16 Abr

  • By Amanda Ennes
  • In Brasil
  • Comments 3

O Brasil é um país grande dividido em 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De fato, as pessoas, tradições, costumes e alimentos nessas regiões são muito diferentes e fascinantes aos olhos das pessoas de fora, quando você experimenta de tudo. Costumamos dizer que há “muitos Brasis diferentes dentro do Brasil”. Portanto, essas diferenças também afetam as diferentes comidas brasileiras tradicionais que temos aqui.

O Brasil é uma terra rica — rica em cultura, recursos naturais e diversidade. O povo brasileiro ama sua comida. E deveriam! De fato, a comida brasileira é geralmente saudável, bem temperada e muito saborosa.

Poderíamos fazer uma lista de centenas de comidas típicas brasileiras. Mas vamos ver algumas das comidas  brasileiras tradicionais mais famosas que você encontrará por todo país:

Comida Brasileira: Entrada

comidas brasileiras

Pão de Queijo

Queijo e polvilho ou farinha de tapioca são os principais ingredientes para este lanche. É um petisco muito popular em todo o país, mas Minas Gerais produz os melhores pães de queijo! Minas em si também é famosa por seu queijo de boa qualidade e sua comida deliciosa! O pão de queijo é crocante por fora, com uma consistência macia e elástica por dentro.

Coxinha

Se você quiser saber mais sobre a famosa coxinha, leia o artigo do Gringo-Rio. A coxinha é um lanche muito popular no Brasil. Todo mundo adora! Ela consiste de uma massa frita recheada com frango desfiado e bem temperado. O nome coxinha se dá por causa do formato da massa, que lembra uma coxa de frango.

Queijo Minas

Este queijo é muito popular no Brasil. É originário do estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil, daí seu nome. Existem três variedades deste queijo: fresco, meia-cura e curado. O queijo minas é uma escolha popular para o café da manhã no Brasil. Suas características são a maciez, umidade e textura esponjosa.

Acarajé

O acarajé é um bolinho de feijão fradinho frito em óleo de dendê. O bolinho, então, é cortado ao meio e recheado com pimenta, camarão seco e vatapá (uma massa tradicional feita de pão moído, leite de coco, pimentão, salsa e outros ingredientes). O acarajé é um prato tradicional da Bahia, um estado do nordeste do Brasil.

Comidas Brasileiras: Pratos Principais

moqueca brazilian foods

Arroz com feijão 

Esta é a base de uma refeição diária no Brasil. Muitos estrangeiros acham estranho, mas é verdade — os brasileiros costumam comer arroz e feijão todos os dias, tanto no almoço quanto no jantar. Uma refeição típica no Brasil consiste em arroz, feijão, algum tipo de carne e algum tipo de vegetal.

Feijoada

Provavelmente a mais famosa de todas as comidas tradicionais do Brasil, a feijoada é como um ensopado de feijão e carnes de porco. Os principais ingredientes para uma verdadeira feijoada são feijões pretos, linguiças, bacon, pés, olheras e rabo de porco, costela suína e carne seca. É geralmente servido com arroz branco, couve, laranja e farofa.

Farofa

Farofa é o acompanhamento mais popular do Brasil. A farinha de mandioca é o ingrediente base da farofa. A farinha é assada na manteiga até ficar dourada e crocante. As pessoas também usam outros ingredientes para deixar a farofa ainda mais saborosa, como ovos mexidos, bacon, cebola, banana e nozes.

Carne-de-Sol

Carne-de-sol é um tipo de carne seca amplamente utilizada na culinária do nordeste brasileiro. É uma carne altamente salgada que fica exposta ao sol por alguns dias para curar. A carne-de-sol é geralmente servida com mandioca frita, farofa e manteiga de garrafa.

Moqueca

A moqueca é um ensopado de peixe. Os ingredientes básicos são cebola, tomate, coentro e pimenta. Este prato é originário dos povos indígenas. Existem dois tipos de moqueca: a bahiana, do estado da Bahia; e a capixaba, do estado do Espírito Santo. A diferença entre as duas é que a moqueca capixaba só leva urucum além dos ingredientes mencionados acima. Enquanto isso, os cozinheiros também adicionam pimentão, óleo de dendê e leite de coco à moqueca bahiana.

Tacacá

Tacacá é um caldo feito com farinha de tapioca, camarão e tucupi (um caldo grosso de mandioca e temperos). É temperado com alho, sal, pimenta e uma erva chamada jambu. Este prato é tradicional do norte do Brasil.

Arroz com Pequi 

Arroz com pequi é um prato muito tradicional na região Centro-Oeste do Brasil, onde o pequi é cultivado. O pequi é uma fruta brasileira, que, ao ser cozida junto com o arroz branco, dá a ele uma coloração amarelada.

Comida Brasileira: Sobremesa

dessert brazilian foods

Açaí

O açaí é uma fruta brasileira da floresta amazônica — é considerado um superalimento por causa de todos os nutrientes e vitaminas que possui. Em muitas partes do país, as pessoas comem açaí como creme ou sorvete. A polpa é misturada com frutas, xaropes ou mel e servida em uma tigela. As coberturas comuns para o açaí são granola, banana e leite em pó. No entanto, no norte do Brasil, os habitantes locais o consomem in natura, sem adicionar açúcares ou sal. Para muitas pessoas do Norte, o açaí é um acompanhamento para ser comido com peixe, camarão ou farofa.

Brigadeiro 

Brigadeiro é uma bolinha de chocolate feita com leite condensado, cacau em pó e manteiga. Em seguida, é enrolado em granulado de chocolate para ser servido.

Paçoca

Paçoca é um doce feito de amendoim moído, açúcar e sal. Você pode encontrar paçoca em lojas de doces o ano todo, mas essa sobremesa é muito famosa durante a tradicional Festa Junina, que ocorre durante junho e julho no Brasil.

Romeu e Julieta 

Romeu e Julieta é uma sobremesa muito simples, mas muito popular nos lares brasileiros. Pegue uma fatia de queijo Minas e uma fatia de goiabada e junte-as. Voilà! O queijo representa Romeu e a goiaba representa Julieta — ingredientes opostos, já que um é salgado e o outro é doce.

Qual a sua comida brasileira preferida? Quantas desta lista você já provou?

 

A Caminhos Language Center é a maior escola de português do Brasil. Oferecemos aulas em grupo e particulares para você estudar Português Brasileiro com professores nativos e qualificados. A Caminhos também oferece aulas de português online, usando uma plataforma digital que funciona como uma sala de aula virtual. Continue estudando português em casa!



3 Comments

Leave a Comment