01 Out

  • By Amanda Ennes
  • In Brasil
  • Comments 1

Cada cultura é diferente da outra e todos devemos respeitar isso. No entanto, não podemos deixar de notar alguns hábitos que são diferentes daqueles que estamos acostumados. No Brasil, por exemplo, as pessoas são muito afetuosas, mesmo com pessoas desconhecidas. Isso pode causar estranhamento por parte dos estrangeiros que não estão acostumados a ter contato físico com estranhos.

A cultura brasileira compartilha muitas semelhanças com outros países latinos. No entanto, alguns hábitos brasileiros são muito incomuns para estrangeiros da América do Norte, Ásia e Europa.

Vejamos alguns hábitos brasileiros que os estrangeiros acham estranhos:

Escovar os dentes no trabalho

Os dentistas dizem que você deve escovar os dentes após cada refeição. E os brasileiros seguem essa regra à risca. Não é incomum ver brasileiros levando sua escova de dente para o trabalho. Geralmente, eles escovam os dentes após o almoço e continuam o dia com um sorriso saudável e limpo. Se você trabalha no Brasil, provavelmente já viu pessoas escovando os dentes no banheiro do trabalho. Às vezes, os brasileiros escovam os dentes até mesmo no banheiro do shopping.

Lixeiras nos banheiros

habitos brasileiros que os estrangeiros acham estranhosSe você já leu nossa postagem 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o Rio de Janeiro, aprendeu que o sistema de esgoto no Brasil não é tão potente. É por isso que você não deve jogar papel higiênico, produtos femininos e toalhas de papel no vaso sanitário. Todos os banheiros do Brasil possuem uma pequena lixeira ao lado do vaso sanitário, onde você deve descartar seus lixos e papéis. Isso vale para banheiros de casa e também de edifícios comerciais. Muitos estrangeiros acham estranho o fato de que precisam lidar com uma lixeira cheia de papel com cocô bem ao lado deles. Mas não se preocupe, nós trocamos os sacos de lixo com frequência!

Muitos banhos por dia

Mesmo que tomar banho todos os dias seja um hábito comum na maioria dos países hoje em dia, os brasileiros conseguem se superar. Um brasileiro comum toma banho pelo menos duas vezes por dia. Uma vez antes de ir trabalhar e outra antes de dormir. Durante os dias úmidos de verão, brasileiros chegam a tomar três ou quatro banhos por dia.

Deixar de tomar banho não é aceitável na cultura brasileira. Nem mesmo nos dias mais frios. Nem mesmo se você ficou o dia todo na cama.

Conforme a professora Josie mencionou em seu vídeo do IGTV sobre as influências indígenas na cultura brasileira, quando os portugueses chegaram ao Brasil, acabaram pegando alguns hábitos dos índios que aqui moravam. Um desses hábitos era tomar banho todos os dias. O resto todo mundo já sabe e hoje isso é parte importante da nossa cultura.

Arroz e feijão todos os dias

rice and beans brazilians

Que tipo de pessoa come a mesma coisa todos os dias? Bem… A maioria das pessoas no Brasil come arroz com feijão todos os dias, no almoço E no jantar. É cultural. Estudos mostram que a tradicional refeição brasileira composta de arroz e feijão é, na verdade, a combinação perfeita para uma refeição nutritiva. Juntos, arroz e feijão são uma combinação poderosa e saudável, cheia de proteínas, ferro e aminoácidos.

Como base de todas as refeições nos lares brasileiros, o arroz com feijão costuma ser servido com algum tipo de carne e um acompanhamento, geralmente um legume.

Muitos carboidratos!

Muitos estrangeiros percebem que os brasileiros tendem a misturar muitos carboidratos em apenas uma refeição. É muito comum ver pessoas comendo arroz, batata e farofa como acompanhamento no almoço, por exemplo. Mesmo não sendo uma escolha muito saudável, isso é normal no cotidiano brasileiro.

Vitamina de abacate

brazilian habits habitos brasileirosEmbora muitas pessoas considerem o abacate um legume, ele não é. É uma fruta. E, no Brasil, é assim que ele é tratado. É muito incomum ver brasileiros comendo uma torrada com abacate ou adicionando abacate à salada. Na verdade, o brasileiro adora beber vitaminas de abacate feitas com leite e açúcar. Sorvete de abacate também é muito popular.

Contato físico e chamar as pessoas pelo primeiro nome

Ao ser apresentado à pessoas novas, não espere que elas apertem sua mão. Em vez disso, elas vão abraçá-lo e beijá-lo na bochecha. Os brasileiros são muito carinhosos e costumam tocar muito nas pessoas, mesmo que vocês não sejam tão próximos.

Outro hábito brasileiro que a maioria dos estrangeiros estranha é o fato dos brasileiros chamarem todo mundo pelo primeiro nome. Sim, até mesmo seus professores, chefes, médicos, sogros…

Você já percebeu que a maioria dos jogadores de futebol brasileiros também são chamados pelo primeiro nome? É assim que funciona por aqui. Os brasileiros chamam até os presidentes do país pelo primeiro nome.

Se você sentir que precisa ser mais respeitoso com uma pessoa, pode simplesmente adicionar um pronome de tratamento antes do seu primeiro nome. Os pronomes de tratamento mais comuns em português brasileiro são ‘senhor’, ‘senhora’, ‘seu’ e ‘dona’.

O que você acha?

Você acha que esses hábitos brasileiros são estranhos? Já provou vitamina de abacate? Você chama sua sogra pelo seu primeiro nome? Já pensou em escovar os dentes no trabalho? Conte-nos nos comentários abaixo.

Estude português brasileiro na Caminhos Language Center e vivencie o Rio de Janeiro e a cultura brasileira.



1 Comment

Leave a Comment