03 Set

Algumas palavras são tão difíceis de pronunciar em português que até os brasileiros têm algumas dificuldades com elas. São quase impossíveis de falar sem hesitar ou gaguejar pelo menos uma vez.

Uns meses atrás, publicámos um artigo no blog sobre algumas palavras difíceis de pronunciar em português. Palavras como Pão e Avô podem ser um pouco complicadas para estrangeiros. No entanto, são palavras que você ainda usará no seu dia a dia no Brasil. No final, vale a pena fazer um esforço e aprender o som correto delas.

Nesta postagem, no entanto, falaremos de palavras que você raramente usará em português. Mesmo assim, é bom conhecê-las. Se não para usar em uma frase, pelo menos para desafiar seus amigos que também estão aprendendo português.

Paralelepípedo

É uma pedra usada para pavimentação de ruas. Não é comum encontrar este tipo de tijolo nas grandes cidades do Brasil. Porém, se você visitar pequenas cidades históricas como Paraty ou Ouro Preto, você os verá com mais frequência.

Otorrinolaringologista

É o médico especialista no tratamento de distúrbios do ouvido, nariz e garganta.

Ok, então… É um médico comum. Todo mundo visita esse tipo de especialista de vez em quando. Por que classificaríamos como uma das palavras que você raramente usará em português?

Como a palavra é muito longa, os brasileiros costumam se referir a esses médicos como “Otorrino”. Muito mais fácil.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico 

O QUE?

O dicionário Houaiss registrou esta palavra em 2001. Com 46 letras, é oficialmente a palavra mais longa da língua portuguesa. Ela descreve o indivíduo que tem uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

Bem, não há vulcões no Brasil. Mesmo assim, os brasileiros adoram desafiar os amigos para ver quem consegue pronunciá-la sem hesitar. Conte-nos qual é a palavra mais longa em sua língua nativa nos comentários abaixo.

Desconstitucionalização

Até mesmo o significado desta palavra é difícil de entender. Tem algo a ver com: se uma nova constituição for estabelecida, isso não significa que a antiga constituição será automaticamente revogada. Política, né? Eca!

Temos certeza de que você poderá usar palavras mais fáceis com o mesmo significado se precisar falar sobre esse assunto durante uma conversa.

Troglodita

Trogloditas são pessoas que vivem em cavernas. No Brasil, usamos essa palavra como uma gíria para nos referir à pessoas rudes e sem educação.

O fato é que existem muitas boas palavras e gírias em português! Principalmente para falar de pessoas rudes! Portanto, seja criativo e evite ter que pronunciar este R.

Putrefação

Você pode facilmente dizer Decomposição ao invés de Putrefação. No entanto, aquele som nasal irritante ainda está lá. Troque por Apodrecimento e fica melhor!

 

Então, você já usou uma dessas palavras em uma conversa? Já ouviu um amigo brasileiro dizendo uma delas? Bem, para sermos honestos, achamos que essas são palavras que você raramente usará em português. Conte-nos se tiver problemas para pronunciar outras palavras também.

Estude português brasileiro na Caminhos Language Centre! Oferecemos cursos de português de alta qualidade em um ambiente descontraído e divertido. Nossa metodologia é baseada na abordagem comunicativa e oferecemos um material didático exclusivo.

 



Leave a Comment