27 Mai

O Brasil é lar de praias magníficas, florestas exuberantes e cidades animadas. De Norte a Sul, há muitas coisas diferentes para ver e experimentar neste país megadiverso. O Brasil também tem rios incríveis que correm por todo território nacional. Na verdade, o Brasil lidera o ranking dos países mais ricos em água doce do mundo, com aproximadamente 8.233 km³ . Isso representa 12% de toda água doce do planeta!

Da próxima vez que você estiver no país, que tal visitar alguns rios do Brasil e ver sua imponência com seus próprios olhos? Talvez você também consiga fazer um inesquecível passeio de barco por suas águas.

Rio Amazonas

amazon river brazil

O rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água. Um quinto de toda água doce do planeta flui pelos rios da bacia amazônica. Também é ele que dá suporte à maior parte do ecossistema e da biodiversidade do país em sua bacia. O Rio Amazonas abriga centenas de animais selvagens na região amazônica.

De acordo com a Agência Nacional de Águas, o Rio Amazonas tem produção de água doce suficiente para abastecer 74% da demanda brasileira. Não é preciso nem dizer que o Rio Amazonas é o mais importante de todos os rios do Brasil. E isso não é só pela sua grandeza, mas também pelo seu volume de água e por ser uma poderosa fonte de energia para milhares de espécies de animais e plantas.

Rio Paraná

rio parana rios brasil

O Rio Paraná faz parte da Bacia do Paraná, uma das mais importantes bacias do Brasil. É também onde fica a Barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de energia hidrelétrica do mundo.

Além disso, o Rio Paraná é o segundo maior rio do Brasil e da América do Sul, com 3.942 km. O Rio Paraná também faz fronteira com o Brasil, Argentina e Paraguai. Do Marco das Três Fronteiras, obelisco e ponto turístico localizado em Foz do Iguaçu, é possível observar o rio cruzando os três países.

Rio São Francisco

rio sao francisco brazil river

Conhecido como Velho Chico, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, correndo somente em território nacional. Com 2.914 quilômetros de extensão, este rio nasce no estado de Minas Gerais, atravessa a Bahia e deságua no oceano Atlântico, servindo como fronteira para os estados de Alagoas e Sergipe.

O Rio São Francisco é um rio especial para a Região Nordeste do Brasil. Ela atravessa uma região semi-árida do país que costuma sofrer com secas. Por isso, o Rio São Francisco é muito valioso para as pessoas e animais que vivem no seu entorno.

Infelizmente, o Rio São Francisco está em perigo por causa de anos de mineração, desmatamento, erosão e assoreamento.

Rio Tocantins

O Rio Tocantins é um dos rios mais importantes para o transporte fluvial do Brasil. Ele corta Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.

A Bacia do Rio Tocantins abriga várias espécies de animais, incluindo 350 espécies de peixes, das quais 175 são endêmicas. É também o lar do peixe-boi da Amazônia, do boto-do-araguaia, do jacaretinga e do tracajá.

Rio Negro e Rio Solimões

rio negro solimoes rivers brazil

O Encontro das Águas é um fenômeno natural surpreendente na região amazônica. É também um dos principais atrativos turísticos de Manaus, capital do estado do Amazonas. O Encontro das Águas é a confluência entre o Rio Negro, escuro e quente, e o Rio Solimões, barrento e frio.

Devido às diferenças de temperatura, velocidade e sedimentos, suas águas não se misturam e os dois rios correm paralelos por quilômetros até que finalmente se tornam um só. Ao fazer um passeio de barco pelos rios, é possível sentir as diferentes temperaturas entre eles e perceber suas velocidades únicas.

E o Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro ganhou este nome por um rio que sequer existe. Isso mesmo! Quando os portugueses chegaram ao Rio de Janeiro em 1502, eles pensaram que a Baía de Guanabara era a foz de um rio. Era janeiro e então chamaram a cidade de Rio de Janeiro. Confira outros Fatos e Curiosidades Sobre o Rio de JaneiroCuriosidades Interessantes Sobre o Brasil em nosso blog.

Estude português no Brasil com a Caminhos Language Centre.



Leave a Comment