12 Dez

Se você está interessado em entrar para uma universidade brasileira ou começar a trabalhar no Brasil, provavelmente já ouviu falar da prova Celpe-Bras. Se não ouviu, não se preocupe porque estamos aqui para esclarecer tudo sobre este importante exame.

O que é o Celpe-Bras?

Celpe-Bras é uma prova que os estrangeiros podem fazer para validar oficialmente seu nível de conhecimento em língua portuguesa. É o único certificado de proficiência reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.

Esta prova é um certificado formal do nível de português dos estrangeiros usado por empresas e instituições educacionais no mundo inteiro. Este certificado é necessário para inscrição de estudantes de graduação e pós-graduação em qualquer universidade brasileira. O exame Celpe-Bras também é obrigatório para todos os estudantes internacionais que entrarão em uma universidade brasileira, além de também poder ser exigido por algumas empresas.

Como funciona?

O exame Celpe-Bras consiste em duas partes: escrita e oral.

Parte escrita (duração de três horas): Você precisará completar quatro componentes: compreensão de vídeo e áudio, produção escrita e duas dissertações. Nesta parte, seu nível de português será avaliado, bem como sua compreensão de áudio.

Parte oral (duração de 20 minutos): Uma prova no estilo entrevista com dois avaliadores. Eles te perguntarão sobre seus interesses pessoais e notícias recentemente divulgadas na mídia brasileira.

Dependendo do resultado da prova, você receberá o certificado em um dos níveis a seguir: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

Você precisa atingir os seguintes resultados para receber o certificado equivalente:

• Nota de 0,00 a 1,99: Você não recebe um certificado
• Nota de 2,00 a 2,75: Você recebe o certificado de nível Intermediário
• Nota de 2,76 a 3,50: Você recebe o certificado de nível Intermediário Superior
• Nota de 3,51 a 4,25: Você recebe o certificado de nível Avançado
• Nota de 4,26 a 5,00: Você recebe o certificado de nível Avançado Superior

Para conseguir o maior nível de certificado é preciso obter o mesmo resultado no exame oral e no escrito. Se você receber uma nota maior na prova oral, por exemplo, e menor na prova escrita, seu certificado será emitido de acordo com a nota menor.

Quando acontece?

A prova acontece duas vezes por ano, em abril e outubro, mas você precisa se inscrever em fevereiro e março ou agosto e setembro.learn-portuguese-in-rio-de-janeiro-celpe-1

Como se inscrever?

Para se inscrever para a prova, vá até o site oficial do Celpe-Bras. A Caminhos Language Centre tem um curso para Celpe-Bras especial que pode te ajudar com o processo de inscrição além de te preparar para a prova.

Fizemos uma entrevista com nossa ex-aluna, Silvia Maag, que já prestou o Celpe-Bras e ela deu algumas dicas para quem está pensando em se inscrever para a prova:

Caminhos Language Centre: Foi difícil se preparar para o exame? Como foi seu processo de estudo?

Silvia Maag: Acho que isto depende do nível de português que a pessoa já tem e o tempo disponível para estudar. Eu comecei a me preparar em de Janeiro 2016 (a prova foi em abril de 2016), fazendo, entre outras coisas, as provas antigas. Acho que esta é uma parte bem importante da preparação, conhecer a estrutura da prova, fazer argumentações, etc. Estudei todos os dias, às vezes mais, às vezes menos. Tentei escrever uma página por dia sobre uma experiência minha no Brasil ou um assunto que saiu no jornal — eu li jornal todos os dias. Além disso, fiz aulas preparatórias, em torno de 6h de aulas por semana.

CLC: Por que você quis fazer o Celpe-Bras?

SM: Quis fazer porque assim tive ainda mais motivação para estudar e porque estava pensando em fazer um doutorado em uma universidade brasileira — o que exige o Celpe-Bras.

CLC: O processo de inscrição foi difícil? Quanto você pagou para se inscrever?

SM: As vagas acabam rapidíssimo. Nem todo mundo sabia disso. Eu paguei R$200 pela inscrição.

CLC: Em que lugar você fez a prova? Foi fácil de chagar do local do exame?

SM: Fiz em Salvador, Bahia. Eu já conheci a universidade, então foi fácil de chegar lá.

CLC: Você achou a prova difícil?

SM: Mais ou menos: O áudio era péssimo e havia um texto de “opinião pessoal” que achei difícil. Gostei muito da parte oral, os avaliadores foram bem agradáveis.

CLC: Quanto tempo aproximadamente durou a prova escrita e a prova oral?

SM: Foram três horas de prova escrita e 15-20 minutos de prova oral.

CLC: O nível de dificuldade das suas provas foi o mesmo?

SM: Sim, eram no mesmo nível, mas minha preferencia era a parte oral, então foi mais fácil.

CLC: Qual nível você recebeu (Intermediário, Intermediário Superior, Avançado ou Avançado Superior)?

SM: Intermediário Superior

CLC: Alguma recomendação especial para quem pretende fazer a prova?

SM: Faça provas antigas como se fosse de verdade — com a pressão do tempo — e depois faça a correção com um professor que tenha experiência com Celpe-Bras.

Agora que você já em todas as informações necessárias, não hesite em contactar a Caminhos Language Centre e saiba como fazer para se matricular em um curso Celpe-Bras.