21 Out

O uso de apelidos é bastante comum no Brasil, principalmente entre amigos e familiares, pois cria um sentimento de carinho e intimidade entre as pessoas.

Mesmo que características físicas ou eventos engraçados sejam usados na hora de inventar apelidos para outras pessoas, a forma mais comum de uso no Brasil é abreviando seus nomes ou usar a forma diminutiva. Basta adicionar -inho, -inha, -zinho ou -zinha ao nome do seu amigo e você terá um apelido para ele. Por exemplo, Olavo vira Olavinho e Clara é apelidada de Clarinha.

As formas no aumentativo usando -ão ou -ona também são comuns, porém são mais frequentes entre os homens. No Brasil, você verá muito Carlos sendo apelidado de Carlão.

Além disso, as pessoas também podem ser chamadas pela primeira ou última sílaba de seus nomes. Por exemplo, Júlia pode ser chamada de Ju e André pode ser apelidado Dé.

Assista ao vídeo da professora Deise sobre o uso do diminutivo no Brasil no nosso Instagram.

Apelidos para meninas no Brasil

Veja alguns exemplos de apelidos comuns para meninas no Brasil:

Apelidos para meninos no Brasil

Veja alguns exemplos de apelidos comuns para meninos no Brasil:

Apelidos e futebol no Brasil

Se você gosta de futebol brasileiro, deve ter notado que a maioria dos jogadores usa apelidos em suas camisas oficiais. Esta é uma característica comum entre os jogadores brasileiros e data de muito tempo atrás. O time que conquistou a Copa do Mundo de 1970, por exemplo, tinha jogadores como Pelé, Jairzinho, Tostão, Ado e Zé Maria. Todos eles usavam apelidos como nomes profissionais.

Aliás, a Seleção Brasileira de Futebol também tem um apelido próprio, Seleção Canarinho. O canário é um pássaro amarelo e a Seleção Brasileira ganhou esse apelido por causa do seu uniforme.

Confira alguns outros jogadores de futebol brasileiros conhecidos por seus apelidos:

Apelidos para namorados no Brasil

Se você tem namorado ou namorada brasileira e está procurando por um apelido fofo para chamá-los, aqui estão algumas opções utilizadas frequentemente no Brasil.

  • Amor
  • Amorzinho
  • Mozão
  • Mozi
  • Querido(a)
  • Bebê
  • Vida
  • Lindo(a)
  • Benzinho

Algumas cidades também têm apelidos!

Os apelidos não são usados apenas para pessoas no Brasil. Algumas cidades conhecidas também têm apelidos. De abreviaturas a apelidos afetuosos, alguns lugares também são famosos por seus outros nomes. Confira!

Se você quiser aprender português enquanto vive a cultura brasileira, entre para a Caminhos Language Centre, a maior e mais interessante escola de português do Rio de Janeiro, Brasil.



Leave a Comment