09 Jan

Uma das melhores coisas do Rio de Janeiro é que você pode desfrutar de praias paradisíacas sem sair da cidade grande. As belas praias estão por toda parte no Rio de Janeiro, com fácil acesso, transporte público nas proximidades e perto de restaurantes e bares.

Você definitivamente precisa conhecer o máximo de praias que puder no Rio de Janeiro. Mass, se não tiver tempo para visitar todas, descubra qual é a praia ideal para você.

1. Copacabana —  A mais famosa de todas as praias do Rio de Janeiro

copacabana rio de janeiro beachesCopacabana é conhecida mundialmente, com seu calçadão sendo um ponto turístico muito famoso. Esta praia do Rio de Janeiro fica repleta de turistas, pessoas locais e vendedores ambulantes. Você não precisa levar nada para a praia de Copacabana, pois pode encontrar tudo lá — é possível alugar guarda-sóis, comprar caipirinhas, lanches, óculos de sol, cangas e tudo o que você possa imaginar.

Copacabana também é ótima para as crianças, pois as ondas não são grandes e todos podem desfrutar da água azul e gelada do Oceano Atlântico.

Sendo a praia mais famosa do Rio de Janeiro, Copacabana também é a mais movimentada. Esteja ciente disso durante o verão e dias quentes. Existem estações de ônibus na praia e estações de metrô nas proximidades.

2. Ipanema — Onde os jovens se encontram

A praia de Ipanema fica muito perto de Copacabana. Também é muito movimentada, mas a praia em si é mais limpa e as ondas são maiores. Durante o inverno, elas podem chegar a 3 metros, então sinta-se avisado.

A água em Ipanema é geralmente azul clara — não parece que você está no meio de uma cidade tão grande como o Rio de Janeiro. Os jovens geralmente se reúnem na praia de Ipanema, pois é um ponto de encontro para eles. O Posto 9 é a parte mais famosa da praia. Além disso, a área perto da Rua Farme de Amoedo é bem conhecida entre a galera LGBT — é um local muito amigável para os gays na praia.

Também há muitas redes para prática de esporte ao redor da areia. Você pode jogar algumas partidas de vôlei de praia ou de futevôlei com os moradores locais. É bem fácil de chegar à praia de Ipanema usando o transporte público.

3. Joatinga — Jóia escondida entre as montanhas

joatinga rio de janeiro beaches

A praia da Joatinga fica no Joá, um bairro nobre da classe alta do Rio. É uma das praias mais bonitas da cidade e não é conhecida por muitos turistas. Prefira visitar a Joatinga pela manhã, porque existem algumas montanhas ao redor da praia, o que faz com que a sombra chegue por lá muito cedo.

Esta praia do Rio de Janeiro é mais para quem gosta de aventura, pois você precisa descer algumas pedras para chegar lá. Porém, vale muito a pena visitá-la se você curte praias mais calmas. Não há vendedores ambulantes por lá, por isso, leve tudo o que precisar, incluindo comida, água, cadeira de praia ou toalha.

É possível visitar a Joatinga de ônibus, mas você precisará caminhar cerca de 400 metros da estação de ônibus até chegar à área da praia. A melhor maneira de ir até lá é usando o Uber, basta ter uma boa cobertura de Internet.

4. Reserva — Não fica mais calmo que isso

Um lugar incrível para desfrutar da solidão! Reserva é provavelmente a mais vazia das praias do Rio de Janeiro. Existem poucos quiosques na praia, não há vendedores ambulantes e é super fácil ter um lugar só para você na areia.

A Reserva é uma ótima praia para surfe e pesca. Há muita vegetação costeira ao redor da praia, e a água é muito limpa e clara.

Não há como chegar lá usando transporte público. Você precisa de um carro para ir até a praia da Reserva.

