Blog
Quando pensamos sobre o clima do Brasil, certamente imaginamos um clima tropical, dias ensolarados e altas temperaturas. Bem, não estamos errados. Entre as cidades e capitais mais quentes do Brasil, as temperaturas médias anuais variam em torno de 26°C e 28°C.
As estatísticas também mostram que os recordes de maiores temperaturas já registrados no país estão localizados principalmente na região Centro-Oeste. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás são realmente bem quentes. No entanto, são as regiões Norte e Nordeste do Brasil que apresentam as temperaturas médias anuais mais elevadas.
Então, se você ama um clima quente e a sensação de calor na pele, fizemos esta lista com as 10 capitais mais quentes do Brasil. Assim, você poderá conferir algumas ideias para as suas próximas férias de verão.
Table of Contents
ToggleAs Maiores Temperaturas da História
Recentemente o Brasil bateu o recorde de maior temperatura já registrada na história do país. Em novembro de 2020, registramos oficialmente a marca de 44,8°C na cidade de Nova Maringá, no estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste. Antes, a maior temperatura registrada era de 44,7°C em Bom Jesus, no Piauí.
As outras cidades incluídas no ranking de temperaturas mais altas do Brasil são Orleans em Santa Catarina, Águas Claras em Mato Grosso do Sul, Aragarças em Goiás e Petrolina em Pernambuco.
As Capitais Mais Quentes do Brasil
10. Belém
Belém é a capital do estado do Pará, na região Norte do Brasil. É a 11ª cidade mais populosa do país e a primeira colônia europeia na Amazônia.
A cidade tem uma importância valiosa para a cultura brasileira. É o lar de festivais tradicionais, incluindo o Círio de Nazaré, o maior evento religioso do país.
Entre as famosas atrações turísticas de Belém estão o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Theatro da Paz.
Chove muito em Belém devido ao clima tipicamente equatorial. A temperatura média anual varia em torno de 25,9°C.
9. Natal
Natal demonstra um típico clima tropical, onde faz calor e tem alta umidade o ano todo. Sua temperatura média varia em torno de 26°C. Natal também é chamada de Cidade do Sol porque é uma ensolarada quase o ano todo.
Sua praia mais frequentada, Ponta Negra, se tornou uma das mais famosas do Brasil. Ponta Negra oferece uma vida noturna agitada, repleta de restaurantes, boates e bares. O Morro do Careca, uma grande duna de Natal, é o principal símbolo da região.
Além disso, o centro histórico, o Forte dos Reis Magos e os passeios de bugue são atrações populares em Natal. A cidade é a capital do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil.
8. Aracaju
Aracaju é a capital de Sergipe, na região Nordeste. É um famoso destino praiano para turismo de baixo custo no Brasil.
Com clima quente e úmido, Aracaju está entre as capitais mais quentes do Brasil, com temperatura média anual de 26°C.
A Orla de Atalaia é o principal atrativo da cidade. É um calçadão que inclui restaurantes, hotéis, ciclovia, rampas de skate, um clube de tênis e muito mais.
7. São Luís
A temperatura anual média em São Luís é de 26,1°C. A cidade tem uma curta estação de seca entre agosto e novembro e a temporada chuvosa domina a maior parte do ano.
São Luís é uma cidade cheia de cultura. Aliás, a festa do Bumba Meu Boi é uma grande tradição na cidade desde o século XVIII. Esta festividade é tão importante que a UNESCO a declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. Da mesma forma, a UNESCO também classificou o centro histórico de São Luís como Patrimônio Cultural Mundial por causa de seus mais de 3.000 edifícios em estilo colonial.
Capital do Maranhão, São Luís é também a cidade natal de cantores brasileiros famosos, como Alcione e Pabllo Vittar.
Assista ao vídeo da professora Josie sobre a Bahia, Paraíba e Maranhão e aprenda mais sobre São Luís.
6. João Pessoa
João Pessoa é uma cidade portuária e capital do estado da Paraíba. A UNESCO classificou-a como Cidade Criativa em 2017, principalmente devido à grande atividade do ramo de artesanato na região.
João Pessoa está entre as cidades mais quentes do Brasil, com temperatura média em torno de 26,1°C. No entanto, em 1969, a cidade atingiu a temperatura mais alta de sua história, 34,8°C.
Ótimos lugares para visitar em João Pessoa incluem a Praia de Tambaú, as Piscinas Naturais do Seixas, a Barra do Gramame e o Centro Histórico.
