16 Jul

O português é a sexta língua mais falada do mundo, com cerca de 280 milhões falantes ao redor do globo. É o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Parte da população em outros territórios também fala português, como em Macau, China. Então, pensando em “Português do Brasil x Português de Portugal”, quais são as principais diferenças entre eles?

Em 1990, foi assinado um tratado internacional entre os países de língua portuguesa com a intenção de unificar a ortografia do português. Desde então, alguns ajustes foram feitos no acordo e novas regras foram adotadas. O objetivo do acordo era fortaceler a língua portuguesa, padronizando-a.

portugues do brasil portugues de portugalAs mudanças afetaram principalmente a acentuação das palavras, hifenização, eliminação do C e P silenciosos em palavras européias/africanas e a adição das letras K, W e Y ao alfabeto português.

No entanto, ainda existem muitas diferenças dentro da língua portuguesa falada em todo o mundo.

Com isso em mente, vamos direto ao ponto e comparar o português do Brasil e o português de Portugal.

Vocabulário

Muitas palavras usadas no português do Brasil não são as mesmas que o português de Portugal.

Veja alguns exemplos:

InglêsPortuguês BRPortuguês PT
BathroomBanheiroCasa de Banho
BusÔnibusAutocarro
Ice CreamSorveteGelado
CupXícaraChávena
KidCriançaMiúdo
CellphoneCelularTelemóvel
CrosswalkFaixa de pedestresPassadeira
SocksMeiasPeúgas

Sotaque e Pronúncia 

Os brasileiros costumam ter a pronúncia mais lenta, na qual vogais átonas e tônicas são claramente pronunciadas. Já os portugueses geralmente deixam de pronunciar as vogais átonas, dando ênfase apenas às vogais tônicas.

Outro exemplo é que os falantes de português brasileiro tendem a substituir o som do “L” no final de uma palavra pelo som de “U”. Por exemplo, a palavra papel é pronunciada no Brasil como “papeu”. Enquanto isso, em Portugal, destaca-se a letra “L”, enfatizando-a.

Para entender melhor as diferenças, assista ao vídeo abaixo e preste atenção nos sotaques e pronúncia do português do Brasil, do português de Portugal e do português africano.

 

Pronomes

No Brasil, é comum usar o pronome no início de uma frase no discurso informal.

Exemplo: “Me dá um pedaço do seu lanche?”

Enquanto isso, no português de Portugal, é muito mais comum usar o pronome após o verbo.

Exemplo: “Dá-me um pedaço do seu lanche?”

Gerúndio

No Brasil usamos o gerúndio para expressar ações que estão acontecendo no presente. Já em Portugal, é muito mais comum usar o verbo em sua forma infinitiva precedida por uma preposição.

Exemplo de uma frase em português do Brasil: “Estou comendo carne com batatas.”

Exemplo de uma frase em português de Portugal: “Estou a comer carne com batatas.” 

Você deve aprender português do Brasil ou português de Portugal?

Na verdade, tudo depende dos seus objetivos pessoais. Onde você passaria mais tempo viajando e visitando? Você está procurando emprego na América do Sul ou na Europa? Onde a maioria dos seus amigos internacionais mora?

O português de Portugal se parece muito mais com o português africano, por exemplo. Enquanto isso, o sotaque do português do Brasil é muito mais comum na América do Sul. Mesmo que o português seja uma língua difícil de se aprender no geral, a versão brasileira pode parecer mais fácil e mais informal.

Se você quer estudar português do Brasil, matricule-se na Caminhos Language Center. Você não apenas aprenderá o idioma, mas experimentará uma imersão total na cultura brasileira. Na Caminhos, entendemos que o efetivo aprendizado da língua portuguesa não acontece apenas em um ambiente tradicional de sala de aula.

Por isso, nossos professores nativos incorporam várias atividades culturais e sociais em suas aulas, para que você possa falar português fora dela. Além disso, oferecemos atividades gratuitas diárias para os alunos socializarem e praticarem suas habilidades. As atividades gratuitas incluem partidas de vôlei de praia, aulas de capoeira e samba, passeios pela cidade e uma festa de Caipirinha todo mês.



Leave a Comment