21 Abr

Os brasileiros são as únicas pessoas na América Latina que falam português (e não espanhol!) como idioma principal. Isso é motivo de confusão para muitas pessoas que visitam o Brasil pela primeira vez. Afinal, a língua oficial da maioria dos países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru, é o espanhol.

Então, por que os brasileiros falam português e não espanhol?

Descoberta do Brasil

Ao final do século XV, muitos navegadores europeus exploravam o Atlântico em busca de novas terras. Dentre estes exploradores estavam Cristóvão Colombo, João Caboto, Fernando de Magalhães, Giovanni da Verrazzano e Pedro Álvares Cabral.

Logo depois que Colombo descobriu a América, a Espanha se apressou em garantir soberania sobre ela antes que qualquer outro país pudesse fazer o mesmo. Para sua infelicidade, Portugal também decidiu embarcar em uma viagem à América.

por que os brasileiros falam português e não espanhol

Em 1494, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas, um acordo que delimitava o território a ser explorado entre os dois impérios através de uma linha imaginária. A Espanha ganharia acesso a todas as terras a oeste desta linha. Por outro lado, Portugal estava livre para conquistar todo território ao leste.

Obviamente, havia muito mais terras a serem exploradas a oeste da linha. Por causa disso, a Espanha pôde colonizar a maior parte do que conhecemos hoje como América Latina. E é por isso que países como Argentina, Chile, Panamá e Costa Rica falam espanhol.

Colonização no Brasil

Assim, a Espanha começou a colonizar tudo a oeste do Tratado de Tordesilhas. Entretanto, Portugal obteve apenas um pequeno pedaço de terra na costa do Atlântico. Essa porção de terras era basicamente apenas o litoral do Brasil atual, representado pelas regiões sudeste e nordeste de hoje.

No início da colonização do Brasil, o principal interesse de Portugal era o pau-brasil, uma espécie de árvore muito útil encontrada em terras tupiniquins. Assista ao vídeo do professor Lennon sobre por que o Brasil é chamado de Brasil para aprender mais sobre isso. No entanto, outro produto tornou-se cada vez mais interessante economicamente para Portugal: a cana-de-açúcar.

A cana-de-açúcar rapidamente tornou-se o principal produto do Brasil. No final do século XVI, sua produção estava em alta demanda, e a economia brasileira dependia muito dela. Por conta disso, os fazendeiros brasileiros começaram a migrar para o interior em busca de mais terras férteis.

Por meio dessas expedições, eles descobriram uma grande quantidade de ouro, principalmente em Minas Gerais. Uma corrida do ouro se instalou no país e isso levou a uma expansão ainda maior do território brasileiro. Ao longo do século seguinte, as fronteiras do Brasil moderno foram traçadas e nosso país foi finalmente moldado como é hoje.

A Língua Portuguesa do Brasil

Claro que havia muitos índios aqui antes dos portugueses chegarem ao Brasil. Milhões, na verdade.

Por qué los brasileños hablan portugués y no españolCom o passar da história, a língua portuguesa dos europeus colonizadores começou a adotar palavras e dialetos de outras línguas. Línguas indígenas como o tupi e o guarani tiveram grande influência no português brasileiro de hoje. Além disso, escravos africanos trazidos para o Brasil também contribuíram com o idioma, trazendo seus próprios dialetos para nossa cultura.

Hoje, o português brasileiro e o português europeu têm pequenas diferenças no vocabulário e na gramática, embora grandes diferenças na pronúncia. No entanto, as duas línguas permanecem muito semelhantes em geral. Para saber mais, leia nossa postagem no blog: Português do Brasil x Português de Portugal – As maiores diferenças.

Aprenda Português

Agora que você sabe um pouco sobre a origem do português brasileiro, que tal explorá-la? Na Caminhos Language Centre você não somente aprende português, mas também faz uma imersão na cultura brasileira. Oferecemos cursos diferenciados, entre cursos em grupo e aulas particulares, para que as pessoas escolham o que melhor atende às suas necessidades. Na Caminhos, oferecemos cursos de português em 9 níveis diferentes, do iniciante ao avançado, incluindo uma turma especial para falantes de línguas latinas.

A Caminhos organiza atividades gratuitas todos os dias da semana com o objetivo de estimular a prática do português e a socialização. Além disso, a escola também oferece aos seus alunos suporte para visto de estudante e acomodação no Rio de Janeiro.



Leave a Comment