15 Jun

Há muitas desculpas que podem facilmente dissuadir um indivíduo de tentar aprender um novo idioma. Algumas desculpas populares vão desde “eu sou muito velho” até “é muito caro”. Eu não acredito nisso. Assim, neste artigo, estaremos explorando as melhores maneiras de aprender um novo idioma – para todos.

Cursos de idiomas

Portanto, no espírito da Caminhos Language Centre, achei melhor começar esta postagem com os benefícios dos cursos de idiomas. Os cursos são uma ótima maneira para aprender um novo idioma por causa de sua natureza interativa e dinâmica. Os cursos em grupo são sociais e proporcionam uma atmosfera de apoio na qual todos os alunos podem aprender com os erros uns dos outros. Os aspectos de camaradagem e encorajamento de grupo, combinados com a garantia de aprendizagem entre os colegas no mesmo nível, contribuem para uma experiência estimulante e memorável!

Pontos de bônus para cursos de idiomas que oferecem atividades sociais extracurriculares, por exemplo, passeios culturais e experiências de vida noturna, como visitas a bares. As atividades sociais que incluem algum tipo de imersão cultural não são apenas divertidas, mas também uma forma eficaz de praticar e internalizar a língua estrangeira! Na Caminhos Language Centre, há uma variedade de atividades para você escolher. Você pode se juntar a nós para um jogo de vôlei de praia na Praia de Ipanema, ou se inscrever para aulas de culinária, aulas de samba, passeios de bicicleta e muito mais!

Imersão

learn a new language tips 2O que me leva ao meu próximo ponto – Imersão. A imersão cultural e linguística pode ser assustadora no começo, mas, contanto que você continue se esforçando, progressivamente absorverá o aprendizado até que, finalmente, possa acompanhar uma conversa por inteira. Faça amigos brasileiros! Ou encontre um brasileiro “mais que amigos” 😉 Participe de um clube! Um clube de esportes, um clube de xadrez. Qualquer coisa que te deixe constantemente exposto ou interagindo em português e, assim, aprendendo constantemente.

Para aqueles que não podem pagar cursos de imersão ou viagens; tenho boas notícias para você! Há muitas maneiras de mergulhar em uma língua sem precisar sair de casa! Por exemplo, músicas são uma maneira fantástica e divertida de desenvolver vocabulário, pronúncia e gramática de uma maneira aparentemente sem esforço.

Pessoalmente, acho que ouvir música em português é ótimo para o meu progresso. Eu recomendo aprender as letras das músicas de cor, e então dissecar os versos peça por peça, tentando entender cada nuance. Uma vez que você tenha uma boa compreensão da canção, recomendo fortemente que você cante, cante e cante. No chuveiro, em casa sozinho, em uma caverna – onde quer que seja! Cantar em uma língua estrangeira em voz alta é uma maneira muito eficaz de melhorar a pronúncia, bem como aprender novos vocabulários e expressões idiomáticas divertidas.

Filmes Brasileiros

O mesmo vale para filmes e séries em português; assista filmes brasileiros. Assista-os com legendas em sua língua nativa para começar e quando estiver mais avançado na língua estrangeira, tente mudar as legendas para o português! (Isso ajudará você a se familiarizar com o português formal, rápido e do dia-a-dia, sem sequer tirar o seu pijama!)

Não há uma idade certa para começar a aprender

Finalmente, vou abordar o equívoco comum de que apenas crianças pequenas podem aprender línguas estrangeiras. Embora haja uma hipótese de que há um “período crítico” entre as idades de 5 e 12 anos, que é o momento ideal para a aquisição da linguagem, há também uma abundância de estudos que demonstram os benefícios de se aprender uma nova língua durante a idade adulta. Por exemplo, o cérebro está sempre se desenvolvendo, e aprender uma nova língua pode aumentar o tamanho do cérebro, especificamente o hipocampo (a área do cérebro responsável por formar, armazenar e recuperar memórias). Então, aprender uma língua estrangeira já adulto pode fazer com que você fique mais inteligente.

Então eu digo, vá em frente! Não existe ser “bom” ou “ruim” com línguas, tudo tem a ver com a sua motivação, determinação e perseverança. Em conclusão, meu último conselho seria perder seu ego; não tenha medo de cometer erros ou de se envergonhar. Você não pode aprender sem cometer erros, nem pode aprender uma nova língua sem parecer estar perdido de tempos em tempos. Boa sorte!

 

Estude Português no Brasil com a Caminhos Language Centre. Oferecemos diferentes aulas de Português Brasileiro, como aulas em grupo, aulas particulares, preparação para o Celpe-Bras, Imersão no Rio de Janeiro, treinamento In-Company e muito mais. Nós também podemos ajudá-lo com o visto de estudante para o Brasil.



Leave a Comment