04 Fev

O Rio é conhecido mundialmente como ‘Cidade Maravilhosa’. Mas se você acha que as praias e o samba são tudo o que o Rio tem a oferecer, pense duas vezes. Ainda existem muitos fatos e curiosidades interessantes sobre o Rio de Janeiro para descobrir.

O Rio é uma cidade vibrante e incrivelmente linda, onde todos se misturam e vivem em harmonia. A natureza é extraordinária. As pessoas são simpáticas e divertidas. As praias são incríveis! A cidade é cheia de cultura, história, cores, sons, animais…

Dê uma olhada nesta postagem e conheça 15 curiosidades incríveis sobre o Rio de Janeiro. Ao final da leitura, você vai amar ainda mais o Rio!

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou este nome por causa de um rio que sequer existe. Sim, você ouviu corretamente! Os portugueses chegaram ao Rio de Janeiro pela primeira vez em janeiro de 1502. A essa altura, pensavam que a Baía de Guanabara era a foz de um rio. Por isso, chamaram a cidade de Rio de Janeiro.

Capital de Portugal

curiosidades sobre o rio de janeiro

Em meio a uma guerra contra a França, a coroa portuguesa decidiu fugir para o Brasil no século XIX.

Como resultado, a família real e mais de 15.000 pessoas chegaram ao Rio de Janeiro em 1808. Eles trouxeram seus móveis, obras de arte, joias, livros, arquivos e todos os tesouros reais com eles. E assim, a coroa portuguesa fundou a nova capital de Portugal.

Até então, o Rio de Janeiro era apenas uma pequena vila. Portanto, teve que se expandir rapidamente, iniciando um processo de urbanização que se deslocou para os bairros de São Cristóvão, Flamengo, Botafogo e Laranjeiras.

Invasão Francesa

Em meados do século XVII, a França invadiu o Rio de Janeiro. Eles construíram um forte e decidiram fundar a França Antártica, uma colônia francesa no Brasil. Claro que o rei de Portugal não ficou feliz com a notícia. Ele enviou o novo governador-geral do Brasil, Mem de Sá, para expulsar os franceses das terras brasileiras.

Com esta missão, os portugueses buscaram a ajuda de Araribóia, chefe da tribo indígena Temiminós. Por conhecer muito bem a área, toda a tribo ajudou a coroa portuguesa a derrotar a invasão francesa.

Para recompensar Araribóia e buscando mais proteção à entrada da Baía de Guanabara, o governo português o presenteou com um pedaço de terra do outro lado da baía. Essa área correspondia ao que hoje é a cidade de Niterói. Niterói significa Águas Escondidas na língua tupi.

Baía de Guanabara

curiosidades sobre o rio de janeiro

As cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Magé, Guapimirim e Itaboraí ficam às margens da Baía de Guanabara. A ponte Rio-Niterói, que cruza a baía, é a 48ª mais longa do mundo, com 13,29 km de extensão.

Infelizmente, a Baía de Guanabara é altamente poluída. A rede de esgoto do Rio de Janeiro trata apenas 40% do esgoto total produzido no entorno da baía.

Existem mais de 100 ilhas na Baía de Guanabara. Algumas grandes, como a Ilha do Governador, e algumas bem pequeninas.

Estátua do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor se tornou um símbolo da cidade do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.

O engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e o escultor franco-polonês Paul Landowski começaram a construir a estátua em 1926. Eles concluíram o projeto em 1931. A estátua tem 30 metros de altura, com seus braços estendidos horizontalmente medindo 28 metros.

Em 2007, a organização suíça The New Open World Corporation reconheceu a estátua do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Bondinho do Pão de Açúcar

Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi apenas o terceiro teleférico a ser construído no mundo.

Futevôlei

datos interesantes sobre rio de janeiro footvolleyO futevôlei é um esporte inventado por Octavio de Moraes na Praia de Copacabana nos anos 60. É uma mistura de vôlei de praia e futebol.

O jogo é disputado com 2 jogadores de cada lado da quadra. O futevôlei segue essencialmente as mesmas regras do vôlei de praia, mas você não pode usar as mãos para tocar a bola. Você só pode usar os pés, o peito e a cabeça.

Bairros

A cidade do Rio de Janeiro está dividida em 33 regiões administrativas e 162 bairros. Os mais densamente povoados são Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Realengo e Tijuca, respectivamente. Só Campo Grande tem 328.370 habitantes.

Jogos Olímpicos

O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos de 2016. Com isso, o Rio se tornou a primeira cidade sul-americana a receber os jogos.

Praias

datos interesantes sobre rio de janeiroDe acordo com o Prêmio Traveller’s Choice do TripAdvisor de 2020, o estado do Rio de Janeiro hospeda 5 das melhores praias da América do Sul. E uma delas fica dentro da cidade do Rio de Janeiro: a Prainha.

Com 98 praias no total, a maior praia da cidade do Rio de Janeiro é a Praia da Reserva. Ela tem 8km de extensão e está localizada na Barra da Tijuca.

Leia mais sobre as melhores praias do Rio de Janeiro na nossa postagem Praias do Rio de Janeiro: Descubra a praia ideal para você.

Cariocas

As pessoas nativas do Rio de Janeiro são chamadas de cariocas. A palavra vem da língua indígena tupi, em que kara’iwa e oka significam «casa dos brancos». Os indígenas começaram a usar essa expressão logo após a fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Curiosidade interessante: a palavra carioca refere-se apenas aos nativos da cidade do Rio de Janeiro. Chamamos de Fluminense os nascidos no estado do Rio de Janeiro.

Maracanã

O Estádio do Maracanã detém o título de maior público em uma partida de futebol. Em 16 de julho, 173.850 espectadores assistiram à final da Copa do Mundo de 1950. O Maracanã era o maior estádio do mundo até então. No entanto, após algumas reformas, o número de assentos no estádio passou de 155 mil para 78.838.

Desde então, o Maracanã tornou-se um símbolo nacional, onde eventos e shows importantes são realizados.

Floresta da Tijuca

Interesting Facts About Rio de Janeiro tijuca forestA Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana replantada pelo homem do mundo. Antes do reflorestamento, o local abrigava fazendas de café. Hoje, o Parque Nacional da Tijuca abriga 328 espécies de animais, entre anfíbios, aves e mamíferos. Alguns deles estão em perigo de extinção.

Leia mais sobre a Fauna e Flora do Rio de Janeiro.

Rocinha

A Rocinha é a maior favela da América do Sul. É lar para mais de 100.000 pessoas espalhadas em cerca de 25.000 domicílios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Garota de Ipanema

Grandes nomes da música brasileira se encontravam na Praia de Ipanema nos anos 60, assim como Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que escreveram ‘Garota de Ipanema’. Helo Pinheiro, moradora de Ipanema, foi a inspiração para a música. Ela sempre passava por eles de biquíni a caminho da praia. Tom e Vinicius escreveram a famosa canção em 1962, quando Helo tinha apenas 17 anos.

 

Estude português no Brasil e descubra muitas outras curiosidades e fatos interessantes sobre o Rio de Janeiro enquanto explora a cidade e o idioma. Junte-se a Caminhos Language Centre.



Leave a Comment