11 Jun

  • By Amanda Ennes
  • In Brasil
  • Comments 1

O Brasil é um país culturalmente rico. Temos muitas tradições e folclore e gostamos de comemorar tudo isso. A maioria dessas festividades culturais se transformou em grandes festivais brasileiros com o tempo, trazendo turistas para o Brasil e tornando o país conhecido mundialmente.

Se você quer mergulhar na cultura brasileira, não há nada melhor do que se divertir enquanto faz isso. Os principais festivais brasileiros tradicionais estão espalhados por todo país o ano inteiro. Sempre há um lugar para ir, algo para ver e algo novo para aprender sobre a cultura brasileira.

Vamos conferir os 5 principais festivais brasileiros tradicionais.

1. Carnaval do Rio de Janeiro

O carnaval acontece cerca de 40 dias antes da Páscoa. Sendo assim, geralmente durante o mês de fevereiro, às vezes março.

O carnaval do Rio de Janeiro é muito popular em todo o mundo. Embora seja apenas uma única grande celebração, há duas maneiras de se divertir na cidade durante esta temporada.

Blocos de Carnaval

carnaval street party

Primeiro, os famosos blocos de Carnaval — festas de rua espalhadas por toda a cidade, arrastando milhões de pessoas para dançar, cantar e se divertir. É importante escolher uma fantasia diferente para cada dia e comprar muita purpurina para usar.

O carnaval começa oficialmente na sexta-feira e vai até terça-feira. No entanto, os cariocas não gostam de esperar e essas festas de rua acabam acontecendo muito antes da temporada de carnaval e continuam mesmo depois do seu término.

Estes blocos podem ser pequenos, com menos de 100 pessoas, mas também podem ser enormes, com mais de 1 milhão de seguidores.

As músicas tocadas nestas festas de rua podem variar, mas geralmente tentam acompanhar o ritmo do carnaval, com samba, axé e marchinhas. Existe até um famoso bloco chamado Sargento Pimenta que toca músicas dos Beatles no ritmo de carnaval.

Os melhores blocos do Rio começam bem cedo, por volta das 7 horas da manhã. No entanto, você pode festejar o dia inteiro, pois há dezenas de festas de rua por toda a cidade todos os dias.

Escolas de Samba

A outra maneira de curtir o carnaval do Rio é no Sambódromo, assistindo ao desfile das Escolas de Samba.

principais festivais brasileirosA noite de abertura é na sexta-feira, quando 6 ou 7 escolas de samba estreiam com os desfiles do Grupo de Acesso. O desfile começa às 22:00 e vai até às 04:00. No dia seguinte, o segundo lote de escolas de samba também desfila.

Essas escolas do Grupo de Acesso lutam por uma vaga no grupo de elite do Carnaval, que desfila nos dias seguintes.

O grupo de elite, chamado Grupo Especial, desfila no domingo e na segunda-feira.

É realmente um ótimo show, com muito samba, fantasias, baterias e muito mais. Seus incríveis carros alegóricos podem atingir 13 metros de altura e 60 metros de comprimento.

O vencedor do carnaval é anunciado na tarde da quarta-feira de cinzas e as 6 melhores escolas do Grupo Especial desfilam novamente no Sambódromo no sábado seguinte para comemorar suas conquistas.

Se você nunca viu um desfile de carnaval antes, pode ser difícil entender o quão grande e bem preparado é esse show. Então aqui está um vídeo do vencedor de 2020:


 

2. Carnaval de Salvador

Enquanto samba é a principal música do carnaval do Rio, as coisas são um pouco diferentes em Salvador.

As festas de rua ainda são a principal maneira de celebrar o carnaval, mas a verdadeira estrela aqui é o Axé Music, com seus cantores e bandas famosos trazendo seus trios elétricos para as ruas. O trio elétrico é um tipo popular de caminhão de som, sobre o qual uma banda elétrica toca.

Em Salvador, ao invés de usar fantasias, as pessoas usam abadá, uma camiseta especial usada como ingresso para curtir o carnaval mais perto dos caminhões.

No entanto, existem outras duas maneiras de aproveitar o carnaval em Salvador. Você pode se juntar à pipoca — pessoas que não compraram a camiseta, mas seguem o caminhão fora da corda de segurança. E também os camarotes — cabines privativas montadas em prédios, de onde você vê todas as festas de rua enquanto desfruta confortavelmente de um espaço VIP com comida, bebida e atrações particulares.

O carnaval de Salvador começa na quinta-feira e vai até a quarta-feira de cinzas.