5. Macapá
Macapá é a capital do Amapá, na região Norte do Brasil. Sua temperatura média é de 26,6°C. A região de Macapá possui grandes características de floresta tropical e índices de chuvas relativamente altos.
Uma das atrações mais populares de Macapá é o estádio Milton Corrêa. Sua linha de meio campo coincide exatamente com a linha do Equador, com latitude zero.
4. Fortaleza
Fortaleza está entre os lugares mais visitados do Brasil. A cidade atrai turistas por causa de suas vilas de pescadores, praias tranquilas, estilo de vida litorâneo e vida noturna agitada.
Se você for à Fortaleza, precisa visitar a Praia de Iracema, a Praia do Futuro, o Mercado Central e o mercado de peixe.
A cidade possui um clima tipicamente tropical, com temperaturas elevadas e alta umidade durante todo o ano. Assim como em Macapá, a temperatura média em Fortaleza é 26.6°C.
3. Manaus
Manaus está localizada no coração da floresta amazônica, com temperaturas médias de 26,7°C, chegando a 38,3°C no verão.
A capital do estado do Amazonas é a sétima maior cidade do Brasil, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes. Situa-se próximo à confluência dos rios Negro e Solimões, um fenômeno natural incrível que ocorre na região amazônica.
Manaus é um destino turístico, com muitas atrações, como o Teatro Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa, o Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra e muito mais.
2. Teresina
Teresina é a capital do Piauí, estado conhecido por seus sítios arqueológicos e pela maior concentração de pinturas rupestres do mundo.
27,1°C é a temperatura média da cidade, que apresenta um clima tropical semiúmido, com invernos secos e verões chuvosos.
Apesar de Teresina não ser uma cidade litorânea, possui belas praias de água doce, parques e ótimos museus. Por suas inúmeras ruas arborizadas, Teresina também é chamada de Cidade Verde.
1. Boa Vista
Com base em suas temperaturas médias anuais, a cidade de Boa Vista é a capital mais quente do Brasil. Está localizada em Roraima, um estado sem litoral marítimo na região Norte. A cidade costuma ter invernos secos e verões chuvosos. Sua temperatura média é de 27,4°.
Boa Vista destaca-se entre as demais capitais da região Norte do Brasil como uma cidade planejada e moderna, com influências da arquitetura europeia.
Entre os lugares famosos para se visitar em Boa Vista está o Orla Taumanan, um grande píer às margens do Rio Branco.
Aprenda português brasileiro na melhor escola de português do Rio de Janeiro. A Caminhos Language Centre é a melhor opção se você está procurando por cursos de português no Brasil. Verifique nossas opções de Visto de Estudante para o Brasil e hospedagem em casa de família no Rio de Janeiro.
A pessoa que fez essa pesquisa de 2 uma, tem uma preguiça mostruosa para pesquisar ou falta intelecto, pois não ter Cuiabá a capital mais quente do Brasil está até na música da banda Skank.
Olá Leandro, você pesquisou em dados científicos ou só pela música? A partir de dados científicos que monitoram a temperatura das capitais durante todo ano e calculam a temperatura média durante 365 dias, Cuiabá não está entre as 10 capitais mais quentes. Na verdade, a temperatura média de Cuiabá segundo dados científicos é de 25,6 ºC, que é menor do que Belém, que está em 10º lugar com 25,9 ºC.
Saiu em quase todos jornais que Cuiabá é umas das cidades mais quentes do mundo, e que está ficando inabitável por conta do calor…
Moçada, eu estava escrevendo um livro aqui, desisti, não vale a pena! Agora, temperatura média??? Boa referência … A temperatura média de Nova York (não achei, porque isso não interessa a eles), agora a variação vai de 2,2oC até 29,0oC. Só que a máxima chega a 39,9oC. Isso sim, seria referência.
A pesquisa está falando de cidades brasileiras, não norte americanas.
O analfabetismo funcional no Brasil é foda. A lista se refere à médias anuais e não temperaturas máximas, há uma ENORME DIFERENÇA. Cuiabá ao mesmo tempo que registra temperaturas monstruosas de 40/41 graus, ela também chega a temperaturas de 12/15 e até mesmo 1,3° (menor já registrada na capital); clima esse que nenhuma dessas capitais citadas chega – dificilmente qualquer uma dessas metrópoles data menor que 20°. A pessoa que fez o primeiro comentário “das duas, uma”: ou é preguiçoso demais para fazer uma simples busca, ou somente é um analfabeto para confundir tais coisas.
