26 Ago

Você já decidiu que vai passar as férias na Cidade Maravilhosa. O próximo passo é escolher onde ficar no Rio de Janeiro. Afinal, o Rio é uma cidade grande e escolher o local da sua estadia pode ser fundamental antes de qualquer outro plano.

Claro, o bairro mais famoso do Rio de Janeiro é Copacabana. Mas talvez esse não seja o local ideal para você ficar. Você precisa levar em consideração sua personalidade, o tipo de turismo que pretende fazer e o que planeja visitar antes de escolher o local mais óbvio.

Então, onde ficar no Rio de Janeiro?

Lapa

where to stay in rio de janeiro lapa

A Lapa é um bairro boêmio, com vida noturna animada e atrações culturais nos arredores. Longe do cenário praiano, é um lugar onde os cariocas vão para se divertir. Se você quiser conhecer moradores locais e se divertir, este é o lugar certo para você.

O bairro tem muitas opções de bares e casas noturnas, muito frequentadas à noite. A Lapa também fica a uma curta distância do centro da cidade. E é no Centro que estão os museus, igrejas antigas, monumentos famosos e edifícios históricos, perfeitos para um passeio a pé.

Existem muitas opções de hostels na Lapa e as pessoas que se hospedam por lá costumam ser jovens em busca de férias divertidas no Rio. Hospedar-se na Lapa é muito mais acessível do que em regiões como Copacabana e Ipanema.

Enquanto estiver na Lapa, não deixe de visitar a Escadaria Selarón, a Catedral Metropolitana e o famoso Aqueduto Carioca. As opções de vida noturna incluem boates tradicionais como Rio Scenarium, Lapa 40 Graus, Circo Voador e Clube dos Democráticos.

Santa Teresa

onde ficar no rio de janeiro santa teresa

Este charmoso bairro é o coração cultural do Rio de Janeiro. Existem hostels estilosos, pousadas aconchegantes e hotéis boutique em Santa Teresa que fazem com que o turista se sinta em casa.

Com edifícios históricos, casas coloridas e atmosfera de vilarejo, Santa Teresa é uma escolha popular entre os artistas que gostam de visitar galerias, centros de arte e bares alternativos.

Localizada em uma colina, Santa Teresa oferece excelentes vistas do Rio de Janeiro. No Parque das Ruínas, por exemplo, você pode relaxar e passar um dia tranquilo enquanto aprecia a natureza e a paisagem. O Parque das Ruínas também promove eventos de música ao vivo, exposições e workshops.

Enquanto estiver em Santa Teresa, não deixe de fazer um passeio de bonde, passeando pelas ruas, atravessando os Arcos da Lapa e explorando o bairro.

Botafogo

donde alojarse en Rio de janeiro botafogo

Botafogo não é um bairro turístico, nem praiano, nem cultural. No entanto, é um dos melhores lugares para se hospedar no Rio por causa de seu ótimo acesso ao transporte público e sua proximidade com praticamente todos os outros bairros da cidade. Resumindo, é muito fácil e barato ir para qualquer lugar a partir de Botafogo.

Mas não pense que estar no meio de tudo é a única coisa boa deste bairro. Botafogo é uma área que está em alta, com restaurantes inovadores, bares badalados e cafés e padarias descolados.

A praia de Botafogo tem uma vista incrível do Pão de Açúcar. No entanto, a água lá é imprópria para banho. Mas você ainda pode descansar e deitar na areia para se bronzear.

Copacabana

onde ficar no rio de janeiro.

Quando você pensa em onde ficar no Rio de Janeiro, Copacabana é com certeza o primeiro lugar que vem à mente. Afinal, não é apenas o bairro mais famoso do Rio, mas também um dos lugares mais conhecidos do mundo.

A verdade é que Copacabana tem de tudo: fácil acesso a transporte público, ótimos bares e restaurantes, opções ilimitadas de lojas e supermercados e inúmeros hotéis. Sem falar que é o lar da mundialmente famosa Praia de Copacabana.

