22 Jun

brave kids 2017 mais caminhosNo dia 17 de junho de 2017, o Mais Caminhos – em parceria com o Solar Meninos de Luz e Edu Mais – enviou seis crianças das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho para participar do Festival Brave Kids. O Brave Kids é patrocinado pela UNESCO e pelo Ministério da Cultura e Patrimônio da Polônia. Sua missão é unir crianças de todo o mundo em uma atmosfera de amizade e respeito pela cultura uns dos outros.

As seis crianças selecionadas para o Brave Kids participarão de uma experiência memorável que mudará suas vida durante um mês de estadia em Kosice, Eslováquia e Oborniki Slaskie na Polônia.

Juntamente com outras crianças do mundo todo, especialmente as que são mais afetadas por questões humanitárias – como desastres naturais, conflitos políticos e pobreza – terão a chance de fazer imersão cultural, atividades artísticas e troca de ideias, que ajudarão a cultivar seu desenvolvimento social e ajudá-los a tomar medidas para criar uma transformação positiva em suas vidas e comunidades.kids with host pamily in poland  

Este ano, as crianças selecionadas do Brasil são as seguintes: Victória Augusta, Maria Vitória, Victoria Lorrayne, Marcos Paulo, Cristian Matheus e Vitor Hugo. Elas serão acompanhadas por sua professora Flavia Bittencourt durante toda a viagem na Europa.

Ao ouvirem a notícia de que foram escolhidas para ir ao Brave Kids, as seis crianças não puderam conter sua animação e ficaram muito felizes em participar deste evento único em suas vidas.

Elas ficaram muito ocupadas com a preparação da apresentação cultural que estão fazendo na Europa e que ajuda a mostrar seus talentos e a beleza da cultura brasileira. Para a apresentação, as crianças estão dançando Samba e Carreirinha (dança do sul do Brasil). Elas praticaram durante muitas semanas antes de saírem do Brasil para garantir que aperfeiçoaram os movimentos e que tinham um bom show preparado para o Brave Kids.

Antes de irem para a Europa, as crianças realizaram sua apresentação cultural no dia 14 de junho no auditório do Solar Meninos de Luz, em frente a seus colegas de escola, familiares, amigos e até mesmo a equipe do Mais Caminhos, além de outras organizações que os ajudaram.

girls of mais caminhos with familyO desempenho delas foi incrível e mostrou a alegria e emoção que estavam sentido com a viagem ao exterior. Elas também vestiram seus intrincados trajes que mostram a cultura tradicional brasileira e certamente será ótimo vê-los junto com outros figurinos do mundo todo na Polônia. Graças a Daniela Pacheco, Flavia Bittencourt, Cheila Oliveira e algumas outras ajudas especiais – como a tia da Daniela -, todos esses figurinos e roupas foram feitos perfeitamente a tempo para a partida das crianças.

Depois de voar do aeroporto aqui no Rio, eles fizeram uma rápida parada em Madri e Praga antes de finalmente ir para a Eslováquia. Nossas crianças definitivamente se divertiram muito nos aeroportos enquanto brincavam com um tabuleiro de xadrez gigante e exploravam os diferentes lugares.

Ao chegarem em Kosice, havia um piquenique de orientação informal realizado em Nad Jazerom – uma praia perto de um lago -, onde as crianças participaram de atividades e também um programa cultural.

Atualmente, nossas crianças estão experimentando a vida no exterior girls during brave kids 2017já que estão morando com uma família local para ter uma verdadeira experiência de como é viver em uma casa eslovaca e polonesa. Elas estão muito felizes por interagir com as crianças da família e também estão podendo praticar seu inglês! Elas até visitaram algumas partes da cidade! Além disso, nos próximos dias, elas participarão de várias oficinas artísticas, cinemas e até mesmo uma discoteca de boas-vindas! Tais atividades certamente tornarão a experiência das nossas seis crianças muito memorável e divertida!

As crianças voltarão para o Rio de Janeiro em 11 de julho de 2017. Estamos muito otimistas de que essa viagem realmente as ajudará a terem uma perspectiva positiva e esperançosa da vida. Nós também estamos entusiasmados pelas amizades que elas farão ao longo da vida com crianças de outros países!

Se você quiser ajudar projetos como este, saiba mais sobre o Mais Caminhos e seja voluntário conosco. Mais Caminhos é o programa social da Caminhos Language Centre no Rio de Janeiro que oferece atividades educacionais e culturais para crianças e adolescentes brasileiros desfavorecidos. Quando você estuda português no Brasil na nossa escola, sua mensalidade ajuda a manter esses projetos vivos.



Leave a Comment