Nicky é um aluno da Caminhos Language Centre. Em uma série de posts ele vai descrever sua experiência em suas 16 semanas de curso de Português. Nick é um falante nativo de Inglês, e nunca estudou outra língua antes. Ele vai ficar no Brasil por 6 meses, no Rio de Janeiro principalmente. Acompanhe as aventuras do Nick a cada semana com sua experiência de aprendizado, as atividades da escola, e avida no Rio pela visão de um recém chegado.

Melhorando

Então, eu não sou mais um iniciante oficialmente. Fiquei muito feliz ao saber que me saí muito bem no nosso teste ao final do curso A. Daí eu me mudei para a minha nova turma de nível B1 e percebi que eu não poderia mais me esconder por trás da imagem de novato em português. De jeito nenhum, eu estou no nível pré-intermediário e está na hora melhorar.

klein

Nossa nova turma é composta por um número maior de pessoas que falam espanhol que a minha turma anterior. Eu acho que quem fala espanho tem uma vantagem e uma desvantagem quanto a aprender português. A vantagem é que eles já tem uma boa noção das regras gramaticais do português e muito do vocabulário é semelhante ou mesmo igual ao espanhol. O último ponto forte deles, mas ainda uma espada de dois gumes: as vezes, os falantes de espanhol acabam usando de “falsos cognatos”. O que muitas vezes pode ser composto por um sotaque bem forte, resultando no estudante falando em um tipo de Portunhol (uma mistura peculiar de Português e Espanhol). Dito isso, na maior parte das vezes eu me encontro sentindo um pouco de inveja de como eles conseguem aprender o português tão rápido.

Com um novo nível vem um novo professor, e Antonio trouxe uma nova onda de energia para o nosso grupo. Antonio é um carioca completo, e introduzindo uma novo estilo de conversação bem interessante e interativo. Nossas aulas agora são conversação em 95% do tempo, com vários assuntos interessantes para se debater e discutir. As vezes os assuntos são bem diretos e outras vezes eles são mais complicados. Quando me vi discutindo acaloradamente sobre os benefícios do Capitalismo sobre os modelos econômicos, eu percebi que os dias de “Oi, meu nome é tal, eu tenho tantos anos” acabaram.

Piorando

Infelizmente o clima do Rio decidiu dar uma mudança de 180 graus. Ao invés do calor e brilhante sol, o céu do Rio resolveu fechar e com a chuva também vieram trovões e relâmpagos. Algumas noites nós temos verdadeiros espetáculos, mas não é uma coisa que você quer pegar quando está na rua.

blog Nick weather

Imagem do meu telefone: não é a melhor hora pra se vestir uma sunga. Mas tem mesmo um tempo certo pra isso?

Pode ter sido o clima, mas eu acabei pegando uma gripe no começo da minha sexta semana de curso na Caminhos. Como alguém consegue ficar gripado no Rio de Janeiro no meio do verão eu não consigo entender, mas eu acabei caindo nessa e fiquei por fora do curso pela semana inteira.

Passando o tempo

Na maior parte dos dias que passei em casa, então eu pude ficar em dia com os meus programas de TV favoritos e também assisti a várias novelas da TV Globo (a emissora mais popular do Brasil em toda a sua extensão).

Poster-oficial-da-luta-entre-Anderson-Silva-e-Nick-Diaz-para-o-UFC-183-size-598

Além das novelas e do futebol, a paixão ascendente dos brasileiros, dentre os homens e mulheres, é o MMA e o UFC (Ultimate Fighting Championship). Nesse fim de semana nós assistimos ao retorno do brasileiro e garoto-propaganda do MMA, Anderson Silva para a luta UFC 183 depois de se curar da luta em que quebrou os ossos da canela. Era uma luta do brasileiro contra um americano, e só poderia ter um vencedor, com Silva levando a melhor. Ele deu uma entrevista muito emocionado, e disse pra multidão em Los Angeles que aquele era um dia muito feliz para os brasileiros em todo o mundo. Suas palavras não precisavam ir muito longe, pois na platéia estava lotada com fãs brasileiros bem vigorosos que pagaram uma verdadeira fortuna para assistir pessoalmente a luta em Los Angeles. Se isso não é um sinal de que os brasileiros estão mesmo empolgados com o esporte, então eu não sei o que é estar empolgado.