28 Set

A Caminhos Language Centre fica localizada em uma das áreas mais tradicionais da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro: o bairro de Ipanema. Além de ser uma das vizinhanças mais conhecidas do Rio, ainda fica próxima de outros bairros ilustres, como Leblon, Lagoa e Copacabana.

Ipanema Beach in Rio de JaneiroIpanema é conhecida no mundo inteiro, se não pela sua praia, pela música Garota de Ipanema. A canção já foi regravada por diversos cantores do mundo, em diferentes versões. 

Então, se quer conhecer um pouco mais da história deste nobre bairro carioca, venha com a gente!

Colonização

Durante a colonização do Brasil, Ipanema nada mais era do que um paraíso costeiro frequentado por índios que ali viviam. José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema, era dono de uma chácara na região. Em 1894, ele fundou a Villa Ipanema na mesma área. Posteriormente, sua chácara seria loteada e viraria oficialmente o bairro de Ipanema. Para vender os lotes de terra, o Conde construiu ruas e praças, atraindo a população para esta parte do Rio.

Desenvolvimento

No início do século XX, quando o desenvolvimento da cidade do bairro de IpanemaRio de Janeiro foi saindo do centro e migrando para o sul, bairros como Flamengo, Copacabana e a nossa querida Ipanema começaram a ser mais ocupados. Em 1902, a primeira linha de bonde chegava ao bairro de Ipanema, facilitando sua urbanização. A partir daí, o crescimento do bairro não parou.

Prédios

Nos anos 60, com o crescimento da densidade do bairro, as casas começaram a ser substituídas por prédios. Foi então que Ipanema começou a configurar-se como um dos endereços mais nobres e caros para se viver no Rio de Janeiro.

Hoje, Ipanema tem uma população de mais de 40 mil habitantes e mais de 20 mil domicílios espalhados por sua área de 308 hectares. Sua praia tem 2,6 quilômetros de extensão e liga a Praia do Arpoador em uma ponta à Praia do Leblon na outra.

A Praia de Ipanema

learn-portuguese-in-rio-de-janeiro-3A praia de Ipanema é ponto de encontro de diversos grupos, que escolhem determinadas áreas como seu principal ponto de encontro. Nas areias brancas de Ipanema você encontra a galera do esporte jogando vôlei e futevôlei, enquanto a comunidade LGBT se encontra próxima ás bandeiras de arco-íris próximas ao Posto 8. Os surfistas preferem a ponta do Arpoador, e as celebridades são facilmente encontradas no Posto 9. E assim vai…

Garota de Ipanema

Era na Praia de Ipanema que encontravam-se os grandes nomes da música brasileira na década de 60, assim como Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Juntos, eles escreveram Garota de Ipanema. Tom e Vinícius foram inspirados por Helô Pinheiro, moradora de Ipanema que sempre passava por eles de biquíni na orla da praia. A famosa famosa canção foi composta em 1962, quando Helô tinha apenas 17 anos.

Pontos turísticos

Os pontos turísticos do bairro de Ipanema são um charme à parte.

A praia do Arpoador serve ao público com o pôr do sol maislearn-portuguese-in-rio-de-janeiro-4 bonito do Rio de Janeiro. O Parque Garota de Ipanema faz a divisa do bairro com Copacabana, oferecendo espaço para a prática de esportes e muitas árvores para uma merecida sombra em dias de sol. A Igreja de Nossa Senhora da Paz, recém reformada, demonstra toda riqueza da época colonial. E é claro, temos a maravilhosa vista para o Morro dos Irmãos, um dos cartões postais da cidade do Rio.

Visite Ipanema

Hoje, Ipanema é um bairro carioca de classe alta. Está cercado de teatros, restaurantes, bares e hotéis. É a escolha certa para turistas que querem conhecer o Rio de Janeiro. A praia fica lotada nos dias de sol e o calçadão é um ótimo lugar para caminhar à noite. Ali é possível conhecer pessoas novas, fazer amigos e se divertir como um verdadeiro carioca.

Ipanema é a casa da Caminhos Language Centre desde 2009. Somos abençoados por estarmos localizados no meio de tanta coisa boa. Venha fazer parte da nossa família! Aprenda português como um verdadeiro carioca e aproveite toda beleza do bairro de Ipanema. Conheça nossos cursos e atividades em: caminhoslanguages.com.



2 Comments

Leave a Comment