22 Abr

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo. Estudos apontam que hajam mais de 300 frutas nativas no Brasil. Algumas delas já são super conhecidas em grande parte do mundo, como o açaí e o maracujá. Mas há ainda uma gama de outras frutas que muitos estrangeiros desconhecem e podem ficar maravilhados ao provarem pela primeira vez.

Se você quer aprender mais sobre a cultura e costumes do Brasil, deve conhecer não somente samba, capoeira e futebol. A culinária brasileira é parte importante da história brasileira.

Listamos abaixo algumas frutas do cerrado e da Mata Atlântica que precisa provar enquanto estiver do Brasil.

caju an its nutsCaju:
Constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo floral. A castanha torrada é usada como petisco e exportada para o mundo inteiro. A polpa é carnosa, podendo ser amarela, vermelha ou rosada. O caju é rico em vitamina C e ferro. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado para fazer sucos, doces, licores e muito mais.

cajá is a brazilian fruit

 

Cajá: 
O cajá é uma fruta com pouco azedo e agridoce. Ótima fonte de vitaminas, rico em fibras, fósforo, ferro e cálcio. A polpa é usada na produção de geleias, sucos e sobremesas.

 

umbu from brazil

 

Umbu:
Uma fruta de aroma agradável e polpa suculenta, o umbu é muito refrescante. Tem muita vitamina C (mais do que a laranja), além de Vitamina A, ferro, cálcio e fósforo.

 

red guava from brazil


Goiaba:
Pode ter a casca verde, amarela ou roxa e seu interior pode ser rosa ou branco. Contém muitas sementes que podem ser engolidas sem problemas. Não tem muita gordura e nem açúcar, podendo ser consumida em muitas dietas. 

 

 pitanga from brazilPitanga:
É vermelha e tem o sabor azedinho. Apesar de muito popular entre os brasileiros, não costuma ser muito comercializada por ser muito sensível para o transporte. É um ótimo antioxidante e tem muitas vitaminas e sais minerais.  

 

 

jabuticava on its tree

 

Jabuticaba:
As frutas crescem tronco da árvore. Tem a casca preta e polpa branca, com uma única semente. São consumidos principalmente in natura, mas também servem para fazer geleia, licor e vinho. 

 

pinhao from parana

 

Pinhão:
Pinhão é a semente da árvore chamada araucária, tradicional do Paraná. O pinhão é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e minerais importantes. É tradicionalmente consumido assado ou cozido e pode ser comido como doce ou salgado. 

 

Abiu:
É uma fruta que contém látex, e pode ser usada para fazer colas e remédios quando ainda está verde. Quando madura, tem a casca amarela e é doce. Tem vitaminas B1, B2, B5 e C. Sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios como uma cola. 

 

castanha do pará from brazil

 

Castanha do Pará:
Rico em gorduras boas, minerais e tem grande valor nutritivo. 

 

 

cupuacu a brazilian fruit

 

Cupuaçu:
Fruta muito saborosa e de sabor forte, usado para fabricação de sucos, doces, sorvetes e bombons. Também é possível usar o cupuaçu para fazer manteiga, muito utilizada para cosméticos. 

 

Onde comprar frutas brasileiras no Rio de Janeiro

Hortifruti

O supermercado Hortifruti costuma ter uma variedade de frutas para compra. Lá você também encontra frutas exóticas e importadas que não são fáceis de se comprar em qualquer mercado.

Endereços:
Rua Dias da Rocha, 45 – Copacabana.
Rua Siqueira Campos, 74 – Copacabana.
Rua Teixeira de Melo – 54, Ipanema.
Rua Voluntários da Pátria, 323 – Botafogo.
Rua Dias Ferreira, 57 – Leblon.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro (CADEG ) é uma grande área comercial onde você pode encontrar de tudo: frutas, roupas, flores, cereais, temperos e muito mais. Além da variedade de produtos, os preços na CADEG costumam ser muito bons também.

Endereço: Rua Capitão Felix, 110, Benfica.

Feiras de Rua (Feiras Livres)

No Brasil é muito comum as pessoas comprarem frutas e legumes em feiras. As feiras acontecem em diversas partes da cidade e cada uma delas tem seu dia e local exato. É bom visitar as feiras bem cedinho pela manhã, para escolher as frutas mais frescas e mais bonitas. Porém, no final da feira, é comum conseguir preços melhores pelos produtos restantes. As feiras costumam funcionar de 7h até ás 13h.

Alguns endereços:
Praça Nelson Mandela – Botafogo (sábados)
Praça Nossa Senhora da Paz – Ipanema (sextas)
Rua Gustavo Sampaio – Leme (segundas)
Praça Edmundo Bittencourt – Copacabana (quartas)

Para conhecer mais da cultura do Brasil, conheça a Caminhos Language Centre e os cursos de português para estrangeiros que esta escola de línguas no Rio de Janeiro oferece.



Leave a Comment