31 Ago

Dante Larini foi um aluno em Caminhos Language Centre e voluntário em Mais Caminhos. Nesse blog ele escreve sobre sua experiência como voluntário.

Foi inesperado para mim, fazer parte do Mais Caminhos. Eu estou atualmente fazendo um estágio aqui no Rio. Contudo, não há muito para eu fazer, eles só precisam de mim duas vezes por semana. Eu conheci Mais Caminhos quando tive aulas de português em Caminhos Language Centre. Eu então pensei comigo que me voluntariar para essa organização seria uma experiência interessante e recompensadora.
Depois que eles aceitaram meu pedido para participar como voluntário, Mais Caminhos me confiou a tirar fotos e fazer vídeos deles em suas atividades diárias com as crianças, para postar em várias mídias sociais. Um fotógrafo normalmente não participa da foto, ele geralmente está capturando a foto. Mas foi impossível para mim, apenas observar. Esse blog é sobre como eu me senti nessa modesta atividade aqui, descrita abaixo por três atividades.

Meu primeiro dia em Mais Caminhos ocorreu durante aulas de inglês.
Emille teaching English

Mesmo eu tendo estado um pouco nervoso antes de conhecer as crianças, esse sentimento rapidamente desapareceu. Eles me aceitaram, o fotógrafo desconhecido, como um deles! Eles imediatamente começaram a me chamar de TIO. Depois de nos apresentarmos, nós começamos a aula de inglês. Porque cada criança tem uma tarefa específica todo dia, a pequena Emily estava encarregada de corrigir um exercício de inglês. Ela levou sua tarefa tão a sério, sendo severa, mas justa! Eu pude ver a paixão que ela tinha pela tarefa como uma professora. Esse exemplo mostra como essas crianças são encorajadas a desenvolver seus potenciais, participando ativamente em muitas atividades educativas em Mais Caminhos.
Mais a frente, eu fiquei muito impressionado com o jeito como cada criança tem uma tarefa definida para o dia. Eles todos fazem isso com muita responsabilidade. Na minha opinião, isso é um sinal de sucesso da implementação da metodologia da Disciplina Positiva.

A segunda experiência foi durante uma excursão na praia de Copacabana com as crianças de mais Caminhos. Eles estavam todos tão entusiasmados! De novo me surpreendia o sucesso da implementação da metodologia da Disciplina Positiva. Primeiro, porque eles estavam todos correndo, foram lembrados sobre as regras que eles tinham que respeitar quando estão nas ruas (o que incluía não correr). Isso é muito interessante, como as crianças sabem, a implementação das regras é responsabilidade deles. Depois de alguns lembretes dos educadores, eles respeitaram muito bem as regras. Como o sistema de tarefas mencionado acima, o respeito as regras é um jeito eficiente de fazer as crianças se familiarizarem com responsabilidades. Eu fiquei muito impressionado.

Na praia, as crianças tinham uma bola! Eu particularmente apreciei a demonstração de trabalho em equipe. Eu sugeri que construíssem um castelo de areia. Logo em seguida, todas as crianças participaram da grande construção. Era lindo vê-los trabalhando juntos em um projeto em comum.

 

A Terceira e ultima atividade mencionada nesse blog foi durante uma aula de teatro.
Toda Quarta-feira um professor de teatro, Creo Kellab vem dá para as crianças alguns exercícios de atuação e criam pequenas peças. Foi uma grande experiência vê-las participando com tanta energia e determinação.
Um acontecimento em particular que vale ser mencionado. Uma das crianças estava um pouco tímida durante a aula. Em um certo ponto, ele decidiu que não queria mais participar. Então a peça que ensaiaram não aconteceria mais. Ao invés de apenas deixá-lo ir, como a maioria das crianças fariam, eles todos tentaram convencê-lo e acalmá-lo de um jeito construtivo. Para mim, isso reflete o senso de responsabilidade e de união deles, duas características de desenvolvimento pessoal que a metodologia de ensino de Mais Caminhos encoraja. Mais Caminhos abraçou a Disciplina Positiva para tornar essas crianças desprivilegiadas em jovens e brilhantes cidadãos de suas comunidades.

Em conclusão, In conclusion, because it was impossible to be just an observer. This unexpected disposition allowed me to know kids with so much potential, energy and will to develop themselves.O programa Mais Caminhos está ajudando muito essas crianças ao ajudá-las com seus desenvolvimentos pessoais. Observar e participar disso, mesmo que por um curto período de tempo, foi uma experiência linda.