06 Fev

Uma das coisas que gostamos de fazer quando conhecemos alguém que fala outro idioma é pedir para que eles nos ensinem algumas palavrões na sua língua materna, certo? E, é claro, se você está estudando português brasileiro, deve estar ansioso para aprender alguns palavrões em português também.

bad words in portuguese Palavrões em Português

No Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, temos o mau hábito de falar muito palavrão. Não apenas quando xingamos, mas também para expressar a intensidade de nossos sentimentos — quando estamos felizes demais, quando vemos algo muito incrível, quando sentimos dor…

Claro que precisamos ser cautelosos. Só porque os cariocas gostam de falar palavrão, não significa que isso é aceitável em todas as situações sociais. É muito importante que todos nós entendamos os vários significados dos palavrões em português para não fazermos o uso de forma inadequada.

Vamos aprender alguns palavrões em português!

Arrombado

Alguém que não é uma boa pessoa. Alguém que agiu de forma errada, machucando pessoas, pensando apenas em si mesmo ou fazendo as pessoas se sentirem desconfortáveis. “Arrombado” é uma palavra muito pesada, é uma referência ao ânus de alguém. Se você quiser usar uma palavra mais aceitável com o mesmo significado, use “vacilão”, que é uma gíria, mas não um palavrão em português. (Confira mais gírias brasileiras, como vacilão, aqui.)

Babaca

Babaca pode ser usado com o mesmo significado que “arrombado”. Mesmo sendo uma palavra ruim, não é tão pesada quanto a última. A pessoa que é chamada de “babaca” geralmente fez algo estúpido, mas não tão ruim quanto um “arrombado”.

Caralho

Caralho é um palavrão em português usado para descrever o órgão sexual masculino. Outros palavrões em português com o mesmo significado são pinto, pau, cacete, rola, piroca, etc. Usamos “caralho” com esse significado exato em uma situação sexual.

No entanto, também é um palavrão usado para xingar quando você sente dor, quando passa por um momento difícil ou quando está estressado. Neste caso, nós apenas gritamos a palavra.

Além disso, este palavrão é usado para intensificar emoções — surpresa, raiva, felicidade — e para expressar grandes quantidades (exemplo: “frio pra caralho” significa muito frio; “gente pra caralho” significa muitas pessoas).

Há também uma expressão, “vai pro caralho”, que em inglês tem o mesmo significado de “go to hell”, mas de uma maneira mais intensa. É comumente usado quando as pessoas estão tendo uma briga feia.

Cu

O ânus. Existem muitas expressões diferentes usando essa palavra. A mais popular é “vai tomar no cu”, que tem o mesmo significado que “vai pro caralho”, como mencionado acima.

Filho da puta

O mesmo que “son of a bitch” em inglês. “Puta” é um insulto às mulheres. Sua forma masculina, “puto”, também pode ser usada como insulto aos homens, mas não é tão comum.

Foda

Como já mencionamos na publicação “15 adjetivos em Português Brasileiro que todo iniciante precisa saber“,”foda” pode ser usado como adjetivo, verbo ou substantivo. É um palavrão muito comum. No entanto, mesmo assim não é aceitável ser dito em situações sociais mais formais.

Como adjetivo, significa que algo é muito legal! Usado como substantivo, significa o ato sexual. E como verbo, é usado para insultar as pessoas.

A expressão “vai se foder” é muito comum. Basicamente, tem o mesmo significado que “vai tomar no cu” ou “vai pro caralho”, conforme mencionados acima.

Outra expressão popular é “foda-se”. É uma das expressões mais populares, usada quando você desiste de algo ou simplesmente não se importa mais com alguma coisa/alguém.

Merda

O significado formal de “merda” é fezes. É uma palavra usada sozinha para xingar quando você está com raiva. Também pode ser usada em uma frase para se referir a algo que está te deixando irritado. (Exemplo: “Essa merda de ônibus demora muito a passar”)

Piranha 

Piranha é um tipo de peixe. Como palavrão, tem o mesmo significado de “puta”, explicado acima. É um insulto às mulheres e não deve ser usado. Infelizmente, durante o carnaval, é muito comum os homens se vestirem de mulheres sensuais e se chamarem de piranhas. Há também muitos blocos de carnaval chamados “Bloco das Piranhas”, nos quais todos os homens se vestem assim.

Porra

Provavelmente o mais comum de todos os palavrões em português. Pode ser usado exatamente como a palavra “merda”: como uma palavra sozinha usada para xingar ou em uma frase para intensificar o sentimento de raiva. “Porra” é o significado vulgar para sêmen.

 

Agora que você conhece muitos palavrões em português, tenha cuidado com quando, onde e como os usará. Seja cauteloso para não machucar ou ofender as pessoas. Esta postagem tem a finalidade de ensinar o que essas palavras realmente significam antes de você usá-las com outras pessoas.

Se você quer estudar português do Brasil no Rio de Janeiro, conheça a Caminhos Language Center. Somos a maior e mais animada escola de português do Brasil. Oferecemos aulas em grupo, aulas particulares, vistos de estudante para o Brasil e muitas atividades gratuitas no Rio de Janeiro para você aprender português enquanto se diverte!



Leave a Comment