Eu sou um professor/bibliotecário aposentado da Faculdade Municipal de São Francisco, Califórnia. A Faculdade Municipal é uma das muitas faculdades comunitárias dos Estados Unidos. As faculdades comunitárias são escolas de dois anos que oferecem educação pós-secundária acessível, como um caminho para um curso de graduação. Além disso, as faculdades comunitárias oferecem treinamento de mão de obra e uma série de programas, como inglês como segunda língua, reciclagem de habilidades, programas de enriquecimento comunitário e atividades culturais.

Pelos últimos vinte anos tenho viajado ao redor do mundo e feito muito trabalho voluntário em países latino-americanos de língua espanhola. Falo inglês, francês, espanhol e persa (farsi).

Neste verão, tive a oportunidade de visitar o Rio de Janeiro. Poucos dias após minha chegada ao Rio, tive a sorte de conhecer a Srta. Belinda Seixas na Caminhos, que me convidou para participar de alguns passeios oferecidos pela escola.

favela tour in rio de janeiro

Cyrus durante o tour pela favela.

Um dos passeios que participei foi o Favela Tour Rio de Janeiro, organizado pela Caminhos. Eu realmente recomendo este passeio a todos os alunos que estudam na Caminhos. Antes de visitar uma favela no Rio, eu tinha uma ideia sombria das favelas no Brasil. O passeio foi revelador para mim. Depois que o passeio terminou, aprendi que nem todas as favelas são iguais no Rio. As favelas têm uma cultura vibrante e as pessoas trabalham juntas como uma comunidade. Na parte sul do Rio de Janeiro, a maioria das favelas tem vistas impressionantes da cidade e do oceano. Em geral, os serviços nas favelas não são ótimos, mas as pessoas sabem como se divertir e criar uma comunidade feliz. Ao morar em uma favela devemos sempre lembrar que não há privacidade. Quase não há roubos nas favelas, mas pode haver alguns tiroteios dependendo da comunidade. Você aprenderá mais sobre a incrível cultura da comunidade durante as agradáveis quatro horas de passeio.

O segundo passeio que participei através da Caminhos foi fazer uma caminhada no Forte Duque de Caxias. É um passeio a pé relaxante e histórico. O forte foi construído durante o Império Português, de 1776 a 1799. Para chegar ao forte, você pode começar sua viagem a partir da base militar na Praia do Leme. Depois de comprar um ingresso, você pode começar a subida que leva cerca de 15 a 20 minutos. A caminhada até o forte é simplesmente agradável e você vai passar pela vegetação exuberante da floresta tropical.

Durante minha visita de um mês no Rio de Janeiro, fiz muitas caminhadas por toda a cidade. Para compartilhar minha experiência, criei um vídeo no YouTube que vocês podem assistir abaixo. Se você gostar do vídeo, por favor, compartilhe o link com seus amigos e familiares em casa.

Obrigado.

Cyrus Monajemi, Berkeley, Califórnia
Email: cmonajemi@gmail.com



Leave a Comment