Durante o periodo de chuvas, Cuiabá fica fria. Por isso a média anual é baixa. Mas no verão é a mais quente de todas. 40 graus é rotina pros cuiabanos, no ápice do verão chega perto de 50. Falo por que já morei lá e é um perigo pra saúde sair na rua a pé meio dia, tem risco de melasma e câncer de pele.
A classificação realmente está correta se falarmos de média anual, mas se fomos avaliar em dias contados qual cidade é mais quente Cuiabá ganha disparado. O que o pessoal não sabe é que a estação fresca de Cuiabá que dura por volta de 2 meses tem a média mínima de 18 graus baixando em muito a sua média anual, porém os outros 10 meses é um calor escaldante na cidade com máxima muito maior que a do primeiro colocado dessa lista.
A média mínima em Cuiabá é em torno de 9 graus, este ano de 2021 chegou a 5 graus, os meses de verão é chuva em Cuiabá, os meses de outono é frio em Cuiabá tendo a temperatura entre 9 a 24 graus, e não dura dois meses como disse normalmente começa em abri e vai até o início de julho. Ja o calor que varia de 29 a 43 graus são apenas 2 meses, e lembrando que Cuiabá nunca passou dos 44º, você precisa pesquisar mais antes de falar aquilo que desconhece, moro em Cuiabá a mais de 30 anos e sei que a sua informação é falsa.
Sua informação não procede, o calor escaldante em Cuiabá como você diz é apenas nos meses de agosto a início de outubro, se informe mais antes de falar besteira.
Cuiabá é a capital mais quente do Brasil, eu odeio aqui somente por isso. Na primeira oportunidade eu vou sumir daqui!
Cristina, devo dizer que você está equivocada, basta 30 segundos de pesquisa no Google e verá que Cuiabá passa fácil dos 45 graus de agosto – outubro. Falar que não chega a 44° é realmente não saber nada da capital de mato grosso.
Alguém avisa aí a moça que respondeu o raiz que falou de Cuiabá, que eu moro aqui é 25º pra gente é frio kakakaka
Todo dia Qd saio de casa tá marcando 39º, hoje aqui tá fresquinho, tá 31º.
Ano retrasado a noite marcou 40° passou em td conter jornal.
Quem fez essa pesquisa não conhece o calor infernal do Rio de Janeiro, precisa dar um pulinho em Bangu no verão. O calor é um estágio pra ir pro inferno.
Uma coisa é a média anual, outra coisa é a sensação térmica influenciada também por ventos e umidade do ar, que é o que realmente interessa. Cuiabá tem pouco vento por estar em uma área de baixa altitude rodeada de chapadas com cerca de 500 m a mais. No período de baixa umidade na primavera do centro-oeste a sensação térmica é ainda mais agravada. Chapada dos Guimarães a somente 60 km tem o clima bem diferente
Tudo bem, ‘doutora”, mas quente mesmo, de qualuqer forma, é Cuiabá; bem mais quente que o inferno! Só escapa desta lista porque aqui temos as médias anuais. Contudo, não há como comparar o que se passa em Cuiabá, pois pegar um calorzinho de 27 graus em Fortaleza, Natal ou São Luís é muito mais agradável que os mesmos 27 em Cuiabá, pois há nessas cidades muito vento ou, no mínimo, boas brisas, e também não há a fumaceira das queimadas comuns no entorno da capital do Mato Grosso. Por conseguinte: Viva o nordeste, pelo menos no litoral, claro!
Imperatriz pode ser das mais quentes do brasil
se você quiser realmente falar de calor então ainda sim cuiabá não é absoluta fora os dias de pico
palmas, manaus, teresina e boa vista ainda tem temperaturas de bulbo humido (o calor que mata) semelhantes durante boa parte da epoca quente
alem de nao ter as ondas de frio que cuiabá tem
a questão não é que cuiabá faz muito calor, é que as outras cidades além de calor não faz frio
mas sim, nos picos de calor cuiabá é a mais quente
O brasileiro é realmente uma anta, o texto claramente fala de temperatura média, e os analfabetos funcionais insistem em brigar con os dados, impressionante, cara, tu se mede o local mais quente durante o ano todo usando a média anual, é tão difícil do bundileiro médio entender a classificação usada? Se eles discordam, que façam um texto também, mas tratando de máximas absolutas.