23 Jan

Ao aprender português, os alunos podem se preocupar com conjugações verbais e a pronúncia correta. No entanto, ao vir para o Brasil, sugerimos que você aprenda alguns adjetivos em português interessantes que pode usar diariamente.

Temos certeza de que você ficará morrendo de vontade de dizer como os cariocas são bonitos, como as praias do Rio de Janeiro são maravilhosas e quão saborosa é a feijoada brasileira. Portanto, aprender adjetivos em português pode ser um grande aliado na hora de expressar seus sentimentos sobre o Brasil ou contar às pessoas as incríveis experiências que você teve na Cidade Maravilhosa.

A Caminhos lista abaixo alguns adjetivos legais que todo iniciante de português deve conhecer!

Lembre-se de que a maioria dos adjetivos apresenta flexão de gênero em português: podem ser masculinos ou femininos, alternando a última letra da palavra ao representar cada gênero.

adjectives in portuguese

 

1. Maneiro

Os cariocas adoram usar este adjetivo para expressar o quão legal algo ou alguém é!

Exemplos: Esta música é muito maneira! / Conheci um menino maneiro ontem. 

2. Malandro

Costumamos dizer que a maioria dos cariocas é ‘malandro’ por natureza, principalmente os homens. A palavra ‘malandro’ pode ter significados diferentes, dependendo do contexto. De uma maneira ruim, alguém é considerado ‘malandro’ se não gosta de trabalhar muito, está sempre esperando que os amigos paguem suas despesas ou fazem pequenas coisas ilegais para conseguir o que querem. Por outro lado, ‘malandro’ também pode ser um cara boêmio que adora a vida noturna, especialmente festas de samba, e gosta muito da companhia de mulheres bonitas.

3. Maravilhoso

O Rio de Janeiro é conhecido como a Cidade Maravilhosa! Maravilhoso (em masculino; ou ‘maravilhosa’ em feminino) é algo que causa grande admiração, encanto, fascínio. Você pode usar esse adjetivo em português quando se refere a lugares, pessoas, comida, arte — basicamente, qualquer coisa que você realmente gostou ou achou incrível!

4. Caloroso

Os brasileiros são considerados pessoas calorosas. Eles ficam empolgados ao conhecer novas pessoas, gostam de abraçar, beijar e mostrar afeto mesmo com pessoas com quem não tem muita intimidade. Eles também podem ser muito apaixonados pelas coisas que amam, como times de futebol. Usamos o adjetivo ‘caloroso’ para descrever esse tipo de entusiasmo.

Exemplo: Hoje conheci uma família brasileira e eles foram muito calorosos ao me receberem em sua casa. 

5. Gostoso

Usamos o adjetivo ‘gostoso’ para nos referir a pessoas ou comida.

Ao falar sobre comida, você pode usar este adjetivo para expressar o quão saboroso você achou um prato, uma fruta, uma sobremesa, etc.

Quando falar sobre pessoas, você precisa ter cuidado. Você pode usar esse adjetivo para falar sobre uma pessoa realmente sexy, que tem um corpo bonito. No entanto, reserve este adjetivo para usar com alguém que você esteja em um relacionamento, que tenha algum tipo de intimidade. É muito comum no Brasil os homens usarem essa palavra para flertar com garotas na rua, mas não é algo legal de se fazer, é indelicado e rude. 

6. Gato

Como substantivo, ‘gato’ é um animal. No entanto, quando falamos sobre pessoas, é uma gíria usada para se referir a quem você acha atraente/bonito. Saiba mais sobre gírias brasileiras.

7. Estranho

Este adjetivo em português pode ser usado para várias coisas. 

Quando dizemos que um lugar é ‘estranho’, significa que é perigoso, deserto. É melhor você não ir para lá.

Ao falar sobre pessoas, usamos esta palavra para nos referir a indivíduos incomuns. Mesmo que ela tenha uma conotação ruim, nem sempre é usada de maneira negativa. Também pode se referir a alguém que é único e diferente da maioria das pessoas.

8. Atrasado

Você precisa este adjetivo! Você vai usá-lo muitas vezes ao falar de pessoas do Rio de Janeiro e de brasileiros em geral. Significa pessoas que não chegaram no horário marcado. Os brasileiros nunca chegam na hora combinada. Estar 15 ou 20 minutos atrasado é muito comum para os brasileiros. Quando se trata de festas, a situação é ainda pior — se uma festa está marcada para às 18h, é comum o brasileiro aparecer às 19h ou 19h30.

9. Fofo

Algo ou alguém que é delicado, doce, de maneira infantil.

10. Nojento

Você pode usar este adjetivo para dizer que algo está sujo ou repulsivo. Também pode usar essa palavra para falar sobre pessoas que têm comportamento inaceitável. Mas lembre-se de que essa é uma maneira de xingá-las.

11. Cafona/Brega

Primeiramente, saiba que você não alterna entre feminino e masculino com estes adjetivos. Eles são usados para descrever algo que está fora de moda, que não é mais usado pelas pessoas e não é mais considerado bonito atualmente.

12. Lindíssimo

‘Íssimo’ é um sufixo em português amplamente usado pelos brasileiros para intensificar o significado de um adjetivo. ‘Lindo’ é um adjetivo que pode ser usado para expressar o quão bonito algo é. A palavra lindíssimo é muito usada pelos brasileiros. Como somos pessoas muito intensas, gostamos de colocar as coisas em uma perspectiva muito maior. Ao final, se realmente gostamos de algo, tendemos a fazer parecer que esta coisa é muito melhor do que realmente é.

13. Abusado

14. Tranquilo

Alguém ou algo que é calmo e pacífico. É muito comum usar este adjetivo para se referir a uma pessoa calma e agradável de se estar por perto. Este adjetivo também pode ser usado para falar sobre um lugar vazio, com poucas pessoas por perto. 

Exemplo: Eu realmente gostei da praia da Reserva, é uma praia muito tranquila. 

15. Foda

Be aware of how, when and where you are going to use this word. This is a bad word in Portuguese. But it is also a widely used one. As an adjective, ‘foda’ express something that is really really really cool. Use this to express unique amazing experiences, people that are really incredible and places that are out of this world! Keep an eye on Caminhos’ blog. We are going to write an article about Brazilian bad words soon.

Esteja ciente de como, quando e onde você vai usar esta palavra. Esta palavra é um palavrão em português. Mas também é amplamente utilizada. Como adjetivo, ‘foda’ expressa algo que é realmente muito legal. Use esta palavra para expressar experiências incríveis, pessoas que são realmente legais e lugares que são indescritíveis! Fique de olho no blog da Caminhos. Em breve, escreveremos um artigo sobre os palavrões brasileiros.

 

Se você quiser aprender mais sobre adjetivos em português e outras dicas de português brasileiro, consulte nossa tag Learn Portuguese Language and Portuguese Grammar para artigos incíveis.

 

Estude português no Brasil e experimente o melhor do Rio de Janeiro. Nossos cursos especiais incluem aulas de português + surf, português + capoeira e português + samba. Aprenda Português do Brasil enquanto se diverte no Rio!



1 Comment

Leave a Comment