10 Set

A cultura local é algo muito importante no Brasil. Histórias antigas, crenças e folclore ainda fazem parte da vida dos habitantes em todo o país. E as superstições brasileiras que as pessoas seguem até hoje fazem parte dessa formação cultural.

A primeira coisa que os estrangeiros aprendem sobre as superstições brasileiras quando vêm ao Brasil são todos os rituais feitos na véspera do Ano Novo. Escolher a cor certa para vestir, comer uvas à meia-noite, comprar roupas íntimas novas e pular sete ondas no oceano, só para citar algumas.

No entanto, existem dezenas de outras superstições que os brasileiros ainda seguem todos os dias. Vamos conhecer algumas delas.

1. Gato preto

Gatos pretos são sinais de má sorte. Principalmente se um gato preto cruza o caminho de alguém. No entanto, os ativistas dos direitos dos animais estão trabalhando duro para dissolver essa crença.

2. Escadas

Prefira sempre contornar escadas ao invés de passar por baixo delas. Isto traz muita má sorte!

3. Varrer os pés

Se alguém acidentalmente varrer seus pés com uma vassoura enquanto varre o chão, você está condenado a não se casar. Nunca.

4. Orelhas coçando

Se sua orelha está coçando, isso significa que alguém está falando sobre você. E provavelmente não estão falando coisas boas não.

5. Chinelos ao contrário

Nunca deixe (eu disse nunca!) seus chinelos de cabeça para baixo. Isso significa que sua mãe vai morrer, e ninguém quer pagar para ver!

6. Bater três vezes na madeira

Bata três vezes em qualquer madeira para evitar má sorte. Se alguém disser que algo ruim pode acontecer, basta bater três vezes na madeira para evitar a catástrofe. Funciona da mesma forma que dizer “Deus me livre”, mas com um gesto poderoso.

7. A planta espada de São Jorge

A planta Dracaena trifasciata, também conhecida como espada de São Jorge, é uma poderosa aliada na hora de afastar mau-olhado. Muitos brasileiros têm essa planta ao lado da porta entrada de suas casas ou comércio. Esta planta também o ajuda a ter sucesso na vida.

8. Decoração de elefante

Para sorte financeira, apenas decore sua casa com uma escultura de elefante. Mas espere, isso não é tudo! A bunda do elefante deve sempre apontar para a entrada da sua casa ou de nada adianta.

9. Visitas

Se você receber uma visita indesejada, coloque uma vassoura atrás da porta e ela irá embora.

Se você gosta da visita e quer que ela volte outra hora, não a deixe abrir a porta da sua casa. Certifique-se de que é você quem está abrindo a porta para que ela saia.

10. Bolsas

Nunca deixe suas bolsas ou mochilas no chão. Isso fará você perderá dinheiro. Procure sempre uma cadeira ou mesa onde possa apoiar seus pertences.

11. Saúde!

Fazer um brinde pode mudar toda a sua vida.

1. Fazer um brinde com o copo vazio significa má sorte.

2. Você deve sempre beber logo após fazer um brinde. Não coloque o copo na mesa sem beber antes. A menos que você queira passar os próximos anos sem sexo!

3. Sempre faça contato visual com todos que estão brindando com você.

12. A lua

Você deve prestar atenção às fases lunares antes de cortar o cabelo. Se você quiser que seu cabelo cresça rápido, corte-o na Lua Crescente. Marque um horário com o seu cabeleireiro durante a Lua Cheia se quiser mais volume. Seu cabelo cresce lentamente, mas mais saudável, quando você corta o cabelo durante a Lua Minguante. E, por último, para um visual renovado, escolha a Lua Nova — perfeita para mudar a cor ou o corte do seu cabelo.

13. São Longuinho

São Longuinho é um santo católico que os brasileiros conhecem como a entidade que ajuda a encontrar pertences perdidos. Quando não conseguir encontrar um objeto, seja qual for sua importância, basta dizer: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar ‘tal coisa’ eu dou três pulinhos”. Depois de encontrar o que estava procurando, basta pular três vezes para mostrar sua gratidão!

Posso garantir que isso funciona 99% das vezes para mim, então quem sou eu para não acreditar?

 O número 13

Você percebeu que esta lista traz exatamente 13 crenças e superstições brasileiras? Isso não é coincidência. No Brasil, treze é um número poderoso, rodeado de mistério e crenças. Enquanto metade da população acredita que este é um número da sorte, a outra metade dos brasileiros acha que 13 é um número amaldiçoado. Então, você escolheria o número 13 em seu bilhete de loteria ou não?

Por que as pessoas ainda seguem as superstições brasileiras?

Temos certeza de que toda superstição brasileira tem uma história e uma tradição por trás. Muito disso se dá devido à natureza altamente religiosa do país e também ao popular e respeitado folclore. A maioria das superstições ainda são transmitidas de geração em geração. Muitas pessoas simplesmente riem ao falar sobre isso, mas a maioria dos brasileiros leva a sério. Mesmo que muitas dessas coisas não façam sentido, não há como negar o efeito que a cultura brasileira tem sobre as pessoas no país.

Quando você estuda na Caminhos Language Centre, você não aprende apenas o português brasileiro. Parte das nossas aulas faz questão de que você mergulhe na cultura, história e tradições do país. Você vai estudar português, enquanto aprende sobre a música, celebrações, idiomas e comidas brasileira, entre muitas outras coisas.



Leave a Comment