30 Jul

Aprender um novo idioma nunca é algo fácil. É definitivamente um desafio. Frequentemente ouvimos pessoas dizendo que português é a língua mais difícil de aprender. Mas será que isso é mesmo verdade? Temos certeza de que qualquer idioma tem suas características, peculiaridades e graus de dificuldade.

Em um mundo globalizado, quanto mais idiomas você falar, melhor. Afinal, saber diversas línguas não é bom apenas para os negócios. Também é um ótimo aliado para fazer conexões, conhecer novas pessoas e culturas. Sem falar que facilita muito na hora de viajar o mundo.

português é a língua mais difícil de aprenderA dificuldade que uma pessoa pode ter para aprender um novo idioma dependerá de diferentes fatores. Por exemplo, quais línguas esta pessoa já fala. Alguém que conhece espanhol, italiano ou francês acaba aprendendo português mais rapidamente, sem grandes dificuldades. Como esses idiomas são da família do Latim, acabam sendo bastante semelhantes em estrutura e vocabulário.

Um falante de japonês, por outro lado, provavelmente achará o português bastante difícil, pois não há muitas semelhanças entre os dois idiomas. Portanto, um estudante asiático pode ter dificuldades ao procurar essas similaridades que facilitariam seu entendimento. Mas isso não significa que ele também não possa aprender português efetivamente. Provavelmente serão necessárias apenas algumas aulas a mais para se adaptar melhor ao idioma.

Em outras palavras: falantes de cada idioma encontrarão dificuldades diferentes ao aprender português.

Algumas dificuldades que um estudante estrangeiro pode ter ao aprender português:

Sons nasais

A língua portuguesa apresenta muitos sons nasais. Vogais e ditongos nasais como “ã”, “om”, “ãe” e “em” podem ser complicados de pronunciar. “Pão” é uma das palavras que nossos alunos têm mais dificuldade de aprender a pronúncia correta. Especialmente porque esse é um assunto delicado — pronuncie “pão” de forma errada e você poderá ficar envergonhado. Veja esta postagem no blog se quiser saber o porquê.

Verbos

Português pode parecer complexo por causa de todas as conjugações verbais. No entanto, depois de um tempo, você acaba entendendo que os verbos regulares têm padrões semelhantes e tudo fica mais fácil. Obviamente, os verbos irregulares serão mais difíceis para qualquer um aprender. Contudo, temos certeza de que você pegará o jeito da coisa eventualmente.

books-to-learn-brazilian-portugueseS com som de Z

Se você está concentrando seus estudos no português escrito, pode ter dificuldades com algumas palavras. Tipo: por que escrevemos a palavra “casa” com S se ela tem som de Z? Seu professor o ajudará a entender tudo isso!

Sotaques regionais

O Brasil é um país imenso e a língua portuguesa apresenta grande variação entre as regiões. A maneira como as pessoas falam em Santa Catarina é muito diferente da maneira como os moradores locais falam em Pernambuco. Embora São Paulo e Rio de Janeiro sejam próximos, os sotaques regionais são muito diferentes em cada estado. Não se preocupe se achar difícil entender o português ao visitar outras partes do Brasil. Até mesmo os brasileiros às vezes têm dificuldade para entender os diferentes sotaques do país.

Falsos amigos

Português é conhecido por ter muitos “falsos amigos”. São palavras que têm uma sonoridade muito semelhante, mas significados completamente diferentes. O professor Lennon fez um vídeo no IGTV da Caminhos sobre os falsos amigos em português. Confira!

Regras e exceções

Acredite! Parece que para cada regra na gramática do português, haverá pelo menos uma exceção! Até mesmo brasileiros nativos com acesso à boa educação falam ou escrevem errado de vez em quando por causa disso. Siga a hashtag #CaminhosTips no Instagram ou Facebook e aprenda dicas incríveis para melhorar ainda mais o seu português. Temos novas dicas interessantes para você toda semana.

Não é um bicho de sete cabeças!

Is Portuguese the hardest language to learnNo final das contas, português pode ser a língua mais difícil de aprender. Mas também pode ser a mais fácil. Tudo depende do seu histórico linguístico e dos seus esforços para aprender.

Você pode até ter dificuldades com a pronúncia ou o entendimento no começo. Mas se mantiver sua motivação e tornar o aprendizado de português divertido para si mesmo, não há razão para não prosperar.

Caminhos Language Center oferece uma grande variedade de cursos de português — você pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Nossos cursos de português em grupo são uma maneira divertida e interativa de aprender português em um ambiente grupal descontraído. As aulas particulares são adaptadas às suas necessidades individuais — você pode escolher a hora, o local e o foco das suas aulas. O programa Rio Immersion é uma aula de português divertida e dinâmica fora da escola, em que você poderá explorar a cidade do Rio de Janeiro enquanto aprende o idioma. O treinamento para o Celpe-Bras é uma aula particular focada na preparação para o exame Celpe-Bras. E se você estiver no Brasil por um curto período, o nosso curso Português de Sobrevivência de 4 horas o ajudará com um português básico para que você possa viajar pelo país.

Junte-se à família Caminhos! Reserve suas aulas agora!



Leave a Comment