14 Mai

Não era incrível quando pudíamos embarcar em um avião e viajar pelo mundo? Obviamente, viajar para o Brasil está fora de cogitação no momento. No entanto, pra quando tudo voltar ao normal, a Caminhos tem algumas ótimas dicas sobre pequenas cidades para visitar próximas do Rio de Janeiro. Sabemos que você está pensando qual vai ser o seu próximo destino quando pudermos viajar novamente. Todos nós estamos!

Enquanto esperamos, que tal descobrir mais sobre as lindas cidades perto do Rio de Janeiro para visitar após o bloqueio do coronavírus?

Mas, antes de chegarmos à lista, veja esta postagem sobre Coisas que você precisa saber antes de visitar o Rio de Janeiro e faça com que a sua futura viagem seja ainda melhor.

Região Metropolitana – Cidades para Visitar Próximas do Rio de Janeiro

1. Niterói

niteroi smaller cities near rio de janeiro nearby

Uma ponte de 13 km liga Niterói ao Rio de Janeiro, cruzando a Baía de Guanabara. Embora a cidade seja muito menor que o Rio, ainda é uma cidade grande, com uma população estimada em mais de 500.000 habitantes.

Se você quiser ter a experiência de atravessar a ponte Rio-Niterói, pode usar um ônibus, táxi ou Uber. No entanto, você também pode pegar a barca na Praça XV, no Centro. A viagem de barca dura 15 minutos e é uma boa opção durante o horário de pico, quando há muito trânsito na ponte.

Se você estiver visitando o Rio de Janeiro, Niterói é uma ótima opção para um passeio de um dia. Confira alguns pontos turísticos de Niterói:

MAC: O Museu de Arte Moderna projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer é o principal cartão-postal da cidade.

Parque da Cidade: Um parque municipal cercado pela natureza. É um mirante de onde as pessoas saltam de parapente e asa-delta. Lá de cima é possível ter a vista mais bonita do Rio. Você consegue ver a maioria dos pontos turísticos do Rio lá de cima do parque.

Itacoatiara: A praia mais linda! Este bairro em Niterói é protegido pela prefeitura, por isso não há prédios altos nem muito trânsito por lá. A natureza impera e a praia é cercadas por montanhas e árvores. A montanha principal, o Costão de Itacoatiara, é um ótimo local para caminhadas.

Montanhas – Cidades para Visitar Próximas do Rio de Janeiro

2. Nova Friburgo

nova friburgo cidades para visitar perto do rio de janeiro

Nova Friburgo é uma pequena cidade nas montanhas, lar de descendentes suíços e de alemães. É a melhor opção para fazer ecoturismo e também turismo culinário.

Há jardins públicos, muitas opções de trilhas e cachoeiras para visitar enquanto estiver em Nova Friburgo.

É a viagem perfeita para um fim de semana mais frio, já que a cidade é conhecida pelas suas temperatura mais baixas. Nova Friburgo fica a 138 km do Rio. Demora cerca de 2 horas para chegar lá.

Se você visitar Nova Friburgo, não se esqueça de dar uma passada na nossa eco-fazenda, Eco Caminhos.

O Eco Caminhos é uma ecovila no meio de belas montanhas. Com ele, pretendemos nos tornar uma comunidade auto-sustentável, produzindo nosso próprio alimento, energia e materiais de construção, criando um ambiente de vida saudável e ativo.

3. Petrópolis

petropolis cities near rio de janeiro nearby

Petrópolis é uma cidade a 1.800 metros acima do nível do mar e a 70 km do Rio de Janeiro. É a cidade imperial do Brasil, onde os imperadores brasileiros Dom Pedro I e Dom Pedro II costumavam passar o verão durante o século XIX.

A cidade é forte no turismo por causa de seu paisagismo, rios e pontos turísticos. Petrópolis também é conhecida por sua indústria de roupas íntimas.

Assim como Nova Friburgo, Petrópolis é uma ótima opção de ecoturismo, com ótimos resorts ecológicos, parques estaduais, opções de rafting e canoagem.

Confira alguns pontos turísticos de Petrópolis:

Palácio de Cristal: Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis. Inaugurado em 1884, o palácio agora abriga exposições e eventos, como o Bauernfest todo mês de junho.

Museu Imperial: Lar da maior coleção do Império Brasileiro, o Museu Imperial em Petrópolis é um imponente palácio neoclássico. Serviu como casa de verão para o imperador Dom Pedro II durante os verões brasileiros e foi convertido em museu em 1940. O museu possui cerca de 300.000 itens históricos, incluindo móveis, roupas, documentos, pinturas, esculturas e fotografias que retratam os 49 anos do Império Brasileiro.

Museu Casa de Santos Dumont: Foi a casa de Alberto Santos-Dumont, famoso inventor e pioneiro da aviação. O museu agora mostra algumas de suas invenções, como a escada que só possível subir com o pé direito, o chuveiro aquecido a álcool e muito mais.

