05 Nov

O Brasil é o país com maior diversidade biológica do mundo. Ele ocupa o primeiro lugar entre os 17 países megadiversos da Terra. De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade no Brasil está em constante expansão, com uma média de 700 novas espécies de animais descobertas a cada ano.

A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileira. Na verdade, a abundante vida selvagem representa mais de 20% do número total de espécies do planeta. E isso não é tudo: o Brasil também é rico em socio-diversidade, com mais de 200 povos indígenas e outros grupos distintos.

País megadiverso

Países megadiversos são nações que abrigam a maioria das espécies de plantas e animais da Terra. Estudos estimam que existam entre 10 e 50 milhões de espécies da fauna e da flora no mundo. No entanto, os cientistas só conseguiram classificar e nomear cerca de 1,5 milhão de espécies até agora.

Entre essas espécies, aproximadamente 20% estão presentes no Brasil.

Confira alguns números surpreendentes da biodiversidade no Brasil:

  • Cerca de 5.000 espécies de fungos
  • Mais de 32.000 espécies de plantas frutíferas
  • Cerca de 1.300 espécies de samambaias
  • Entre 90.000 e 120.000 espécies de insetos
  • Mais de 3.500 espécies de peixes
  • Cerca de 1.800 espécies de pássaros
  • Mais de 650 espécies de mamíferos

Economia e biodiversidade no Brasil

A biodiversidade no Brasil também é muito importante para a economia nacional. Só o setor do agronegócio corresponde a 21% do PIB brasileiro. Além disso, várias espécies de plantas originárias do Brasil têm grande importância na economia global, como o abacaxi, a castanha do Pará, a mandioca, o caju e a cera de carnaúba.

Além disso, grande parte das exportações brasileiras também provém desses tipos de produtos, especialmente café, soja e milho.

Principais biomas do Brasil

O Brasil possui um extenso território, com clima e solo diversos, o que permite diferentes condições ambientais. Esses fatores levam a diferentes tipos de ecossistema.

Amazônia

amazon biome biodiversity brazil

A Amazônia é a maior formação florestal do planeta. Ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A maior parte da vegetação no interior da região é de floresta tropical. No entanto, esse bioma também contém várzeas, savanas, mata de terra firme e mata de igapó. A Amazônia cobre partes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Estudos acreditam que a Amazônia é o lar de quase 60% de toda a vida no planeta. No entanto, apenas 30% delas são conhecidas pela ciência. Seu clima é quente e úmido, com temperaturas que variam de 20ºC a 41ºC.

Caatinga

caatinga biodiversidade do brasilA Caatinga está localizada na região Nordeste do Brasil e representa 10% do território brasileiro. Possui espécies de plantas que se adaptam à falta de água da região. A Caatinga é uma floresta espinhosa, que consiste principalmente de cactos e arbustos com galhos retorcidos, que perdem suas folhas sazonalmente. Além disso, possui um clima semi-árido, com temperaturas entre 24ºC e 26ºC.

Cerrado

cerrado biodiversidade do brasil

O Cerrado é um bioma do tipo savana, caracterizado por árvores amplamente espaçadas. Cobre cerca de 21% do território brasileiro e está localizado nas terras altas do Brasil central. Durante as temporadas de seca, há uma grande possibilidade de incêndios florestais na região.

WWF considera o Cerrado a savana mais rica do mundo biologicamente.

Mata Atlântica

atlantic forest biodiversity in brazilA Mata Atlântica é um dos cinco hotspots ecologicos mais importantes do planeta. É também a maior reserva da biosfera reconhecida pela UNESCO. Estende-se ao longo da costa do Brasil e é caracterizada por alta biodiversidade e endemismo. A Mata Atlântica abriga cerca de 20.000 espécies de plantas.

Também existem milhares de espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios na Mata Atlântica. Essas espécies incluem onças ameaçadas de extinção, micos-leões-dourados, macacos-aranha, preguiças-de-três-dedos e araras vermelhas. Entre as plantas mais comuns da Mata Atlântica estão o ipê, pau-brasil, jacarandá, jequitibá e palmeiras.

Infelizmente, a expansão das cidades e o desenvolvimento costeiro transformaram a vasta floresta na região mais densamente povoada e industrializada da América Latina. Na realidade, aproximadamente 70% da população brasileira vive dentro da Mata Atlântica.

Pantanal

pantanal brazil

O Pantanal é a maior planície alagada do Brasil. Por alguns meses do ano, certas áreas podem estar parcial ou totalmente submersas. Este ecossistema é formado por terrenos geralmente arenosos, cobertos por diferentes fisionomias devido à variedade de microrregiões e regimes de inundação.

O Pantanal possui mais de 260 espécies de peixes, 700 espécies de pássaros e 90 espécies de mamíferos. É também lar de 160 espécies de répteis, 1.000 espécies de borboletas e 1.600 espécies de plantas.

Com um clima tropical continental, as temperaturas chegam a 32ºC no verão e 21ºC no inverno.

Preservação

De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas a biodiversidade também possui valores ecológicos, genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais, culturais, recreativos e estéticos. Ela desempenha um papel crítico na manutenção dos ecossistemas que são as bases essenciais para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar humano.

O Brasil possui mais de 55% de cobertura vegetal nativa e 15% da água doce do planeta. Essa biodiversidade reforça a importância das políticas de conservação e do uso sustentável dos biomas. Poluição, desmatamento e superexploração são responsáveis pela redução da biodiversidade do planeta. Portanto, precisamos refletir e estar atentos à necessidade de cuidar da diversidade da vida na Terra.

Estude português na Caminhos Language Centre e explore o Rio de Janeiro.



Leave a Comment