3. São João da Paraíba

famous festivals in brazil

O São João, também chamado Festa Junina, é uma grande parte da cultura brasileira. Todo mês de junho, os brasileiros celebram os santos João, Antônio e Pedro. Também é hora de celebrar a época da colheita, então as festas são cheias de comidas tradicionais feitas principalmente de milho, como canjica, pamonha, pipoca, curau e muito mais.

A festa de São João em Campina Grande, Paraíba, é a maior do mundo. Dura todo o mês de junho. Sim, todos os 31 dias do mês!

Esta festa é comemorada com comida, danças, atrações, shows, fogueiras e muito mais. A festa acontece no Parque do Povo, um local gratuito onde todos são bem-vindos.

Se você quiser saber mais sobre São João, a professora Josie fez um ótimo vídeo sobre Paraíba, Maranhão e Bahia em nosso IGTV. Confira!

4. Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é uma celebração anual popular realizada no Amazonas. É um dos festivais brasileiros mais famosos do país, quase tão grande quanto o carnaval. Ele acontece todos os anos no último fim de semana de junho.

Esta festa é parte importante do folclore e da cultura brasileira. É uma peça interativa que conta uma lenda urbana sobre a morte e ressurreição de um boi como forma de crítica social. Dois grupos principais, Caprichoso e Garantido, competem todos os anos para ver qual deles conta a melhor história. Cada equipe tenta superar a outra em um desfile, com danças, cantos e carros alegóricos. A apresentação é baseada no folclore amazônico local e na cultura indígena.

Este festival é tão importante que muitas músicas escritas para os desfiles se tornam grandes sucessos nacionais no Brasil, como Vermelho, da cantora Fafá de Belém.

A rivalidade entre as torcidas de Caprichoso e Garantido é tal que eles são comparados aos torcedores de times de futebol. Caprichoso é representado pela cor azul e Garantido pela cor vermelha. Os torcedores nunca usam a cor rival em Parintins. Um fato interessante sobre este festival é que até mesmo a Coca-Cola produz latas e propagandas em vermelho e azul, para que não haja problemas com as duas equipes.

Aqui está o vídeo do vencedor do desfile de 2019 no Bumbódromo:

5. Peão de Barretos

Embora seja uma festa polêmica hoje em dia, ainda é um grande festival no Brasil. Na verdade, é um dos festivais brasileiros mais famosos da América Latina. Acontece todo mês de agosto em São Paulo e dura cerca de 10 dias.

Este festival é o maior festival country do Brasil, apresentando rodeios, shows ao vivo, competições de berrantes, coroação de rainha do rodeio e outras atrações tradicionais.

rodeo festival in brazil

Os números da Festa do Peão de Barretos são impressionantes: quase 100 mil visitantes por dia, 600 peões e peoas competindo, mais de 3.000 animais participantes, mais de 2.000 pessoas na equipe e mais de 100 atrações. O local do festival também é enorme: cerca de 110 hectares, incluindo praças de alimentação e áreas de camping para visitantes.

Outros festivais brasileiros famosos

O Brasil é um país enorme, com vários estados e culturas diferentes. É por isso que é muito difícil escolher apenas os 5 principais festivais brasileiros tradicionais para falar. Existem muitas outras festas, festivais e festividades por todo o Brasil, sobre os quais você definitivamente deveria aprender.

Enquanto não escrevemos a parte 2 desta lista, confira alguns outros festivais brasileiros:

Rock in Rio: Um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio, acontece a cada 2 anos no Rio de Janeiro — geralmente em outubro. O festival dura cerca de 6 dias e participam grandes nomes da indústria da música, como as bandas mais famosas do mundo.

Folia de Reis: Outra festa que representa o folclore brasileiro e as celebrações religiosas. A Folia de Reis acontece de 24 de dezembro a 6 de janeiro e celebra a visita dos três Reis Magos a Jesus. Esta festa acontece em todo o Brasil, principalmente nos estados da região Nordeste.

Oktoberfest de Blumenau: Assim como o famoso festival de cerveja da Alemanha, o Brasil tem sua própria versão da Oktoberfest. É realizado todo mês de outubro em Blumenau e é considerado o maior festival alemão das Américas.

Círio de Nazaré: Comemorado todo segundo domingo de outubro em Belém, o Círio de Nazaré é um importante evento religioso no Brasil. Milhares de pessoas seguem a estátua de Nossa Senhora do Nazaré pelas ruas de Belém em procissão.

 

Estude português do Brasil no Caminhos Language Center. Você aprenderá a falar português de maneira eficaz, dinâmica e divertida. Oferecemos um currículo diversificado de aprendizado e imersão cultural no Rio de Janeiro.



1 Comment

Leave a Comment