09 Abr

Agora que você já aprendeu sobre as músicas brasileiras mais tocadas nos últimos anos, que tal descobrir ótimas músicas brasileiras para que você aprenda português com música?

A Caminhos criou playlists no Spotify para cada nível de português. Dessa forma, você pode melhorar seu idioma e cantar junto! Confira nosso perfil no Spotify.

Confira algumas dessas músicas e descubra como elas podem ajudá-lo a praticar português! Aprenda Português com Música!

Silva ft. Anitta – Fica Tudo Bem

Esta é uma música calma e lenta, as palavras são bem pronunciadas e o vocabulário é fácil de entender. A música inteira apresenta verbos no infinitivo, o que é mais fácil de aprender antes de aprender as conjugações. O tema da música em si é um conselho que alguém está dando a um amigo que quer voltar com uma ex-namorada.

Tom Jobim – Garota de Ipanema

Se você gosta do Rio e da cultura brasileira, precisa aprender a cantar Garota de Ipanema. Esta é uma música famosa que tornou Ipanema conhecida mundialmente. Fala de uma garota bonita que costumava passear no bairro de Ipanema a caminhos da praia. O vocabulário também é fácil e simples e a maioria dos verbos da música está no presente (Presente do Indicativo) em português.

Exaltassamba – Me Apaixonei pela Pessoa Errada

Esta música é ótima para estudar o Presente Contínuo em Português. Veja esta postagem no nosso blog e saiba mais sobre o Presente Contínuo. A música Me Apaixonei Pela Pessoa Errada tem o gênero pagode, o que a torna uma música divertida para cantar e dançar.

Seu Jorge – Amiga da Minha Mulher

Esse samba é sobre um homem que está interessado romanticamente na amiga de sua esposa. Além disso, a música mostra algumas expressões populares em português que merecem ser aprendidas, como “Pois é”, “Qual é”, “Dar mole”, entre outras. Aqui você pode ver exemplos dos tempos verbais Presente, Pretérito Perfeito e modo Subjuntivo em português.

Kid Abelha – Grand’ Hotel

Esta música fala sobre o que as pessoas poderiam ter feito em um relacionamento antes que ele terminasse. Ela exemplifica muito bem o modo subjuntivo com diferentes verbos. Para os alunos que geralmente tem dificuldade com esta conjugação, esta é uma ótima maneira de praticar.

Gabriel, o Pensador – 2,3,4,5,6,7,8

Já que é um rap, será difícil para você entender essa música se o seu nível de português for básico. Mas se você é avançado, esta música é ótima para praticar suas habilidades de escuta, bem como aprender gírias diferentes. A música é sobre um homem tentando conseguir um encontro amoroso para o fim de semana, então há muito vocabulário sobre sexo.

Legião Urbana Quase Sem Querer 

Quase Sem Querer é uma música sobre amor. A letra utiliza diferentes tempos verbais ao longo de toda música, incluindo Presente, Pretérito Perfeito e Pretérito Perfeito.

Lulu Santos – Certas Coisas

O primeiro verso de Certas Coisas usa as formas verbais e frases condicionais, o que é ótimo, porque muitos alunos têm dificuldade em usá-las adequadamente.

Roberto Carlos Do Fundo Do Meu Coração

Alguns podem dizer que esta é uma música triste – ela é sobre términos, solidão e relacionamentos dolorosos. Apresenta verbos no Pretérito Perfeito, verbos infinitivos e também o modo imperativo em português.

 

Se você estiver interessado em aprender mais sobre verbos, outras dicas e lições de português, verifique esta categoria em nosso blog e leia os artigos anteriores. Nesses artigos, você encontrará ótimos materiais e exercícios para praticar.

Além disso, a Caminhos preparou um eBook incrível com 40 dicas para você aprender português enquanto se diverte — incluindo livros, vídeos, filmes e música. Inscreva-se aqui e obtenha seu e-book GRÁTIS!

A Caminhos também está trabalhando com uma excelente plataforma online que funciona como uma sala de aula virtual, com quadro branco, compartilhamento de arquivos, vídeos e exercícios. Se você estiver interessado em fazer aulas de português online durante a quarentena do coronavírus, entre em contato conosco e reserve suas aulas agora! Continue estudando português em casa! Cuide-se!



Leave a Comment