15 Jul

A bandeira do Brasil é um símbolo nacional, conforme estabelecido pela legislação brasileira. O país adotou a bandeira atual logo após a Proclamação da República, ocorrida em 1889. A bandeira brasileira é também uma das bandeiras mais reconhecidas no mundo. Isso provavelmente se deve às suas cores fortes, seu contraste e desenho único.

Cada item da bandeira brasileira tem um significado diferente e vamos falar sobre eles agora.

Se você quiser saber mais sobre a bandeira brasileira, confira este vídeo que o professor Lennon fez para o nosso canal IGTV no Instagram.

História da bandeira do Brasil

A primeira bandeira brasileira foi criada poucos dias após a Independência do Brasil em 1822. O Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal e tornou-se um império.

O Imperador Dom Pedro I foi quem escolheu as cores da bandeira. Por outro lado, o pintor francês Jean-Baptiste Debret foi o responsável por sua concepção. Debret criou uma bandeira com um losango amarelo sobre um fundo verde. O brasão de armas do Império também foi adicionado à bandeira.

Bandera de Brasil

A bandeira imperial foi símbolo do país até 1889, quando o Brasil se tornou uma república.

A Proclamação da República no Brasil provocou uma série de mudanças nos símbolos do país, inclusive na bandeira nacional.

A nova bandeira brasileira foi apresentada oficialmente em 19 de novembro de 1889. Marechal Deodoro da Fonseca, então presidente provisório do Brasil, assinou um decreto para adotar uma nova bandeira. Ele confirmou a permanência das cores usadas na bandeira imperial e concordou com as mudanças que ocorreriam.

Os filósofos Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, o astrônomo Manuel Pereira Reis e o pintor Décio Vilares foram os responsáveis pelo redesenho da bandeira brasileira. Eles redimensionaram o losango amarelo e trocaram o símbolo do brasão de armas por uma esfera republicana azul. Além disso, acrescentaram o lema positivista «Ordem e Progresso» e estrelas brancas.

A bandeira nacional brasileira

A bandeira brasileira é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, uma faixa branca, estrelas brancas e um lema nacional em verde. Este lema é «Ordem e Progresso» e remete aos movimentos de independência do Brasil.

Comemoramos o Dia da Bandeira em 19 de novembro.

bandeira do brasil

Cores da Bandeira do Brasil

Na escola, os professores costumam nos ensinar que as cores da bandeira brasileira representam a floresta (verde), a abundância de ouro no país (amarelo) e o céu (azul). Com o tempo, a crença popular espalhou essa história por ser patriota e significativa para o povo do Brasil. No entanto, não representa a verdade por trás da origem da bandeira.

Aprenda o nome das cores em português.

A nova bandeira criada em 1889 para representar a nova República foi apenas uma reformulação da antiga bandeira imperial. As cores permaneceram as mesmas. Portanto, a verdadeira representação das cores era esta:

  • Verde: O Brasão de Armas da Casa de Bragança, família do Imperador Dom Pedro I.
  • Amarelo: Representa o Brasão de Portugal e a Casa dos Habsburgo, família da Imperatriz Maria Leopoldina. Ela era a esposa do Imperador Dom Pedro I.
  • Azul: O céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Estrelas na bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas espalhadas pelo círculo azul. Elas representam os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal.

As estrelas da bandeira nacional brasileira fazem parte das constelações presentes no céu do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889. Foi quando os militares estabeleceram a Proclamação da República no Brasil, libertando o país do império português. As constelações representadas na bandeira são Virgem, Cão Maior, Cão Menor, Hidra, Carina, Cruzeiro do Sul, Escorpião, Triângulo Austral e Oitante. A maioria delas está retratada apenas parcialmente.

Hino da bandeira do Brasil

Francisco Braga, compositor e maestro musical, compôs um hino para a bandeira brasileira em 1906. Olavo Bilac, poeta brasileiro, escreveu a letra.

Além disso, o hino homenageia a bandeira, a nação, os recursos naturais do Brasil e seu povo. Você pode ouvir o hino da bandeira seguindo a letra no vídeo abaixo.

Para mais fatos sobre o Brasil, veja esta outra postagem aqui no blog da Caminhos: 11+ Curiosidades Interessantes Sobre o Brasil.

Aprenda português no Brasil com o Caminhos Language Centre.



Leave a Comment