09 Jul

O açaí é uma fruta nativa da floresta amazônica. É um ingrediente importante na dieta diária dos moradores das regiões norte e nordeste do Brasil. No entanto, nas décadas de 80 e 90, o açaí se tornou popular em todo o Brasil. E hoje em dia é fácil ver o quanto os cariocas amam açaí!

Nos últimos anos, o açaí também foi introduzido no mundo inteiro, tornando-se a comida da moda nos EUA e na Europa. O sabor tropical e a variedade esteticamente agradável de coberturas fizeram todo mundo se apaixonar pelas tigelas de açaí.

Hoje em dia, essas tigelas de açaí são tendência em todos os lugares. Mas no Rio este amor é ainda maior. Então, por que os cariocas amam açaí tanto assim?

Refrescante

A tigela ou o copo de açaí combinam bem com o clima de praia do Rio de Janeiro. O açaí é um lanche gelado e refrescante que as pessoas adoram saborear durante os dias quentes do Rio. O açaí pode ser consumido como suco, vitamina, creme, polpa congelada ou purê.

No Rio, a maneira mais tradicional de comer açaí é batido em polpa, coberto com xarope de guaraná, granola e fatias de banana.

Doce

cariocas amam açaíAs pessoas do norte do Brasil originalmente usam o açaí como uma pasta neutra que acompanha o almoço. Da fruta é feito um purê, que é servido com farinha de mandioca e peixe. No entanto, em outras partes do Brasil, especialmente nas regiões ao sul, é muito mais comum que a pasta seja consumida doce.

Aqui no Rio, as lanchonetes fazem a base do açaí misturando a polpa da fruta congelada com xarope de guaraná. Isso já faz com que ele fique realmente doce. Depois disso, os clientes podem escolher diferentes acompanhamentos para adicionar a sua tigela ou copo. Muitos cariocas amam açaí porque ele parece um sorvete — você pode comer como sobremesa ou como lanche refrescante.

Os acompanhamentos mais comuns incluem granola, leite em pó, confeitos de chocolate, leite condensado, banana, morango, amendoim e paçoca. O açaí também pode ser coberto com diferentes tipos de caldas de frutas, caramelo e mel.

Bom para a saúde

cariocas amam açaí trendO açaí contém muitos antioxidantes, fibras, vitaminas C, E, B1, B2 e minerais, como ferro e fósforo. Ele ajuda a reduzir o envelhecimento da pele e melhora o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias.

Mas espere! Uma tigela de açaí só faz realmente bem para a saúde quando a fruta é consumida in natura. A maioria dos cremes ou vitaminas de açaí vendidos em supermercados e lanchonetes já está misturada com xarope de guaraná ou banana — essas porções têm muito açúcar! Certifique-se de pedir a versão natural se quiser aproveitar totalmente seus benefícios.

Facilidade

Você encontra açaí facilmente em todas as lanchonetes do Rio. E há uma lanchonete em cada canto da cidade. Toda vez que quiser uma deliciosa tigela de açaí, encontrará facilmente uma próxima a você. Uma tigela ou copo de açaí com acompanhamentos custa menos de R$ 10.

Também é fácil encontrar lanchonetes especializadas em açaí. Nesses locais, todo o cardápio gira em torno desta frutinha e eles têm cremes de açaí e coberturas especiais e incomuns. Nessas lanchonetes, uma tigela pode custar cerca de R$ 25.

Fonte de energia

cariocas love açaíSe você já veio ao Rio, deve ter notado que os cariocas são muito ativos. É muito comum ver pessoas se exercitando na praia cedo pela manhã ou no final da tarde, após o horário de trabalho. É importante para os cariocas que eles comam lanches saudáveis que aumentarão sua energia para ajudar com seus exercícios. Sendo assim, o açaí se tornou seu melhor aliado.

O açaí é uma ótima fonte de energia. Além disso, auxilia na contração muscular e na saúde óssea. Também favorece a recuperação muscular e aumenta a sensação de saciedade.

 

Os estrangeiros que vêm ao Brasil geralmente adoram açaí. Você só precisa estar ciente da quantidade de calorias que uma tigela de açaí pode ter. Embora seja um lanche saudável, o açaí é rico em calorias, principalmente quando misturado ao xarope de guaraná e coberto com acompanhamentos como chocolate e doces. No entanto, quando consumido in natura, o açaí pode até ajudar na perda de peso, pois aumenta a saciedade. Os antioxidantes presentes na fruta também auxiliam na redução de lipídios, colesterol ruim e glicose no organismo.

Você já provou açaí? Acha que os cariocas amam açaí tanto assim? E você, também gosta? Compartilhe seus pensamentos sobre o açaí conosco na seção de comentários!

 

A Caminhos Language Centre é a maior e mais popular escola de Português do Rio de Janeiro, Brasil. Oferecemos cursos de português de alta qualidade, sempre mantendo o nosso ambiente amigável, descontraído e divertido. Possuímos metodologia e ensino próprios, baseados na abordagem comunicativa, além de material exclusivo. A nossa escola também é famosa por apoiar crianças brasileiras, com nosso próprio programa social chamado “Mais Caminhos”.



Leave a Comment