16 Abr

MAIS CAMINHOS

Mais caminhos é uma organização social e filantrópica que está funcionando desde 2009 e que promove educação complementária, cultural e esportes para crianças desprivilegiadas dos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul do Rio de Janeiro e outras partes do Rio também.

Programa Educacional Mais Caminhos

O programa educacional oferece aulas por quatro dias na semana para crianças, e eventualmente adolescentes, após o horário escolar da favela Cantagalo e Pavãozinho. As aulas são dadas na Caminhos Language Centre em Ipanema, e variam de acordo com as necessidades das crianças.

Por quatro dias na semana durante a tarde, as aulas são dirigidas a crianças de oito a doze anos. As aulas duram três horas e são divididas em inglês, aprendizado de controle emocional social (Disciplina Positiva) e também atividades artísticas e esportivas. O foco principal é o desenvolvimento social, emocional e acadêmico combinados com esportes e atividades criativas. Nós acreditamos que a educação é o caminho para um futuro próspero. Acompanhe o desenvolvimento do Mais Caminhos em nosso blog

AULAS DE ARTE

por Alyssa Hervert.

Alyssa é nossa voluntária em nosso Programa Educacional Mais Caminhos. Nesse blog ela vai compartilhar as suas observações durante as aulas de arte.
Toda vez que uma aula de artes vai começar, um sentimento de calma e concentração se espalha pela sala. Para o Programa Educacional Mais Caminhos, a Arte é muito mais que uma atividade divertida ou algo para levar pra casa. As crianças começam a sentirem um mais como parte de algo maior e mais significativo, eles começam a encontrar novas formas de se acalmaram, e também aprendem a compartilhar seu material e trabalhar juntos.

Um mês antes do carnaval, as crianças aprenderam a fazer diferentes máscaras de carnaval. Nós usamos os mais variados tipos de material como papel-machê, pratos descartáveis, flores e muito mais. Eles adoraram dividir suas máscaras e conseguiram fazer bastante coisa em pouco tempo. Cada criança tem uma forma diferente de fazer e de enxergar a arte.

Some Kids & Alyssa Hervert

Conforme elas começam a vir ao programa, algumas das crianças se sentem desanimadas. Por exemplo, elas podem não saber desenhar direito. E como o projeto vai se desenvolvendo, as crianças desenvolvem confiança e se orgulham do seu trabalho. As crianças opinam nos trabalhos dos outros positivamente, aprendendo a dar e receber elogios. Expressar opiniões específicas e encorajar é uma grande parte do programa no geral. De acordo com a prática da Disciplina Positiva, uma filosofia que adotamos completamente no programa, todo mundo que se sentir parte de alguma coisa maior e significativa. Ao conseguir criar algo com sucesso e receber elogios sobre ele, as crianças tem um sentimento de que fazem parte de uma coisa que eles podem não ter todos os dias na sua vida.

Os projetos de arte não são feitos só pelo resultado final. O processo criativo de arte pode ser muito relaxante e até terapêutico. Para crianças, assim como para pessoas
de todas as idades, é muito importante saber se acalmar quando se sentir com sentimentos negativos. Uma vez que conheçam os efeitos calmantes de se dedicarem a um projeto, eles vão conseguir chegar nesse ponto quando se sentirem com raiva, tristes ou assustados. Aprender como se sentir aliviados e regular seu comportamento quando as coisas sairem do controle é uma habilidade muito importante pro resto da vida, principalmente para essas crianças desprivilegiadas.

Além de aprenderem como lidar com os seus sentimentos, as crianças aprendem como trabalhar em conjunto. Trabalhar em conjunto e compartilhar materiais são parte de todo projeto de arte. Só temos algumas garrafinhas de cola e tesouras. As crianças aprendem a pedir um material emprestado e como ser paciente se eles tiverem que esperar para usá-los. Essa habilidade é muito importante, principalmente para essas crianças. Auto-controle é difícil
para crianças, mas ainda mais para crianças que vem de ambientes complicados. Compartilhar educadamente pode ser difícil quando se tem tempo limitado, mas elas estão evoluindo a cada dia mais em se controlarem e prestar atenção ao tempo que tem disponível.
10494808_284470151677282_575859311586132883_n

As crianças levaram pra casa uma máscara que eles fizeram para o carnaval, mas eles aprenderam o significado de pertencimento, uma forma de se acalmarem e como trabalhar em conjunto. E essas habilidades vão durar muito mais que essa máscara.