03 Dez

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do planeta. Você pode ler mais sobre isso em nossa postagem Biodiversidade no Brasil: Um País Megadiverso. O Brasil também é o segundo país com mais espécies endêmicas do mundo, abrigando uma riqueza de animais impressionante. Alguns animais nativos do Brasil incluem a arara-azul, o tamanduá-bandeira e a sucuri.

Na lista abaixo, mencionamos apenas algumas das milhares de espécies de animais do Brasil. Confira!

animals of brazil native

Anta-brasileira

A anta-brasileira tem uma tromba flexível e preênsil, usada para segurar objetos como folhas e alimentos. Ela também funciona como um snorkel ao nadar. A anta-brasileira é o maior mamífero terrestre vivo da Amazônia, pesando cerca de 200 quilos e chegando a atingir 220 centímetros de comprimento.

Arara-azul 

A arara-azul é a maior entre as espécies de arara. Suas penas têm coloração azul-cobalto ao longo de seu corpo e amarelas ao redor dos olhos e na área do bico. A arara-azul é uma espécie ameaçada de extinção devido ao comércio ilegal de pássaros e ao desmatamento.

Ararajuba 

A ararajuba é um papagaio de médio porte, uma das espécies endêmicas de animais do Brasil. Sua plumagem é amarela brilhante com coloração verde na parte extenra das asas. Assim como a arara-azul, a ararajuba também está ameaçada de extinção devido ao comércio ilegal de pássaros e ao desmatamento.

animais do brasil nativos

Ariranha 

A ariranha é um mamífero carnívoro. É uma espécie social, com grupos familiares que consistem tipicamente de três a oito membros. Elas têm uma pelagem impermeável, pernas curtas e uma longa cauda que as ajuda a nadar. Além disso, seus olhos grandes e bigodes longos as auxiliam a detectar presas na água.

Boto-cor-de-rosa

O boto-cor-de-rosa muda de cor de cinza para rosa conforme ficam mais velhos. É a maior espécie de golfinhos fluviais, podendo atingir 245 centímetros de comprimento e 200 quilos. Além disso, a espécie apresenta nadadeiras e caudas potentes, uma nadadeira dorsal pouco proeminente.

Os indígenas acreditam que os botos-cor-de-rosa são criaturas mágicas que podem assumir a forma de um homem bonito para seduzir mulheres das aldeias durante a madrugada.

Capivara

A capivara é o maior roedor vivo do mundo. Elas podem ser encontradas no cerrado brasileiro e em florestas densas próximas a corpos d’água. É uma espécie altamente social, geralmente vivendo em grupos de 10 a 20 indivíduos. As capivaras são mamíferos semiaquáticos, pertencendo ao mesmo grupo de roedores do porquinho-da-índia.

animales de brasil nativos

Fila Brasileiro 

Embora o Fila Brasileiro não seja um animal selvagem, vale a pena mencioná-lo nesta lista. O Fila Brasileiro  é um cão de raça de grande porte desenvolvido no Brasil. Por causa de suas características únicas, eles foram criados principalmente para serem usados como cães de trabalho e de guarda, para proteger o gado e as plantações. É conhecido como o cachorro nacional do Brasil.

Jacu

O jacu é uma ave que mede em média 73 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1,2 kg. Eles são um recurso muito importante para os ecossistemas tropicais por causa de seu papel na dispersão de sementes nas florestas. O café Jacu, um dos cafés mais caros do mundo, é produzido a partir de grãos colhidos nas fezes dessas aves. Esses pássaros se alimentam apenas dos grãos de café mais maduros, produzidos à sombra da floresta. Um pacote contendo 120 gramas de café Jacu pode custar cerca de US$100.

Lobo-guará 

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Tem pernas longas e finas e uma pelagem avermelhada. Seu corpo é estreito e suas orelhas são grandes e eretas. Os lobos-guará são onívoros e habitam principalmente a região de cerrado do Brasil. O lobo-guará estampa o design sa mais nova nota de R$200 do Brasil.

animals of brazil endemic

Mico-leão-dourado 

O mico-leão-dourado tem pelo vermelho-dourado espesso, cauda longa e movimentos ágeis. Eles são endêmicos da Mata Atlântica do Rio de Janeiro e são considerados uma espécie em extinção devido à urbanização da área costeira do Brasil. No mais, o mico-leão-dourado se alimenta de frutas, lagartos e insetos.

Onça-pintada

A onça-pintada é um dos animais mais famosos do Brasil. Elas são o terceiro maior felino do mundo e também o mais forte. 90% da população de onças-pintadas da América do Sul vive no Pantanal, caçando jacarés, tamanduás e capivaras. Ao contrário da maioria dos outros felinos de grande porte, a onça-pintada não é avessa à água – na verdade, é uma ótima nadadora.

Peixe-Boi-da-Amazônia

O peixe-boi-da-Amazônia é um mamífero aquático que vive exclusivamente em ambientes de água doce, especificamente na Amazônia brasileira. Atualmente consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como uma espécie ameaçada de extinção. Os caçadores geralmente matam esse animal por sua abundante carne e óleo. O peixe-boi-amazônico é um mamífero herbívoro, que se alimenta exclusivamente de algas e plantas aquáticas. No entanto, o peixe-boi pode eventualmente pesar até 300 quilos e medir até 2,5 metros.

animals of brazil animais do brasil animales de brasil

Pica-pau-amarelo 

O pica-pau-amarelo é bastante comum na floresta de várzea da Amazônia. Eles têm plumagem amarela e, às vezes, apresentam penas marrons na cabeça e nas costas. O pica-pau-amarelo alimenta-se principalmente de formigas, cupins, frutas e sementes. Este animal é muito famoso no Brasil por dar nome a uma famosa série de livros de fantasia do escritor brasileiro Monteiro Lobato, chamada Sítio do Pica-Pau Amarelo. Esses livros também foram adaptados para filmes e diversos programas de TV, muito populares no Brasil desde 1977.

Sucuri 

A sucuri é a espécie de cobra mais pesada e uma das mais longas do mundo, atingindo até 5 metros de comprimento. Essas cobras podem ser encontradas nas bacias dos principais rios brasileiros. A vida aquática ajuda a suportar o peso e a circunferência da sucuri. Esta espécie é pesada e musculosa. Além disso, são noturnas, terrestres e não peçonhentas, alimentando-se de pássaros, peixes, mamíferos e répteis. A digestão de uma única refeição pode levar duas semanas ou mais.

Tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira não tem dentes. No entanto, sua longa língua o ajuda a lamber as formigas e cupins que consomem. Eles costumam viver em vários habitats, incluindo florestas tropicais e secas, cerrados e campos abertos. O tamanduá-bandeira não é agressivo. No entanto, quando estão em perigo, levantam-se com as patas traseiras, usam a cauda para se equilibrar e atacam com garras perigosas.

Tatu 

Tatus são animais que apresentam o corpo coberto por placas ósseas, que funcionam como armaduras, protegendo-os de predadores. O Brasil mantém dez espécies de tatu em seu território, incluindo o tatu-canastra, o tatu-galinha, o tatu-bola e o tatu-de-quinze-quilos. A maioria dessas espécies é onívora, alimentando-se de plantas, frutas, insetos e larvas. A maioria dos tatus cava tocas e dorme até 16 horas por dia.

Explore a cultura brasileira enquanto estuda português com a Caminhos Language Centre.



Leave a Comment