5. Praia da Barra — Todo tipo de esporte aquático

barra rio de janeiro beaches

A Praia da Barra tem 15 km de extensão, mas apenas 6 km são urbanizados. Ela fica mais cheia perto de locais conhecidos, como a Praia do Pepê e os Postos 4, 5 e 6. Não é tão fácil encontrar vendedores ambulantes na Barra quanto em Copacabana e Ipanema, mas eles estão por lá também. Sendo assim, você poderá comprar algo para comer e beber de vez em quando.

A Praia da Barra também é famosa por esportes aquáticos, como kitesurfe, windsurfe, stand up paddle, bodyboard e muito mais. Há uma ciclovia ao longo da costa, perfeita para um bom passeio de bicicleta no Rio de Janeiro.

Em frente à Praia da Barra, há grandes condomínios, hotéis e restaurantes. Se você quiser chegar lá usando o transporte público, vá até a estação de metrô Jardin Oceânico, use a Saída Mar e pegue o ônibus para a praia.

6. Prainha — Área de proteção ambiental

Não há transporte público que passe pela Prainha, você deve ir de carro. Se você pegar um Uber, tome cuidado com a cobertura de internet, que pode ser ruim na área. Se você decidir dirigir até lá, certifique-se de ir bem cedo pela manhã, porque não há muitas vagas de estacionamento disponíveis.

As ondas são grandes e os surfistas adoram a Prainha. Você também pode visitar ótimos bares rústicos nas proximidades, enquanto curte de uma das melhores paisagem do Rio. Há muita vegetação ao redor da Prainha e nenhuma casa, o que torna dela uma praia paradisíaca.

A Prainha está em uma área de proteção ambiental, o que no Brasil significa que a intenção principal desse local é a proteção da floresta, mesmo que existam algumas construções próximas.

7. Praia do Secreto — Um lugar escondido no Rio de Janeiro

secreto rio de janeiro beaches

A Praia do Secreto, como o nome sugere, é uma praia escondida no Rio de Janeiro. Quando a maré está baixa, uma piscina natural é formada entre a área rochosa. É um pouco perigoso ir até lá, pois você precisa escalar as rochas para chegar à praia e também para voltar. Mas vale a pena se você for aventureiro.

Esta praia não é nem um pouco famosa entre os turistas. Até mesmo muitos moradores não conhecem esse local, então você pode ser uma das poucas pessoas a visitar esta praia.

Não é possível ver a praia da estrada; portanto, ao ir até lá, preste atenção nos caminhos de terra que levam a ela. Você precisa ir à Praia da Macumba e caminhar até chegar à Praia do Secreto.

Atenção! Se a maré estiver alta e houver grandes ondas, não tente chegar até esta praia, pois é um local muito perigoso em situações como essa.

8. Praia do Abricó — Sim, o Rio também tem uma praia de nudismo

Logo depois da Prainha, você chega à praia de Grumari. É uma praia agradável, calma e clara. No lado esquerdo da praia de Grumari, atrás de grandes rochas, há uma praia pequena chamada Abricó. Abricó é a única praia de nudismo da cidade do Rio de Janeiro. Os visitantes podem desfrutar de uma paisagem linda e privacidade de verdade. Não é possível ver esta parte da praia da estrada, pois há muitas pedras e árvores em frente a ela.

Não há como chegar lá usando transporte público e uma viagem de carro da Zona Sul até lá pode levar mais de uma hora. Mesmo assim vale a pena a visita se você é naturalista, pois é realmente um lugar muito bonito.

 

Agora que você conhece um pouco das melhores praias do Rio, pode escolher a que melhor se adapta à sua personalidade, estilo de vida ou humor. Também existem muitas outras ótimas praias no Rio de Janeiro, você pode pesquisar no Google e perguntar sobre elas. Conheça as melhores praias do Rio de Janeiro durante a sua visita e divirta-se!

 

Aprenda português no Rio de Janeiro, Brasil, com a Caminhos Language Center. Você pode escolher entre aulas em grupo e aulas particulares e também combinar suas aulas de português com aulas de surfe, capoeira e samba. Atividades gratuitas todos os dias promovem suas habilidades de conversação e ajudam você a fazer novos amigos. Reserve agora!



2 Comments

Leave a Comment