou desastres.

A terra ainda treme no Brasil

De acordo com o site Earthquake Track, o Brasil apresentou 13 terremotos nos últimos 365 dias. Todos eles localizados no oeste do Brasil, próximo ao Peru e Colômbia. Nesses países, atividades vulcânicas e abalos sísmicos são muito mais comuns. Ainda de acordo com o site, a maioria desses terremotos foram considerados terremotos moderados de magnitude em torno de 4,5 na Escala Richter.

Pesquisadores afirmam que tremores de magnitude 3 ocorrem em média duas vezes por mês no Brasil, enquanto tremores de magnitude 4 acontecemduas vezes por ano. Os tremores de magnitude 5, entretanto, ocorrem apenas uma vez a cada 50 anos no país.

O que podemos entender com esses fatos é: embora terremotos moderados ainda sejam percebidos no Brasil, o risco sísmico é relativamente baixo em comparação com outros países da América do Sul, graças à localização do Brasil em uma região estável na placa tectônica.

Aprenda português no Rio de Janeiro e vivencie a cultura brasileira na Caminhos Language Center.



Leave a Comment