No entanto, por ser um dos bairros mais famosos do mundo, Copacabana também é bastante movimentada, com muita agitação em cada esquina e pessoas andando por todo lado.

Copacabana abriga hotéis exclusivos, como o Copacabana Palace, Emiliano e Fairmont Rio. Por outro lado, também hospeda pousadas a preços acessíveis em torno de R$70 por noite. Como já mencionamos, Copacabana tem de tudo.

Não se esqueça de visitar o Forte de Copacabana para um gostoso café da manhã quando estiver no Rio de Janeiro.

Leia mais em nosso blog: Curiosidades Sobre a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Ipanema

donde alojarse en Rio de janeiro

Ah! A Garota de Ipanema e sua energia de Bossa Nova!

Ipanema é um bairro praiano, uma área de classe média alta que oferece bons restaurantes, lojas e acomodações. A Praia de Ipanema tem 2,6 quilômetros de extensão, sendo conectada pela Praia do Arpoador em uma extremidade e Praia do Leblon na outra.

Copacabana e Ipanema ficam lado a lado. Ainda assim, como Ipanema tem menos opções de hospedagem do que Copacabana, pequenos hotéis e pousadas são um pouco mais caras. Porém, se você prefere ficar em um bairro mais tranquilo, com menos barulho e gente nas ruas, Ipanema é a escolha certa para você.

Ipanema também abriga a Caminhos Language Centre, a maior e mais interessante escola de português do Rio de Janeiro. Portanto, se você está pensando em vir ao Brasil para estudar português, este é definitivamente um ótimo lugar para você ficar.

Ipanema também fica a poucos passos dos bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa, o que torna muito mais fácil para você explorar a zona sul do Rio.

Leia mais em nosso blog: Um pouco sobre a história de Ipanema.

Leblon

where to stay in rio de janeiro leblon

O Leblon é um bairro nobre, lar de alguns dos moradores mais ricos do Rio. Na verdade, o Leblon tem o segundo metro quadrado mais caro do Brasil.

Por ser uma área mais residencial, o custo de vida é mais alto no Leblon. Afinal, lojas, supermercados e restaurantes não são tão abundantes como em outros bairros. Também há menos opções de transporte público. Mas se você está em busca de paz e sossego, ainda relativamente perto de bairros mais movimentados e com uma localização nobre, o Leblon é o lugar ideal para você.

A Praia do Leblon é mais tranquila e limpa. As cobertura no Leblon proporcionam vistas incríveis do oceano, da lagoa e, possivelmente, do Corcovado.

A Rua Dias Ferreira oferece excelentes experiências gastronômicas que você definitivamente deve experimentar se for um amante da gastronomia. E se você gosta de moda, o Shopping Leblon possui inúmeras lojas luxuosas e sofisticadas.

Ao final, o Leblon é um local perfeito para famílias com crianças, visitantes de alto padrão e pessoas que gostam de serviços exclusivos.

Barra da Tijuca

onde ficar no rio de janeiro barra

A Barra da Tijuca é como se fosse o subúrbio do Rio, já que está longe do centro da cidade. Lá, as pessoas moram em condomínios e residenciais fechados. É um bairro moderno, com ruas arborizadas e prédios altos.

Apesar de ser uma área moderna e lar de muitas celebridades brasileiras, hospedar-se na Barra não é tão caro quanto você imagina. Os hotéis da Barra costumam ter um clima descontraído de resort, com grandes piscinas, áreas de lazer e serviços exclusivos.

A Barra tem as praias mais calmas e tranquilas do Rio de Janeiro. Também é provavelmente a região mais segura em toda a cidade.

Mas fique atento, pois a Barra da Tijuca fica bem longe dos pontos turísticos mais famosos do Rio, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Então, se é a sua primeira vez no Rio e você planeja conhecer tudo, a Barra não é o lugar ideal para você ficar.

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Se você está procurando sobre os hotéis mais famosos do Rio de Janeiro, veja nossa postagem no blog. E se você está planejando ter uma experiência completa no Brasil, a Caminhos também pode ajudá-lo com opções de hospedagem em casa de família no Rio de Janeiro.



Leave a Comment