30 Jan

No Brasil, há um grupo de 12 times de futebol chamado os Doze Grandes. Este grupo é formado por times brasileiros que venceram a maioria dos campeonatos e torneios, sendo os clubes mais populares e bem-sucedidos do Brasil.

Antes de tudo, precisamos entender um pouco melhor a paixão brasileira pelo futebol. Embora a Inglaterra tenha inventado o esporte, há um ditado muito popular no Brasil, no qual nos referimos à nossa pátria como o “país do futebol”.

O Brasil é o único time que participou de todas as competições de Copa do Mundo já realizadas. É também o único país a vencer a Copa do Mundo cinco vezes. Muitas pessoas consideram Pelé, jogador de futebol brasileiro, o melhor jogador de todos os tempos — a FIFA elegeu Pelé como Jogador do Século durante uma cerimônia em 2000. Tudo isso ajuda quando falamos sobre a paixão dos brasileiros por futebol.

Após a Copa do Mundo da FIFA de 1950, a mídia começou a falar mais sobre futebol, elogiando os ídolos e divulgando jogos e campeonatos. Também na década de 50, o Brasil estava passando por uma ótima fase econômica e o governo construiu muitos campos de futebol em todo o país. Durante a década de 90, os jogadores brasileiros começaram não apenas a jogar no exterior, mas a fazer um grande sucesso, principalmente na Europa.

Hoje é impossível separar o futebol da cultura brasileira. Os brasileiros não discutem futebol apenas durante os 90 minutos de jogo, mas isso vira assunto de conversa entre amigos, família e a mídia o ano todo. O próprio futebol é responsável por implicações sociais, políticas, culturais e econômicas em todo o país.

Vamos aprender um pouco mais sobre os 12 Grandes, os maiores times brasileiros:

Altético Mineiro

atletico brazilian clubsFundado em 1908, o Atlético Mineiro é o time de futebol em atividade mais antigo do estado de Minas Gerais. Ele venceu 44 campeonatos estaduais entre 1915 e 2017; dois campeonatos nacionais (Campeonato Brasileiro em 1971 e Copa do Brasil em 2014); e uma Libertadores da América em 2013. O Atlético usa as cores preto e branco em seus uniformes e escudo. Além disso, seu mascote é um galo, que também serve de apelido para o time. Segundo o site do Atlético Mineiro, o clube tem mais de 9 milhões de torcedores em todo o Brasil.

Botafogo

botafogo brazilian clubsO Botafogo é um dos times brasileiros do Rio de Janeiro. É frequentemente chamado de Estrela Solitária, por causa de seu escudo, e ‘o Glorioso’, por causa do sucesso de outrora. O clube foi fundado em 1894 como uma equipe de remo. No entanto, o primeiro time de futebol foi montado apenas em 1904. O Botafogo venceu seu primeiro campeonato estadual em 1907 e 18 outros depois. Também venceu dois campeonatos nacionais, em 1968 e 1995. As cores preto e branco representam o clube e seu mascote é o ‘Manequinho’, um menino. O maior ídolo do Botafogo foi Garrincha, que jogou pelo time de 1953 a 1965.

Corinthians

corinthians brazilian clubsEm 1910, um grupo de trabalhadores de São Paulo fundou o Sport Club Corinthians Paulista. Os torcedores e a mídia também chamam o clube de ‘Timão’. O Corinthians venceu 36 campeonatos estaduais entre 1914 e 2019; dez campeonatos nacionais; uma Libertadores da América em 2012; e duas Copas do Mundo de Clubes da FIFA em 2000 e 2012. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Corinthians possui 29 milhões de torcedores no Brasil, sendo um dos maiores times brasileiros em número de torcedores. O mascote do Corinthians é um mosqueteiro.

Cruzeiro

cruzeiro football brazilCruzeiro é outro clube vindo de Minas Gerais. Sua primeira partida ocorreu em 1921. Até então, o clube competia sob o nome de Società Sportiva Palestra Italia. Seu mascote é a raposa e a cor do clube é azul. Cruzeiro e Atlético Mineiro são rivais de longa data, sendo os maiores times de Minas Gerais. O Cruzeiro conquistou vários campeonatos ao longo dos anos, incluindo 38 campeonatos estaduais, 10 campeonatos nacionais (quatro Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil) e duas Libertadores da América, em 1976 e 1997. O jogador de futebol Ronaldo Fenômeno iniciou sua carreira profissional jogando pelo Cruzeiro em 1993.