Cervejaria Bohemia: Visite a fábrica de bebidas mais antiga do Brasil, inaugurada em 1853. A Cervejaria Bohemia oferece aos visitantes um passeio divertido, onde você pode aprender sobre a história da fábrica e de sua marca.

4. Teresópolis

teresopolis cidades próximas ao rio de janeiro

Teresópolis é uma agradável cidade colonial nas montanhas. É conhecida por seu ecoturismo, principalmente por causa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e suas cachoeiras. A cidade também é famosa entre os cariocas por seu mercado de roupas, uma enorme feira ao ar livre que vende roupas baratas e de boa qualidade.

Teresópolis fica a 97 km do Rio de Janeiro.

Região dos Lagos – Cidades para Visitar Próximas do Rio de Janeiro

5. Búzios

buzios cidades próximas ao rio de janeiro

Búzios fica a 200 km do Rio de Janeiro e possui mais de 20 praias paradisíacas ao redor de sua costa. Embora algumas empresas ofereçam passeios de um dia a Búzios, o melhor é passar dois ou três dias lá para desfrutar de todas as diferentes praias. Existem ótimos passeios de barco, e a vida noturna também é muito popular.

Búzios é uma pequena cidade charmosa, onde tudo gira em volta do turismo. É conhecida como a Saint Tropez brasileira, com restaurantes e hotéis de luxo. As praias mais populares são Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Praia da Tartaruga e Praia dos Ossos.

6. Cabo Frio

cabo frio small towns near rio de janeiro

Cabo Frio é uma das maiores cidades da Região dos Lagos (também chamada Costa do Sol), com uma população de mais de 200.000 habitantes. Ainda assim, as principais atividades econômicas da cidade são o turismo e a pesca.

Cabo Frio fica a 155 km do Rio de Janeiro e é a única cidade fora do Rio com seu próprio aeroporto internacional.

As praias de Cabo Frio são conhecidas por suas águas azuis claras e dunas de areia. Você precisa visitar todas as principais praias de Cabo Frio, são incríveis: Praia do Forte, Praia Brava, Peró, Ilha do Japonês, Praia das Dunas, São Bento, Praia do Foguete, Praia do Siqueira e Praia das Conchas.

7. Arraial do Cabo

arraial do cabo cidades próximas ao rio de janeiro

As pessoas adoram visitar Arraial do Cabo para praticar mergulho — a pequena cidade é famosa por ser o melhor ponto de mergulho do estado e um dos melhores do país. Praias de água azul-turquesa e areias finas e brancas são características da região.

Arraial do Cabo é uma cidade pequena, então não espere encontrar uma grande área comercial ou uma vida noturna agitada. A maioria das pessoas costuma se hospedar em Búzios ou Cabo Frio e visitar Arraial do Cabo para um dia de passeio.

Os melhores lugares para visitar em Arraial são Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Praia do Farol, Praia Brava e Prainha.

Costa Verde – Cidades para Visitar Próximas do Rio de Janeiro

8. Angra dos Reis

ilha grande rio de janeiro

Angra dos Reis tem mais de duas mil praias e mais de 300 pequenas ilhas no litoral. No entanto, a melhor coisa em Angra é definitivamente a Ilha Grande.

Ilha Grande fica a duas horas do Rio de Janeiro. Pouco mais de 3.000 pessoas moram lá. É uma ilha paradisíaca onde os carros não são bem-vindos e a principal área comercial é distribuída em poucas ruas de um vilarejo tranquilo. Ilha Grande é uma área protegida — a natureza e a vegetação são de tirar o fôlego.

Há passeios de barco incríveis para escolher. Ainda, você poderá desfrutar de algumas das melhores praias do mundo, incluindo Lopes Mendes.

9. Paraty

paraty cidades rio

Paraty é uma pequena cidade colonial, com prédios bem preservados e ruas de pedras sem acesso a carros, que fica a 236 km do Rio de Janeiro. Cavalos e carroças são muito comuns em Paraty e são frequentemente usados ​​em toda a cidade. Grande parte da arquitetura original de Paraty não mudou há mais de 250 anos.

A cidade também é conhecida por suas praias e montanhas. Nascendo por atrás da cidade estão florestas tropicais e cachoeiras. Mais de 80% do seu território é protegido por unidades de conservação.

Por volta de 1700, Paraty se tornou um porto de exportação de ouro de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Isso levou à construção do Caminho do Ouro, uma estrada de pedra de 1.200 km que ligava Paraty a Diamantina por Ouro Preto e Tiradentes. Duas partes do Caminhos do Ouro agora são destinos turísticos para caminhadas em Paraty.

O principal evento de Paraty é a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), realizada anualmente em julho.

Outra característica de Paraty são as ruas inundadas quando a maré está alta. Isso é tão comum na cidade que as casas foram construídas a cerca de 30 cm acima do nível da rua para evitar inundações. Isso torna Paraty conhecida como a Veneza brasileira.

 

Aprenda português no Rio de Janeiro com o Caminhos Language Center. Aulas de português em grupo, aulas particulares e aulas on-line português brasileiro.



Leave a Comment