Flamengo

flamengo times brasileirosO Flamengo não é apenas o clube com mais torcedores no Brasil, mas também o que tem a maior quantidade de fãs no mundo — 33 milhões de torcedores, segundo a FIFA. Sediados no Rio de Janeiro, eles também são o clube de futebol mais rico do Brasil. Assim como o Botafogo, o Flamengo iniciou sua história como clube de remo em 1895. Eventualmente, o time oficial de futebol começou a jogar em 1912. O mascote do Flamengo é um urubu e suas cores são vermelho e preto, geralmente apresentadas em listras. O Flamengo venceu 35 campeonatos estaduais entre 1914 e 2019; nove campeonatos nacionais (seis Campeonatos Brasileiros e três Copas do Brasil); e duas Libertadores da América, em 1981 e 2019. O maior ídolo e o jogador de futebol mais famoso do Flamengo é o Zico.

Fluminense

fluminense team soccerO Fluminense é o clube de futebol mais antigo do Rio de Janeiro, fundado em 1902. Suas três cores, verde, branco e grená, são uma grande representação do clube. Fluminense e Flamengo são os responsáveis pela maior rivalidade de times do Rio de Janeiro. Suas partidas são chamadas de Fla-Flu. O Fluminense conquistou 31 campeonatos estaduais e cinco títulos nacionais (Campeonato Brasileiro em 1970, 1984, 2010 e 2012 e Copa do Brasil em 2007). A palavra ‘fluminense’ é um gentílico para as pessoas que nascem no estado do Rio de Janeiro.

Grêmio

gremio football clubO Grêmio é um clube brasileiro de futebol profissional com sede no estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. Sua rivalidade com o Internacional é considerada uma das mais calorosas do mundo, e as partidas são conhecidas como ‘Grenal’. O Grêmio venceu 38 campeonatos estaduais entre 1921 e 2019; sete campeonatos nacionais e três Libertadores da América. O clube foi fundado em 1903. Suas cores são azul, branco e preto e seu mascote é um mosqueteiro, assim como o Corinthians em São Paulo. Renato Gaúcho é o maior ídolo do Grêmio, jogando pelo clube de 1982 a 1987. Ele é o atual treinador do clube.

Internacional

internacional times brasileirosOs irmãos Poppe fundaram o Sport Club Internacional no Rio Grande do Sul em 1909. Os torcedores do Internacional chamam o clube de ‘Colorado’, em referência à sua cor vermelha. Durante os anos 70, o Internacional venceu o campeonato estadual oito vezes seguidas e ganhou o campeonato nacional em 1979 sem perder um único jogo. Por causa disso, os torcedores chamam esta época de ‘década de ouro’. Os títulos do Internacional incluem 45 campeonatos estaduais; 4 campeonatos nacionais; duas Libertadores da América e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2006. A mídia considera o Internacional um dos times brasileiros de maior sucesso nos últimos anos.

Palmeiras

palmeiras team footballO Palmeiras foi fundado em São Paulo em 1914 como Palestra Italia, mas mudou o nome oficial para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942. Suas cores são verde e branco. O Palmeiras tem grande rivalidade com o Corinthians, servindo inclusive como enredo para o filme brasileiro Romeu e Julieta. Entre os títulos do Palmeiras estão 22 campeonatos estaduais, 13 campeonatos nacionais e uma Libertadores da América.

Santos

santos club brazilO Santos é conhecido por descobrir jogadores de futebol famosos em todo o mundo, como Neymar, Robinho e Pelé — o último considerado Atleta do Século. Fundado em 1912, o Santos joga na primeira divisão do campeonato paulista. O clube também é conhecido como ‘peixe’, devido ao seu mascote. Em 2000, a FIFA elegeu o Santos como o 5º maior time de futebol do século XX. O Santos venceu 22 campeonatos estaduais, 9 campeonatos nacionais (oito Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil) e três Libertadores da América, a última em 2011.

São Paulo

sai paulo times brasileirosO São Paulo é o clube de maior sucesso no Brasil em termos de títulos internacionais. São 12 no total, entre Copas do Mundo de Clubes da FIFA e campeonatos continentais. O clube também venceu o campeonato estadual três vezes seguidas em seis ocasiões diferentes. Fundado em 1930, o São Paulo é um clube relativamente jovem comparado aos clubes brasileiros tradicionais. Mas, mesmo assim, venceu 21 campeonatos estaduais, 6 campeonatos nacionais, três Libertadores da América e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O santo católico São Paulo é o mascote do clube.

Vasco

vasco footballImigrantes portugueses fundaram o Club de Regatas Vasco da Gama em 1898. Inicialmente, o clube competia no remo, mas em 1915 o Vasco implementou o departamento de futebol. A comunidade portuguesa no Rio de Janeiro ainda hoje é uma forte base de torcedores do Vasco. A Cruz de Malta representada no escudo do Vasco é uma grande parte do clube. O Vasco venceu 24 campeonatos estaduais e 5 campeonatos nacionais (Campeonato Brasileiro em 1974, 1989, 1997 e 2000 e Copa do Brasil em 2011).

 

Curso de português no Brasil com a Caminhos Language Center. Estude português brasileiro no Rio de Janeiro e experimente o melhor que o Rio tem a oferecer.



Leave a Comment